NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

Mostrando postagens com marcador Wendel Vilela. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Wendel Vilela. Mostrar todas as postagens

29 junho 2016

FIM DOS FERIADOS MUNICIPAIS?

O Vereador WENDEL VILELA, esta ultimando projeto de lei que visa extinguir os feriados municipais em Canguçu.
Atualmente são feriados em nosso município:
- Corpus Christi – Data Móvel
- 27 de Junho Aniversário do Município
- 25 de Julho – Dia do Colono
- 31 de Outubro – Dia da Reforma Luterana
- 08 de Dezembro – Dia da Padroeira do Município.
Recentemente por uma ação de inconstitucionalidade foi retirado o dia da Consciência Negra – 20 de novembro.
Segundo a Legislação Federal o município poderá:

Dispõe sobre feriados.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º São feriados civis:
I - os declarados em lei federal;
II - a data magna do Estado fixada em lei estadual.
III - os dias do início e do término do ano do centenário de fundação do Município, fixados em lei municipal.(Inciso incluído pela Lei nº 9.335, de 10.12.1996)
Art. 2º São feriados religiosos os dias de guarda, declarados em lei municipal, de acordo com a tradição local e em número não superior a quatro, neste incluída a Sexta-Feira da Paixão.
Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 4º Revogam-se as disposições em contrário, especialmente o art. 11 da Lei nº 605, de 5 de janeiro de 1949.
Brasília, 12 de setembro de 1995; 174º da Independência e 107º da República.
FERNANDO HENRIQUE CARDOSO
Nelson A. Jobim


Em acordo com a legislação, em tese, poderiam ser feriados municipais: Corpus Cristi, Sexta-Feira da Paixão, 31 de outubro e 08 de dezembro, no entanto a Constituição Federal determina que o Estado é laico: Segundo o vereador: “Em razão do Estado, quando fala-se em Estado entenda-se a União, o Estado e o Município, serem “laicos” parece-nos um contrassenso instituirmos feriados religiosos, defendo o direito de todos terem sua religião seja: cristianismo quer sejam católicos, evangélicos, luteranos, protestantes, episcopais, ou ainda espiritas, islamismo, budistas, hinduístas, além de outras denominações religiosas, pessoalmente sou cristão, mas creio que nossa fé deve ser diária através da nossa crença e dos nossos atos, não apenas num dia especial. Além disto estamos vivendo um momento delicado na economia do nosso país, somos sem dúvida o país com maior número de feriados nacionais e estaduais e entendendo que os exemplos devem começar pelos municípios, estou ultimando projeto, que visa extinguir os feriados municipais, abrindo desta forma o debate e respeitando posições divergentes, bem como respeito o trabalhador que vai ter aumentada sua carga de trabalho no ano, mas também temos levar em conta no nosso município o agricultor que trabalha diariamente, inclusive durante os feriados municipais, estaduais e nacionais”.

31 maio 2016

Vereador poderá concorrer a deputado em 2018

O Vereador Wendel Vilela (PTB) já anunciou que não concorrerá a reeleição em 2016. Segundo ele isso não é motivo para afastamento da vida pública. Os projetos são audaciosos para 2018. Ele pode fazer parte de uma dobradinha para disputa das eleições legislativas em uma parceria com deputado Marcelo Moraes (PTB). Moraes poderá buscar uma vaga da Câmara dos Deputados e apoiar Vilela na candidatura para Deputado Estadual.
Wendel já começa a buscar apoio nesta caminhada e sabe que um bom desempenho da coligação em que seu partido estará será um dos pontos importantes. O PTB de Canguçu deverá apoiar o PP na eleição municipal e que tem hoje no nome do ex-prefeito Cássio Mota o pré-candidato a Prefeito.
Deputado estadual Marcelo Moraes e o vereador Wendel Vilela.
Foto: Augusto Pinz/Canguçu em Foco

