NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

Mostrando postagens com marcador xadrez. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador xadrez. Mostrar todas as postagens

25 junho 2018

JERGS DE XADREZ - FASE MUNICIPAL

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (25/06), a fase municipal do Xadrez, onde tivemos os seguintes classificados para fase de 5ªCRE:
👉INF. FEM. = Kassiele F. de Albernaz (E.E.E.F Feliciano B. Nunes).
👉INF. MASC. = Luciano da C. Robalo (E.E.E.F Feliciano B. Nunes).
👉JUV. FEM. = Kauna N. Franz (E.E.E.M. João de Deus Nunes).
👉JUV. MASC. = Maurício S. Morales (E.E.E.M.Sen. Alberto Pasqualini) .
👏👏Parabéns pela conquista e sucesso na próxima fase!!!

👉✅O núcleo de esportes registra agradecimento ao professor Emerson Nunes, pela grande ajuda na realização desda fase e a Escola João de Deus Nunes (JDN), pelo empréstimo do material. 

29 maio 2016

Canguçuense vence torneio de Xadrez na Fenadoce

O Canguçuense Matheus Lopes venceu torneio de Xadrez comemorativo aos 30 anos da Fenadoce, em Pelotas. Matheus competiu na categoria Sub-18. O torneio ocorreu no sábado (28). 
Desde cedo durante o sábado o auditório da Fenadoce esteve ocupado com cerca de 60 crianças e adolescentes que participaram do Torneio Escolar de Xadrez, realizado pela Federação Gaúcha de Xadrez. Os vencedores femininos e masculinos de cada categoria fora, respectivamente: Isabel Pinheiro e Pedro Elias (Sub-08), Maria Fernanda Tavares e João Vitor de Souza (Sub-10), Isadora Fischer e Gabriel Vladimir Araújo (Sub-12), Eduarda Rosa e Gabriel Steimitiz (Sub-14), Luana Scholl e Andrei da Costa (Sub-16) e Roberta Medeiros e Matheus Lopes (Sub-18).
Matheus acompanhado de sua mãe. Jovem venceu torneio durante a Fenadoce.
Foto: Arquivo Pessoal.

17 novembro 2014

Torneio de Xadrez JDN com inscrições até hoje

Data: 19/11/2014
Local: Ginásio da Escola João de Deus Nunes – Rua Firmina Moneira, 07 – Canguçu – RS
Patrocínio: Escola Estadual de Ensino Médio João de Deus Nunes
Organização: Maria Cecilia Bettin dos Santos, Cícero Augusto Gomes e Equipe diretiva da Escola
Inscrição: Deverá ser feita até o dia 17/11/2014, pelo e-mail, c.cero@yahoo.com.br, 
                com os seguintes dados: nome completo, data de nascimento e o nome da escola.
Valor da inscrição: 1 kg de alimento não-perecível, que serão doados para o Lar de Idosos Bom        Samaritano – Canguçu.
Categorias: Sub 10, Sub 12, Sub 14, Sub 16 e Sub 18
Naipes: Masculino e Feminino
Confirmação das inscrições: 8hs e 30 minutos
Sistema de emparceiramento: Swiss Perfect.
Sistema de Competição: Sistema Suiço
Número de rodadas: 5 rodadas.
Ritmo de jogo: 30 min x 30 min KO
Previsão do início das competições: 9 horas

Observação: As categorias e os naipes serão emparceirados misturados, mas a premiação será feita por categoria e por naipe separadamente.
  - Todas as escolas que possuírem, peças e relógios em bom funcionamento, favor trazer para o envento.

27 agosto 2014

Clube de Xadrez com atividades gratuitas na AECC

CLUBE DE XADREZ - AECC (Atividade CULTURAL gratuita)
Desenvolvendo habilidades cognitivas de atenção, memória, concentração, inteligência, competição saudável, socialização...

FAIXA ETÁRIA: de 09 a 13 anos
HORÁRIO: 15h 30' até 16h 45'
DIA: Toda QUINTA-FEIRA
Nº DE VAGAS: 10 VAGAS
INSCRIÇÕES POR ORDEM DE LIGAÇÃO
FONE: 3252 1950
LOCAL: Associação Educacional e Cultural Cang. (Antiga Escola Santo Antônio)

PARTICIPE!

