NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

10 dezembro 2011

Canguçuenses participam de debate sobre fumo em Brasilia


O Vereador Wendel Vilela (PTB) esteve em Brasília, entre 05 e 07 de Dezembro de 2011, trabalhando em defesa dos produtores de fumo de Canguçu e região. Durante encontro no ginásio Nilson Nelson foram debatidas as consultas públicas 112 e 117 da ANVISA, que apresentam sérias restrições a produção e comercialização de tabaco. O debate reuniu 800 pessoas.
Representantes de diversos segmentos favoráveis e contrários ao tema debateram na capital do país as consultas. Vilela teve oportunidade de se manifestar levando a preocupação dos produtores de fumo de Canguçu. Hoje o município encontra-se em franco desenvolvimento devido a produção de tabaco, com uma melhora considerável na qualidade de vida dos agricultores. "Caso haja restrições diminiu a produção e os ganhos dos agricultores. Sem falar que isso irá beneficiar o contrabando", comenta o vereador.
Wendel Vilela esteve acompanhado dos deputados estaduais Marcelo Moraes (PTB) e Pedro Pereira (PSDB), além do deputado federal Sérgio Moraes (PTB), do Presidente do Sindicatos dos Trabalhadores Ruarais de Canguçu, Pedro Adão Schiavon e do prefeito de Canguçu, Cássio Mota (PP).

9 comentários:

Anônimo disse...

meu comentario não é comtra a plantaçao de fumo por ser um plantador ,plantei fumo guimico ate ano pasado este ano plantei fumo organico e nao me arependo pois produs fumo igual aonde vai guase nada de agrotoxico agui em canguçu O AGROTOXICO tem matado um monte de jovens e não é divulgado nos jornais por gue sao pobres agui em canguçu ja tem mais de cem plantadores de organico espero gue esse jornal fai fazer uma materia sobre o plantio gue e suseso garantido valeu!

Anônimo disse...

Querido,produtor que escreveu o comentario anterior,fumo não lava quase que agrotoxico,precisa se ter mais cuidado usando os equipamento necessario que os instrutor indicam.Deixei de produzir tomate e pessego pois acho que vai mais veneno que o fumo e isto sim precisa ser revisto pois estao matando muito mais. os jovem que estão morrendo pde tanto tomarbeber coisa que os pais teriam que rever tambem pois nem sairam das flaudas e ja dao moto.

Anônimo disse...

Parabens aos que se posicionaram pelo desenvolvimento de Canguçu! Entendendo que quer fumar sabendo que faz mal que o faça. Mas impedir os agricultores de trabalharem não justo.

Anônimo disse...

eu sou do primeiro comentario assim as compania trabalhão emcima duma logica do fumo guimico, começa nos canteiros aonde vai de guatro a cinco tipos de agrotoxico de medio risco a saude depois na lavoura começa com mais tres tipo de adubo guimico, mais ums cinco tipos de agrotoxicos de alto risco a saude totalizando de oito a dez tipos, a guestão iguipamento obrigatorio guasse nimguen usa por tem nem condisoens de uso,por final o organico gue produs o mesmo fumo vai tres tipos de agrotoxico de baixo risco a saude assim como as outras culturas tambem produzem sem o agrotoxico.

Laurete disse...

Provavelmente quem faz parte da ANVISA, não tem noção do desenvolvimento que o fumo trouxe para os pequenos Municipios, e para os agricultores, que plantam o mesmo, para quem conhece o interior do nosso Municipio, sabe a diferença que do antes e depois da chegada da plantação do fumo.Que o cigarro faz mal somos consciente disso,sou fumante, mas não sou obrigada por lei, ou coisa do genero é um vicio, do qual tenho consciencia, além disso o fumo não é usado para o cigarro e sim para diversos outros produtos.

Anônimo disse...

mas que baita tatuzão esse do primeiro comentário.
já tá se contradizendo:...por final o organico gue produs o mesmo fumo vai tres tipos de agrotoxico de baixo risco...
será que eu entendi direito? orgânico com agrotóxico???????

Anônimo disse...

E nois pagando!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

avizando gue escreveu o tatu seu inteligente mau educado ,fumo organico vai trez tipo de REPELENTE NATURAL.

Anônimo disse...

10:17 PM:
Da próxima vez que tu colocar um comentário, explica direito.
pois existe uma grande diferença entre agrotóxico e repelente natural.