11 fevereiro 2015

AUDIÊNCIA PÚBLICA - LOCAL PARA SOM AUTOMOTIVO

O Vereador Wendel Vilela (PTB), apresentou requerimento aprovado por unanimidade na sessão ordinária do dia cinco, propondo a realização de uma audiência pública, com objetivo de debater a criação de um local, apropriado para concentração de simpatizantes de carros automotivos com som e rebaixados. 
No seu requerimento o vereador solicita que sejam convidadas a comunidade e autoridades municipais.
Segundo o vereador seu objetivo é promover um amplo debate entre interessados e comunidade buscando uma solução viável, que cause menor dano possível na poluição sonora, sem retirar o direito dos proprietários de automóveis que são amantes do estilo de carros rebaixados, bem como o direito de ouvirem um som automotivo, para isto torna-se necessário a destinação de um local apropriado para tal.

11 novembro 2014

Vereador Wendel solta o verbo contra administração

Atualmente o alvo preferido da administração tem sido o vereador Wendel Vilela (PTB). Por tempos isso muda. Depende de quem tem coragem de enfrentar a massa falida administrativa e a ira de um grupo organizado que mostra, a exemplo da campanha presidencial, especialidade em mobilização para espalhar boatos e difamações contra aqueles que discordam do Rei. Mas Wendel Vilela não se deixou intimidar e respondeu a altura, nesta manhã, no programa "Liberdade Notícias - 1ª Edição". Um dos fatores ressaltados por Vilela é o fato de que ele é vereador eleito e cumprirá todo seu mandato até o final de 2016. Segundo ele boatos dão conta que ele não seria mais vereador. O que Wendel teria dito é que não concorrerá a eleição, pretende a indicação do seu partido para candidatura a Prefeito ou Vice em composição para as próximas eleições.
O fato da discórdia entre administração e o vereador foi a votação da Fumusa. Após rejeitada a matéria a administração mobilizou alguns Cargos em Comissão e simpatizantes partidários para pressionar a Câmara a reverter a decisão - mesmo com o indicativo que a Fumusa é inconstitucional. Na sessão de quinta-feira (06) os ânimos ficaram exaltados entre defensores e opositores e o vereador Wendel, como é tradicional, não deixou de falar o que pensa sobre a situação indiferente a qualquer pressão externa no plenário da casa. O que é louvável, afinal chega de ver vereadores mudarem de opinião quando a casa está lotada! 
"Chegou ao limite. Chegou ao extremo!", disse, falando sobre os quase dois anos de administração inoperante. "Vamos fazer um manifesto para o Prefeito melhorar a situação", disse.
O Vereador também revelou que o transporte escolar pode parar na próxima semana devido a falta de pagamento.
O fato colocou, agora, em rota de colisão Vilela e a Administração Municipal. Ouça o áudio abaixo com a manifestação de Vilela durante entrevista a Rádio Liberdade AM. São tratados diversos temas como eleição dos diretores de escola, valores gatos com Cargo em Comissão e Funções Gratificadas em 2013 e 2014. "O Prefeito fez diminuição de cargos mas elevou o salário dos CCs", revela. "Vou fazer um trabalho mais contundente", assegura. 
Agora é aguardar a revolução "chapa branca" no facebook de quem não gostou! Clique no Play e ouça:



12 maio 2014

WENDEL VILELA DIZ QUE NÃO SERÁ CANDIDATO A REELEIÇÃO

O Vereador Wendel Vilela, comunicou na Câmara Municipal de Canguçu, em seu discurso durante a Sessão Especial em comemoração ao “Dia do Líder Comunitário”, realizada dia 09/05/2014, que não será candidato à reeleição para o cargo de vereador.
Wendel, que esta seu mandato pelo PTB, disse entender já ter cumprido seu ciclo na Câmara de Vereadores. Com isso não descarta a possibilidade de concorrer, portanto, a outro cargo como Prefeito ou Vice. Em 2012, Vilela se elegeu vereador para o segundo mandato com 877 votos.