14 outubro 2013

Canguçu bem representada no Xadrez dos JERGS

Recebemos email da professora Maria Cecília Bettin dos Santos informando da participação dos alunos de Canguçu nos JERGS. Confira:

"Gostaria que fossem publicadas as fotos de nossos enxadristas que representaram muito bem o nosso município de Canguçu, em Santana do Livramento, nos dias 10 e 11 de outubro de 2013, que participaram da fase FINAL ESTADUAL DO JERGS, MODALIDADE XADREZ:

Samanta Knuth - ficou com o segundo lugar na categoria juvenil - feminino, representando a EEEM Alberto Wienke.
Luiz Artur Cunha - na quarta colocação da categoria infantil - masculino, representando a EEEF Irmão Andradas.
Thainan Hartwing - com a vigésima colocação na categoria mirim-masculino, representando a EEEM João de Deus Nunes.
Valentina Zshornack - na vigésima primeira colocação, categoria mirim-feminino, representando a EEEM João de Deus Nunes.
Contamos também com a participação de Beatriz Sievert, que representou a EMEF Caldas Jr, da cidade de Turuçu, ficando na décima quarta colocação da categoria infantil-feminino.

PARABÉNS, a esses alunos que tão bem representaram nossa Coordenadoria".



Você também pode enviar seu e-mail para gutopinz@yahoo.com.br e participar do nosso site.

11 dezembro 2012

4º Torneio SulRio-grandense de Xadrez Escolar


Realizado no último sábado, dia 08/12/12, nas dependências do IFSul, o 4º Torneio Sul-riograndense de Xadrez Escolar, numa organização do presidente do Clube Pelotense de Xadrez - Jardel Ribeiro e do presidente do Clube de Xadrez do IFSul, Roger Minks, contando com a participação de alunos das escolas do nosso município.


Várias escolas se fizeram presentes e os resultado foram muito bons, pois os seguintes alunos foram premiados:



Renan Bergmann - João de Deus Nunes 2º Lugar sub 10 ( mas.)

Valentina  Szchornak – João de Deus Nunes 2ºLugar  sub 10 (Fem.)

Juliano Nunes – Feliciano Barcelos Nunes 1º lugar  - sub 12  (mas.)

Luis Artur -  Irmãos Andradas  3º Lugar - Sub 12 (mas.)

Matheus Lopes – João de Deus Nunes – 1º lugar Sub 14 (mas.)

Yuri Hernandes – C. F. N. S. Aparecida – 3º Lugar Sub 16/18  (mas.)

Kristofer Kappel - José Veridiano 2º Lugar Sub 16/18 (mas.)

Andrine  Bohke   - Alberto Wink 2º lugar Sub 16 (fem.)

Andriza Bergmann -  Alberto Wink 1º lugar Sub 16 (fem.)

Parabenizamos a todos os alunos enxadristas que conquistaram suas medalhas!!!
Informações Profª Maria Cecilia Bettin dos Santos

24 abril 2012

3º Torneio de Xadrez FECICAN – 2012

Data: 1º de maio de 2012.
Local: Ginásio Municipal Conrado Ernani Bento, Canguçu - RS
Endereço: Teófilo de Souza Matos
Arbitragem: Augusto Pizzato, Cícero Gomes, Emerson Nunes e Jardel Ribeiro
Sistema de Emparceiramento: Swiss Perfect.
Sistema de Competição: Sistema Suíço em 5 rodadas.
Tempo de Reflexão: 20 X 20 min.
Inscrições: Até dia 28 de abril, pelo e-mail: clubedexadrezcangussu@hotmail.com
Categorias: Masculino ( Sub-10, Sub-12, Sub-14, Sub-16, Sub-18, Absoluto e Veterano)
Feminino (Sub-10, Sub-12, Sub14, Sub-16 e Sub-18).
Premiação: Em cada categoria e naipe:
Campeão: TROFÉU, 2º e 3º Lugares: medalhas
Congresso Técnico: 09h00min Início da Competição: 09h30min.
 