24 março 2014

Wendel Vilela vê administração com muitas dificuldades

O Vereador Wendel Vilela (PTB), em entrevista nesta manhã, disse que vê a atual administração do município com dificuldades. Para ele as estradas são "um caos enorme", fato que ele credita a falta de preparo de alguns dos administradores distritais. Segundo o vereador os funcionários públicos querem trabalhar e alguns dos administradores não teriam condições de ocupar os cargos de chefia. O transporte escolar e o escoamento de safra estariam sofrendo grandes problemas pela má condição das vias do interior. "O despreparo de muitos administradores do nosso município inviabilizam a melhoria de estadas", assegurou.
Vilela também condenou a falta de professores na rede municipal, um mês após o início das aulas, e problemas na saúde. Para ele a solução na questão das estradas seria uma parceria com a ECOSUL aproveitando as sobras de material das rodovias para uma operação "tapa buracos".
Confira o áudio da entrevista abaixo, sobre estes e outros temas:

06 março 2014

Vereador Wendel fala sobre contratos de professores

O Vereador Wendel Vilela (PTB) esteve no programa "Liberdade Notícias - 1ª edição" sobre a contratação emergencial de professores. Vilela disse que alguns pais o procuraram dizendo que a culpa da falta de professores seria da Câmara. Porém o vereador esclareceu que a matéria para a contratação de professores foi enviada junto com o início das aulas e daí estaria a demora. "Se depender de mim será aprovado na reunião de hoje (05)", comentou. Ele também disse que não é aceitável o ano letivo começar com falta de professores e que o Executivo deveria ter se organizado melhor e enviado o pedido antes.
Foto: Augusto Pinz

PAGAMENTOS NO HOSPITAL
Wendel também disse que irá pedir informações ao Hospital de Caridade Local sobre os comentários de que os funcionários iriam receber apenas metade do valor de seus pagamentos.

28 fevereiro 2013

Vereador fala sobre aprovação de contratos na Câmara


O Vereador Wendel Vilela (PTB) esteve no programa “Liberdade Notícias 1ª Edição”, na manhã desta quinta-feira (28) falando de diversos assuntos. Entre eles os contratos que foram enviados pela Prefeitura e ainda não foram aprovados. Vilela comentou que a situação até pode ser legal e respeitar prazos, porém é imoral. “A população é que está perdendo com isso”, disse. A expectativa é da aprovação nesta quinta-feira(28).
Wendel Vilela lembrou que só não foram aprovados os contratos por vaidade de alguns vereadores. Segundo ele os mesmos teriam argumentado que os contratos chegaram “em cima da hora”. O Vereador lembrou que na administração anterior os projetos chegavam e eram aprovados no mesmo dia. “No governo do Prefeito Cássio a gente dava um voto de confiança porque sabia da necessidade e aprovava no mesmo dia agora eles dizem que tem que analisar”, comentou, fazendo clara referência a oposição na casa. “Por exemplo a situação das creches, está faltando profissionais e as mães já estão reclamando”, disse, falando sobre os pedidos de contratos para a área da educação.
O Vereador também comentou sobre as restrições nas vias do município impostas pela concessionária do pedágio de Canguçu, empresa ECOSUL. As barreiras impostas tem prejudicado agricultores do 1º distrito. “Farei um pedido de informações ao Prefeito da arrecadação desta empresa e se podem ser colocadas aquelas barreias na via do município”, comentou.
Vários transtornos foram causados pelas cancelas colocadas. Entre os problemas está a necessidade de uma família em receber donativos da Secretaria de Assistência Social de entregar material em uma residência no local mas os veículos não passam na estrada e a família passando por dificuldades.

04 janeiro 2013

Prefeito recebe visitas no Gabinete

Foto: Augusto Pinz
Os primeiros dias do Prefeito Gérson Cardoso Nunes (PT) na Prefeitura Municipal tem sido movimentados. Enquanto se adapta a realidade da administração e toma pé da situação em que tudo se encontra, ele tem recebido diversas visitas em seu gabinete.
São pessoas querendo dar um abraço no Prefeito, se colocar a disposição para ajudar, informar situações que elas conhecem e que não chegaram até o entendimento da administração, pedidos, e os mais diversos assuntos. Algumas querendo esclarecer situações como uma moça que entrega panfletos e que ouviu dizer que o Prefeito iria acabar com a ação, uma situação que nunca foi se quer levantada.
Entre as visitas nesta sexta-feira (04) o venerável mestre da loja maçônica José Bonifácio nº 55, Sérgio Simplicio Mamede Fagundes, acompanhado de Saul Cunha e César Wanglon, se colocando a disposição para colaborar e ajudar no que for necessário.
DEPUTADO ESTADUAL ESTEVE NO GABINETE
Deputado Marcelo Moraes (D) esteve no gabinete do Prefeito Gérson (E).
Foto: Augusto Pinz
O deputado estadual Marcelo Moraes (PTB) esteve em Canguçu e aproveitou a passagem pelo município para desejar sucesso ao Prefeito Gérson Nunes (PT). Acompanhado do vereador Wendel Vilela (PTB) e do ex-prefeito de Santana da Boa Vista, Rui de Freitas, Moraes colocou seu mandato na Assembléia Legislativa para apoiar o município nas demandas junto ao Governo do Estado. Filho do deputado federal Sérgio Moraes (PTB-RS), ele lembrou que os dois já encaminharam emendas para o município." Trabalhamos muito pela fumicultura, e Canguçu é essencial nesse contexto", assegurou. 
Na Assembléia, Marcelo Moraes (PTB) tem adotado uma postura independente, votando conforme acha que cada matéria merece. Seu partido está aliado ao Governo Estadual e muitas vezes ele tem provocado a ira dos Petistas que administram o estado não votando com os governistas.
Em Canguçu o PTB também está independente, mas, com uma aproximação com o novo governo. O único vereador do partido na Câmara, Wendel Vilela, chegou a defender uma coligação com o PT nas eleições municipais, só que o diretório do PTB achou por bem apoiar o candidato Papança (PP). Agora, novas conversas estão ocorrendo. Wendel participou, inclusive, da reunião do Secretariado Municipal que aconteceu na tarde desta sexta-feira (04) na Prefeitura Municipal.