15 abril 2012

Conferência prepara multiplicadores do Jogo de Xadrez Escolar

Na conferência, professores aprenderam a produzir as peças gigantes do jogo de xadrez.
Professores do Grupo de Formadores Ambientais do Programa Quero-Quero participaram, na noite de sexta-feira e na manhã de sábado, de uma Conferência sobre o Jogo de Xadrez Escolar. Ministrado pela Sociedade Cultural e Ambientalista Embrião, no Centro de Formação Escola Viva Zona Oeste. O evento, que ainda prevê mais dois encontros, está preparando estes educadores para se tornarem multiplicadores da proposta pedagógica de uso do xadrez para facilitar o aprendizado e despertar a conscientização ambiental nas escolas do Município.
O Quero-Quero, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) de Rio Grande, contratou a Embrião, para fazer a formação do Grupo nesta proposta. A Embrião é uma entidade localizada em Alvorada que realiza atividades no Estado do Rio Grande do Sul com o Projeto Pedagógico: Educa Ação Eco Lógica com Xadrez nas Escolas. Tem como principal objetivo a educação ambiental de crianças e adolescentes e como ferramenta de trabalho o xadrez nas escolas, incluindo-o de forma lúdica e ecológica. Na conferência, os professores receberam conhecimentos sobre o projeto e aprenderam a produzir as peças gigantes, utilizadas para o trabalho de educação ambiental e como ferramenta no ensino, usando a técnica de papietagem (papel molhado e grude).
Conforme a coordenadora do Programa Quero-Quero, Roselle Rodrigues, a Smec adquiriu os moldes das peças gigantes para as escolas interessadas fazerem a papietagem. Para formar cada unidade, são colocadas 15 camadas de papel com grude nos moldes. Depois de seca e desenformada, a peça fica resistente e não quebra. "É um trabalho artístico e que tem durabilidade. E feito com material que iria para o lixo e é reaproveitado", observa a coordenadora. Cada professor produziu uma unidade. No próximo encontro, que deverá ocorrer dentro de um mês, quando as peças estarão secas, o grupo aprenderá a desenformar (retirar do molde) e a jogar xadrez. Depois, haverá um período para aperfeiçoamento.
Os multiplicadores vão estimular os estabelecimentos de ensino a aderirem ao Jogo de Xadrez. Para os colégios interessados, o Programa fará convênio com a Embrião para ministrar-lhes oficinas. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Olavo Bilac já demonstrou interesse, inclusive para participar de competições, e deverá ser a primeira contemplada. A intenção é estimular nos estudantes o desenvolvimento do raciocínio lógico e ensinar um brinquedo que os beneficiará muito. "O xadrez nos faz parar e calcular o que fazer e ensina a brincar aprendendo", salientou Roselle.
Experiência
A professora Maria Cecília Bettin dos Santos, representante da Embrião Região Sul, apresentou no evento a experiência da Escola Estadual de Ensino Médio João de Deus Nunes, de Canguçu. Na João de Deus Nunes, o jogo de xadrez foi inserido na sala de aula em 2005. Em 2010, ela conheceu O projeto de Alvorada e começou a trabalhar com reaproveitamento de jornal. A atividade é desenvolvida com o 4º ano. A direção mandou construir um tabuleiro gigante e as peças estão sendo feitas com os alunos. Segundo Maria Cecília, o resultado tem sido ótimo. "O jogo de xadrez trabalha a auto-estima, as diferenças sociais, a disciplina. As crianças se tornam mais tranquilas, se concentram mais, ficam com a memória mais ativa e aprendem melhor", ressaltou.
Integração
O vice-presidente de Xadrez Escolar da Federação Gaúcha de Xadrez e coordenador do projeto na Embrião, Josué Aguiar, disse que essa foi a primeira conferência feita pela Federação no Estado. "A conferência é importante porque mostra a educadores como trabalhar o xadrez na sala de aula. Queremos mostrar aos professores que o xadrez é muito importante porque ensina concentração, disciplina, que são importantes para o aprendizado das matérias", salientou. Segundo Aguiar, os estudante gostam e querem jogar principalmente porque o xadrez os integra com outras pessoas. "A integração é o forte", ressaltou.
A Embrião é uma organização não-governamental, cujo foco é trabalhar a conscientização ambiental. Faz campanhas de recolhimento de papel, pilha usada e óleo de cozinha. A conferência foi organizada pela ONG, Smec e Centro de Formação Escola Viva, com apoio do Sesi e da Federação Gaúcha de Xadrez.
Fonte Jornal Agora

02 abril 2012

Aluna do IFSul vence Campeonato Internacional de Xadrez

A estudante do Campus Pelotas do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) Lucélia Langone Vieira foi a campeã da categoria Absoluto Feminino do XI Torneio Internacional de Xadrez Cidade de Porto Alegre. A competição, realizada no último final de semana no Mercado Público da Capital, foi disputada por 160 enxadristas de cinco nacionalidades. O campeão Invicto foi o sérvio Dragan Stamenkovic, seguido por Krikor Sevag Mekhitarian, sexto maior rating do Brasil, e por Alfeu Júnior Varela Bueno, atual Campeão Brasileiro Juvenil.

O Campus Pelotas foi representado no Campeonato por dez enxadristas. O aluno de Eletrotécnica Bruno Teixeira ficou com a terceira posição na categoria Sub 18. Lucélia, terceiro lugar na última edição do Campeonato Gaúcho Feminino de Xadrez, foi a campeã do Absoluto Feminino após disputar sete partidas. A estudante do curso integrado de Química e da graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet conta que começou a jogar há quatro anos, no IFSul. "Desde então noto melhoras na minha concentração, na rapidez de pensamento e na memória", comenta.