18 outubro 2012

Vereador quer audiências sobre camelódromo e som automotivo

Vilela também quer a Presidência em 2013

O Vereador Wendel Vilela (PTB) utilizou seu tempo na tribuna da Câmara Municipal, nesta quinta-feira (18), para relatar aos demais vereadores que irá fazer pedidos de audiência pública na casa para tratar dos seguintes temas: construção de um espaço para que os autônomos possam realizar suas vendas e um local para que os jovens possam utilizar de som automotivo sem causar desconforto aos moradores das áreas centrais.
No primeiro ponto o objetivo é colaborar com vendedores autônomos, os chamados camelôs, que possuem bancas no centro da cidade. “Já conversei com alguns e eles têm o maior interesse de ter um local, independente de onde for”, revela o vereador que irá sugerir para a Prefeitura a construção de um shopping popular para dar melhores condições de trabalhos a eles.
A outra proposta do vereador diz respeito aos jovens que gostam de turbinar o som de seus automóveis. Vilela disse que seria interessante a destinação de uma área de entretenimento municipal para que fosse possível ouvir som sem prejudicar ou incomodar moradores de áreas centrais da cidade, onde hoje estes jovens se reúnem. “Pessoalmente não vejo problema como é hoje, mas sei que muitos acham que é uma perturbação. Então para que isso não ocorra o ideal é um local especifico”, comenta. Wendel também disse que isso evitaria transtornos com o poder policial que acaba tendo que autuar muitos motoristas por causa do som. Ainda em relação aos carros o vereador também pretende protocolar um projeto autorizando a circulação dos carros rebaixados. Para ele quem quiser utilizar os veículos desta maneira pode fazer sem problema, afinal é apenas o proprietário que pode ter perdas com a vida útil do veículo sem atrapalhar os demais componentes do trânsito.
Vereador Wendel falando na tribuna.
Foto: Augusto Pinz
PRESIDÊNCIA
Wendel Vilela também se lançou candidato à presidência da Câmara Municipal de Vereadores para o período de 2013. Disse que sabe das dificuldades do próximo ano e das adequações que a casa sofrerá com mais cinco vereadores, mas que está pronto para este desafio. Ele já esteve no posto de presidência nesta legislatura no ano de 2011 e revelou aos demais ter uma mágoa com o atual Prefeito. Dirigindo-se ao vereador Gerson Nunes (PT) - futuro Prefeito - pediu uma atenção melhor para a casa. "Eu falei com o atual prefeito sobre reformas e a cedência de espaço acima do Posto Central e não fui levado a sério", disse. Para ele se a Prefeitura ceder o espaço a questão das instalações da casa ficariam resolvidas. "Hoje a Câmara paga aluguel para abrigar a parte administrativa. Só ai seria uma economia de aproximadamente R$ 120 mil em quatro anos", falou. No novo espaço também teriam garantidas suas salas os novos cinco vereadores que assumem em 2013 quando a Câmara passa de 10 para 15 vereadores. Hoje o espaço é reduzido sendo necessária uma readequação de salas.

12 junho 2012

Pesquisa sobre feriadões

Foto: Augusto Pinz
O Vereador Wendel Vilela (PTB) está apresentando requerimento na Câmara de Vereadores pedindo que a municipalidade faça - através de órgão especializado ou próprio -  uma pesquisa de opinião pública em relação a concordância ou discordância, da comunidade e dos segmentos representativos do município, sobre a sistemática habitualmente adotada pelo executivo de decretar ponto facultativo em determinados dias, após feriado, ocasionando os chamados: “feriadões” nos órgãos públicos municipais.

20 abril 2012

"Só lembram de mim quando precisam", diz Wendel Vilela

O Vereador Wendel Vilela (PTB) fez um desabafo durante a sessão plenária da Câmara de Vereadores desta quinta-feira (19). Em seu pronunciamento o vereador disse que o PP - partido que comanda o executivo com apoio do PTB - só se lembra dele quando precisa de sua ajuda em alguma votação na casa. "Não sei se eu tô ou não no governo. Parece que só tô quando eles precisam de mim", falou.
Wendel ainda disse que na hora de mostrar as realizações da administração o único lembrado pelo Prefeito é o líder do governo. "Não é ciúmes, apenas quero o reconhecimento", disse.
Foto: Augusto Pinz
Na mesma sessão os vereadores aprovaram uma mensagem enviada pelo executivo no mesmo dia. Wendel disse que isso não pode mais acontecer. "O Executivo se aproveita dos vereadores, não atende os pedidos enviados pela casa e ainda joga o povo contra o Legislativo", falou, dizendo que quando pretendem cumprir prazos regimentais funcionários da Prefeitura ficam acusando os vereadores pelos problemas do município.
Vilela também fez críticas ao líder do Governo, vereador César Madrid (PP) a quem disse que tem que defender o Prefeito já que teria cargos na administração. "Eu não tenho nenhum cargo, o senhor tem e tem que defender mesmo", disse Wendel. Madrid rebateu dizendo que o vereador Wendel reclamava de barriga cheia, tendo sim atenção devida do Executivo.

27 fevereiro 2012

Começando a ganhar forma

A Plataforma elevatório adquirida durante a gestão do vereador Wendel Vilela (PTB) em 2011 para a Câmara Municipal de Vereadores começou a ganhar forma. A instalação e montagem ocorre nesta segunda-feira (27).
Foto: Augusto Pinz
A empresa vencedora da licitação foi Thyssenkrupp S/A. A Plataforma possui capacidade mínima de 250 kg, velocidade máxima de 0,15m/s, com recurso de elevação aproximado de 3 metros, número de paradas: 02, com dimensões internas de 900mm x 1.200mm. A plataforma terá portas em lados opostos do equipamento e clausura composta de estrutura metálica e vidro laminado, em conformidade com todas as normas em vigência no país e inspeções aplicáveis. O Valor total da construção será de R$ 36.179,00.
A plataforma elevatória vertical que irá proporcionar acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida ao Plenário da Câmara de Vereadores.

10 dezembro 2011

Canguçuenses participam de debate sobre fumo em Brasilia


O Vereador Wendel Vilela (PTB) esteve em Brasília, entre 05 e 07 de Dezembro de 2011, trabalhando em defesa dos produtores de fumo de Canguçu e região. Durante encontro no ginásio Nilson Nelson foram debatidas as consultas públicas 112 e 117 da ANVISA, que apresentam sérias restrições a produção e comercialização de tabaco. O debate reuniu 800 pessoas.
Representantes de diversos segmentos favoráveis e contrários ao tema debateram na capital do país as consultas. Vilela teve oportunidade de se manifestar levando a preocupação dos produtores de fumo de Canguçu. Hoje o município encontra-se em franco desenvolvimento devido a produção de tabaco, com uma melhora considerável na qualidade de vida dos agricultores. "Caso haja restrições diminiu a produção e os ganhos dos agricultores. Sem falar que isso irá beneficiar o contrabando", comenta o vereador.
Wendel Vilela esteve acompanhado dos deputados estaduais Marcelo Moraes (PTB) e Pedro Pereira (PSDB), além do deputado federal Sérgio Moraes (PTB), do Presidente do Sindicatos dos Trabalhadores Ruarais de Canguçu, Pedro Adão Schiavon e do prefeito de Canguçu, Cássio Mota (PP).

03 outubro 2011

CCs não podem mais dirigir veículos públicos

A Câmara Municipal de Vereadores de Canguçu aprovou lei que regulamenta e disciplinada a utilização de veículos do Município e da Câmara Municipal, fora do horário de expediente, conforme constante do Art. 197 e Parágrafo Único da Lei Orgânica do Município.
A Lei, de autoria do vereador Wendel Vilela (PTB), veda a condução de veículos do executivo e legislativo, pelo prefeito, vice-prefeito, secretários municipais, presidente da câmara de municipal, vereadores, servidores efetivos ou cargos em comissão (CC), que não sejam legalmente habilitados por concurso público e/ou contrato emergencial para o cargo específico de motorista. Em casos excepcionais a pessoa que conduzir o veículo deverá ter justificativa para o caso específico em decreto que determinou e autorizou a utilização.

Com a regulamentação fica prevista obrigatoriedade da anexação da ordem expressa de autorização de utilização do veículo assinado pelo: prefeito, presidente e/ou secretário no boletim, mapa de bordo e/ou outro documento utilizado no controle de uso do veículo, constando dada do deslocamento, condutor, o itinerário percorrido e o motivo da utilização; obrigatoriedade de afixação em local visível do veículo, preferencialmente no parabrisa dianteiro, de um cartaz com tamanho mínimo de 210 mm de largura por 297 mm de altura, equivalente ao papel folha A4, onde conste nome do motorista, autor da autorização de uso, destino e motivo da utilização.

O Descumprimento da lei 3629/2011 em caso de servidor efetivo nas penalidades previstas no Estatuto dos Servidores Municipais; em caso de prefeito, secretário, presidente, vereador e cargo em comissão a improbidade administrativa, em conformidade com disposto na Lei Federal nº 8.429 de 02 de junho de 1992.