--Coordenadoria de Comunicação Social.

LEIA TAMBÉM:
Dia 03 tem reunião do Clube de Xadrez em Canguçu-RS, no E.C.Cruzeiro.

27 março 2012

Clube de Xadrez em Canguçu

Início das atividades: 03/04/2012
Hora: 19 horas
Local: Ginásio do E.C.Cruzeiro
Aberto a todos!! Participe



27 fevereiro 2012

O XADREZ E A VIDA

No dia 24 de fevereiro de 2012, aconteceu nas dependências da E.M.E.F. Olavo Bilac, (localidade da Quinta - no município de Rio Grande – RS) um encontro com professores que atuam nesta escola, onde os representantes da região sul, Maria Cecilia Bettin dos Santos, Cícero Augusto de Canto Gomes e Mary Chaves, estiveram presentes para apresentarem a proposta da ONG EMBRIÃO no que diz respeito a preocupação que temos com o ambiente em que vivemos e as AÇÕES ECOLOGICA MENTE CORRETAS.
O presente encontro teve o seguinte roteiro:
Foi questionado sobre o que os professores já sabiam sobre o xadrez, logo após contou-se a Lenda de Cissa, sobre a história do surgimento do xadrez. Foram mostrados vídeos, que relatam a importância do Xadrez na vida escolar de alunos e de índios da região da Amazônia, com comentários sobre os mesmo.
Logo após, Cícero faz um relato de experiência sobre a importância do xadrez em sua vida e os benefícios que esse causou no resgate de sua cidadania, (o que emocionou os presentes).
A seguir foi apresentado o tabuleiro gigante, com as peças do xadrez gigante, construídas com papel jornal e grude, uma já pronta e outra em construção, seguindo com a apresentação da proposta da ONG EMBRIÃO, no que diz respeito a coleta de pilhas, óleo saturado e a confecção das peças do xadrez gigante com a técnica da papietagem.
Os professores assistiram ao vídeo, XADREZ DAS CORES, o que despertou muito interesse e muita concentração no decorrer do filme.
Também foram apresentadas sugestões de bibliografias, sites, emails para possíveis contatos e para finalizar, foram entregues sementes de girassol para cada professor, com a proposta de que a semente foi lançada, que agora cabe a cada um, preparar a terra, regar, CUIDAR, para que essa semente brote, germine e que o EMBRIÃO seja vitorioso, ao som da música “Pra não dizer que não falei de flores” num PPS, com imagens de várias espécies de flores muito coloridas – “ quem sabe faz a hora, não espera acontecer.
Nossa satisfação foi imensa, pois saímos muito felizes com o entusiasmo do Diretor Paulo Fernando Gomes Siqueira Junior e os professores da escola, que tão gentilmente nos acolheram. Só temos a agradecer! MUITÍSSIMO OBRIGADO!
Relato da professora Maria Cecilia Bettin dos Santos – Representante a ONG EMBRIÃO, na região sul do estado. 053 81156539 ou 053 99633691
Parabéns Professora Maria Cecília e colegas apoiadores
Pelo trabalho que desenvolvem na Região
Gostamos das sementes que semearam ai,
com certeza, nos filhos e netos entenderão como estamos entregando a Terra que pegamos emprestado deles.
Como formiguinhas estamos fazendo nossa parte.
Josué Aguiar
VP Xadrez Escolar
FGX
Coordenador OngEmbrião

24 outubro 2011

Canguçuenses disputam torneio em Turuçu

Novamente alunos do JDN, fizeram-se presentes em um torneio de xadrez no município de Turuçu, no dia 22 de outubro. "Nossos alunos representaram muito bem a nossa escola", professora Maria Cecilia
Na categoria sub 10 - M - Gabriel Knabac trouxe a medalha de prata.(JDN), na sub 10 - M - Juliano Nunes, da escola Irmãos Andradas, trouxe o ouro, para Canguçu.
Na categoria sub 12 - M - Pedro Viera Sampaio(JDN), troxe a medalha de prata e Victor Kund Bergman (JDN), com a medalha de bronze.
"Todos os participantes estão de parabéns, pois representaram muito bem a nossa escola, mesmo aqueles que não trouxeram medalhas, aprenderam muito ao participar do evento", comenta a professora María Cecília.