A Lei não teve aprovação, nem foi recusada, pelo Prefeito Cássio Mota (PP) que deixou passar o prazo necessário, voltando para o Legislativo que promulgou a Lei. Caso não concorde com as normas a administração pode entrar com uma ação direta de inconstitucionalidade (ADIN) para tentar inviabilizar a lei.

28 setembro 2011

Escolha de Diretor e Gestão do Ensino

O Vereador Wendel Vilela apresentou projeto de lei, que reforma o artigo 151 da Lei Orgânica, que disciplina a Gestão Democrática do Ensino, nas escolas municipais. Dentre as normatizações previstas no projeto, em atenção ao disposto na Lei Orgânica, estão a previsão das eleições diretas para diretor de escola e descentralização de recursos, possibilitando uma autonomia gerencial dos educandários. "O projeto atende um anseio antigo da comunidade escolar, professores, pais e alunos que buscam seu direito de escolherem os diretores de escolas, através de um processo democrático do voto direto, além de permitir com a descentralização de recursos com base no número de alunos, uma agilização na administração da escola, evitando a demora e agilizando soluções de problemas que afligem o dia das escolas", segundo o vereador Wendel. O autor disse que seu projeto encontra-se a disposição das entidades de classes da categoria e da população, para análise sugestões e alterações que julgarem procedentes.

12 julho 2011

Ponte no Bairro Isabel deve inaugurar em 30 dias

Ponte no bairro Isabel é reivindicação do vereador Wendel
Fotos: Augusto Pinz

No dia 26 de janeiro de 2009 o vereador Wendel Vilela (PTB) protocolou um pedido de providências no legislativo pedindo ao prefeito Cássio Mota (PP) a construção de uma ponte na Rua Franklin Máximo Moreira em direção a Rua Getúlio Vargas, além do melhoramento das referidas ruas.
Em 2011 o sonho de ver a ligação entre o bairro Isabel e o Centro da cidade através da ponte está se tornando realidade. Na tarde desta terça-feira (12) o vereador e sua assessoria estiveram acompanhando o andamento das obras.
A Ponte será um importante meio de acesso para os moradores da região e as obras estão adiantadas. “O local obstruía a passagem de pedestres e veículos, agora será uma importante via de ligação entre o centro e o bairro Isabel”, comenta, Wendel. A Previsão de inauguração da obra é 30 dias.

30 junho 2011

Wendel cobra Executivo sobre desvio do pedágio

O vereador Wendel Vilela (PTB) cobrou medidas da Prefeitura Municipal de Canguçu - na sessão desta quinta-feira (30) -  junto ao local conhecido como desvio do pedágio, ponto de acesso a estradas do interior do município e utilizado por motoristas como rota alternativa ao pedágio da Ecosul na BR 392. No local, utilizado por moradores da região para transportar a produção agrícola, foi construído um muro impedindo a passagem dos motoristas.
Uma medida liminar teria concedido o direito da construção do bloqueio. O Vereador cobrou que a Prefeitura entre contra a liminar. “Espero que o Executivo tome uma providência e resolva essa situação”, falou. Segundo ele são necessárias medidas fortes na localidade, afinal, há muito tempo a situação está se arrastando, com a Ecosul bloqueando o trânsito de estradas municipais de forma irregular. “Se eu fosse Prefeito já teria derrubado aquelas cancelas”, comentou. Ele lembra que os agricultores da Glória e arredores estão sendo os grandes prejudicados.
Wendel (PTB) observado pelo vereador Ubiratan (PP)
Foto: Augusto Pinz
Em apoio as declarações de Wendel, o vereador Zé Fernando (PP) disse que esteve no local conferindo a situação e teria entrado em contato com Secretário de Obras e a Procuradora do Município. “Segundo eles foi uma ação de três moradores. Mas ali é uma estrada com mais de 50 anos, não é particular”, argumentou. O Município já estuda medidas contrárias a liminar. Outro ponto lembrado é em relação ao Trevo da Nutrisa, onde ocorreu uma promessa de início das obras nos primeiros dias de julho.
Fonte: www.wendelvilela.blogspot.com

23 março 2011

Presidente da Câmara participa de reunião em Brasília

O Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Canguçu, Wendel Vilela (PTB), esteve participando da audiência pública promovida pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, em Brasília. O Objetivo do encontro era a discussão das consultar públicas 112 e 117/2010 que proíbem adição de aditivos nos cigarros.
O Auditório reservado para o encontro ficou completamente lotado com representantes do setor que em caravana rumaram do Sul do país. Foi necessária a colocação de um telão em outra sala. Somente no Rio Grande do Sul as perdas são estimadas em 2,4 bilhões caso aprovadas tais medidas. O setor teme que, se aplicadas pela Anvisa, as duas medidas podem causar um baque histórico na fumicultura nacional. Hoje o contrabando representa cerca de 20% do mercado nacional de cigarros. Calcula-se que se as mudanças forem implementadas esse índice passará de 50% rapidamente.
 Para Wendel a audiência foi produtiva, pois, o diretor da Anvisa, Agenor Álvares, se comprometeu em levar a reivindicação dos produtores até a presidente Dilma Rousseff (PT). "O centro do poder é Brasília. É necessária esta mobilização aqui para mostrar a força e a importância do setor para a economia dos estados do Sul", comenta.
O deputado federal Sérgio Moraes (PTB) fez um dos pronunciamentos mais polêmicos. Ele voltou a criticar a postura da Anvisa, que se mostra pouco receptiva ao debate, e disse que o tema deveria ser tratado pelo Congresso Nacional. O petebista criticou que enquanto se pretende restringir ainda mais a venda de cigarros no Brasil, a propaganda de cerveja está cada vez mais visível. "Lá pode até mulher seminua", bradou. Moraes encerrou dizendo que a partir da implementação das medidas da Anvisa os fumicultores terão que se inscrever no Bolsa Família.

Deputados Marcelo e Sérgio Moraes e o presidente da Câmara Wendel Vilela (PTB).
Fotos: André Lima
Foram convidados para a audiência os presidentes:
- da Federação da Agricultura do Paraná (Faep), Ágide Meneguette;
- da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Carlos Rivaci Speprotto;
- da Federação da Agricultura de Santa Catarina (Faep), José Zeferino Pedrozo;
- da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul, Elton Roberto Weber;
- da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Paraná, Ademir Mueller;
- da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina, Hilário Gottselig;
- da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Albano Werner;
- do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e
Região (RS), Sérgio Luiz Pacheco;
- do Sindicato da Indústria do Tabaco (Sinditabaco), Iro Schünke;
- e da Associação Brasileira da Indústria do Fumo (Abifumo), Fernando Costa;
- além de representantes dos ministérios da Agricultura; do Desenvolvimento Agrário; da Saúde; das Relações Exteriores; do Trabalho; e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Nesta quarta-feira (23) foi a vez do Governo do Estado do Rio Grande do Sul receber os representantes do setor fumageiro no Palácio Piratini.

23 fevereiro 2011

Wendel Vilela quer participação da BM em sessão

Foto: Augusto Pinz

O Presidente da Câmara de Vereadores, Wendel Vilela (PTB), protocolou um convite para a Brigada Militar (BM), de Canguçu, participar de um espaço especial em sessão ordinária - em data a ser marcada - para expor as ações que a coorporação tem realizado em nossa cidade, bem como, apresentar ações que serão implementadas futuramente.
Chamou a atenção do parlamentar matéria divulgada pelo jornal "Diário Popular", na edição de Domingo (20), onde foram apresentados dados que revelam um aumento de 88% nos furtos em Canguçu. A forma de atuação no trânsito também será um dos pontos abordados, dadas as modificações realizadas pela municipalidade.