17 outubro 2011

JERGS 2011 - XADREZ

Nos dias 14 e 15 de Outubro aconteceu etapa da final estadual de xadrez dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS), em Santa Maria, onde dois alunos de Canguçu representaram a Escola  João De Deus Nunes (JDN), sendo que GABRIEL VERZELETTI, ficou com o décimo lugar, na categoria Infantil Masculino e na categoria Mirim Masculino, PEDRO VIERIA SAMPAIO, conquistou o décimo sétimo lugar.
Participaram do evento 180 alunos enxadristas, com seus respectivos professores de 92 municípios do estado do Rio Grande do Sul. Competição de alto nível, alunos muito bem preparados por seus treinadores.

Confira mais informações clicando AQUI

14 julho 2011

JERGS XADREZ - 2011

A Escola JDN, novamente, chegou na final do JERGS XADREZ 2011. Em etapa realizaa no IFSUL, em Pelotas, aconteceu a fase da 5ª CRE, do JERGS de XADREZ, onde os alunos representaram muito bem a escola.
Classificaram-se para a final estadual, em Santa Maria, os alunos GABRIEL VERZELETTI (infantil M) e PEDRO VIEIRA SAMPAIO (mirim M).
Sendo que TÂMARA FERREIRA(mirim F), ficou com o segundo luga, LIARA FERREIRA (mirim F), ficou em quinto lugar e Matheus Lopes, com quarto lugar.
GUSTAVO HERNANDES, apesar de não estar estudando mais em nossa escola, treina com o Cícero, conseguiu ficar em quarto lugar, disputanto partidas muito difíceis com os alunos do IFSUL.
"Queremos parabenizar a todos os participantes, do presente evento", diz a professora Maria Cecilia Bettin dos Santos. 

03 julho 2011

Canguçu se destacando no Xadrez escolar

Mais uma vez alunos do município conseguem lugar de destaque nas competições de Xadrez. Agora foi na COPA QI, que aconteceu no Sábado (02) no Clube de Xadrez do IFSUL, em Pelotas/RS.
A Escola João de Deus Nunes (JDN) classificou 04 alunos para a final do torneio em Gravataí no mês de Novembro deste ano. Também conseguiram classificação 03 alunas da escola Alberto Wienke e 02 alunos da escola José Veridiano.
Os primeiros lugares em Gravataí, garantem vaga para o MUNDIAL DE XADREZ em Goias, com todas as despesas pagas pelas escolas e faculdades QI! Boa sorte aos nossos competidores.

24 junho 2011

Xadrez e Futebol no América

Na próxima quarta-feira, dia 29 de junho, no estádio do América Futebol Clube, estarão aberta as inscrições para o grupo de xadrez e escolinha de futebol. As inscrições iniciarão na parte da manhã das 09:00 as 10:30 e na parte da tarde das 14:00 as 16:30. Maiores informações na Secretaria Municipal de Educação e Esportes. Para os interessados na escolinha de futebol a idade limite é de 17 anos.
O Secretário faz questão de reiterar que até o final deste ano será realizado um torneio de categoria de base.

Informações
Núcleo de Esportes - SMEE.

22 junho 2011

Com o xadrez gigante, lição ambiental e raciocínio

Numa única iniciativa, duas lições. O jornal lido recebe destino ecologicamente correto e o aprendizado de xadrez ganha mais um atrativo, com o manuseio de peças gigantes. Em Canguçu, a Escola Estadual João de Deus Nunes transforma-se em referência às instituições de ensino de toda a região e passa a multiplicar a técnica chinesa da papietagem, para difundir o xadrez de forma lúdica. De repente, com um molde, papel jornal, cola caseira e um clima favorável para secar o grude, o jogo ganhará grandes dimensões e o material que iria ao lixo vai para o tabuleiro. É entusiasmo certo à gurizada.

Educação ambiental é o pano de fundo
O kit básico para criar as peças gigantes requer três itens: os moldes - no caso, de polietileno, um tipo de plástico -, os jornais e o grude, preparado com farinha de trigo, água e vinagre. A paciência para esperar secar cada uma das 15 camadas de papel também é elemento imprescindível. É a primeira lição antes de o jogo de habilidade começar: para o resultado ser positivo, não se precipite. Pense antes de cada movimento.

Lúdico, mas sério
Os primeiros passos do projeto de xadrez em sala de aula começaram em 2003, junto às Séries Iniciais, na Escola João de Deus Nunes. Agora, os estudantes participam inclusive de campeonatos. Os tabuleiros confeccionados de papelão, com peões, cavalos, torres, bispos, rei e rainha feitos de tampas de garrafa PET, despertaram o gosto da gurizada.

Fonte: Diário Popular