NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

Mostrando postagens com marcador Conselhos Distritais. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Conselhos Distritais. Mostrar todas as postagens

01 fevereiro 2022

AZONASUL manifesta apoio a instalação de delegacia contra intolerância em Pelotas

 Uma ação do Conselho Municipal do Povo de Terreiro de Pelotas ganhou apoio da Associação dos Municipios da Zona Sul (AZONASUL) com ofício enviado ao Secretário Estadual de Segurança Pública e vice-governador do RS, delegado Ranolfo Vieira Júnior.

Iniciada ainda em 2021 a mobilização promovida pelo Conselho pretende instalar uma unidade da Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância (DPCI) na cidade de Pelotas para colaborar nos casos relativos a estes crimes, hoje analisados por delegacias comuns e que muitas vezes necessitam de maior atenção e qualificação especial pelo tipo de delito.

Em reunião no ano de 2021 ficou estabelecido que seria aberto um estudo para a viabilidade inicial de um cartório regional. Porém até o momento esta movimentação ainda não começou. Seria o passo inicial para a posterior efetivação da delegacia.

Confira o ofício enviado pela AZONASUL:


17 outubro 2013

Conselhos distritais e urbano reunidos

Durante toda quinta-feira (17) acontece um grande encontro com todos os conselhos distritais, e mais o conselho urbano, para tratar assuntos de interesses dos conselheiros,  como por exemplo a aprovação do regimento interno, entre outras demandas. O encontro ocorre no CETAC, pela manhã, e a tarde o grupo irá percorrer secretarias e conhecer o funcionamento estrutural da administração municipal. 
As reuniões dos conselhos distritais acontece mensalmente em cada distrito do município. Cada grupo é composto por pessoas da própria comunidade representante entidades, associações, cooperativas e outras entidades.
O objetivo da reunião é mostrar aos conselheiros como funciona cada secretaria para que eles tenham conhecimento de como é o processo interno para atender cada demanda dos conselheiros.

Fotos: Augusto Pinz 


09 agosto 2013

Conselhos distritais seguem se reunindo no interior

Os conselhos distritais seguem realizando encontros, envolvendo os conselheiros eleitos pela própria comunidade e membros da administração, para colaborar com o desenvolvimento participativo do município. O novo modelo de compartilhar as necessidades da população e debater alternativas de solução está marcando um novo momento no município.

Neste mês já aconteceram as reuniões do 3º distrito, dia 05 de agosto, e do 1º distrito, dia 07 de agosto. A próxima reunião do Conselho Distrital será na segunda-feira (12) no 4º distrito na Comunidade Católica São Lourenço do Passo do Lourenço. Além dos conselheiros, que representaram associações, times de futebol, sindicatos, escolas, entre outras instituições da localidade, a comunidade em geral também pode participar. O início está previsto para as 14h00min. Confira o roteiro das próximas reuniões:

Segunda-feira, dia 12 de agosto - 14h00min - 4º distrito, comunidade católica São Lourenço no Passo do Lourenço;

Quarta-feira, dia 14 de agosto - 14h00min - 5º distrito, casa de Renato Fonseca;

Sexta-feira, 23 de agosto - 09h00min - 2º distrito, Comunidade São João do Herval;

SETEMBRO

Quinta-feira, 26 de setembro - 14h00min - Comunidade São Jerônimo no Pantanoso - 2º distrito.

25 abril 2013

Roteiro de Reuniões dos Conselhos Distritais


Na próxima segunda-feira (29) recomeçam as reuniões dos Conselhos Distritais formados no interior do município para ouvir os moradores da zona rural e deliberar sobre as demandas de cada comunidade.
Segundo a Coordenadora de Ações Populares Carla Penning Wolter é importante a participação dos conselheiros eleitos em cada distrito para que seja feito um debate amplo fortalecendo a construção popular das demandas.
Confira o roteiro das reuniões:
29/04/2013 - Salão Primavera na Coxilha do Fogo, 3° distrito, às 14h;
02/05/2013 - Comunidade Católica no Passo do Lourenço, 4° distrito, às 14h;
03/05/2013 - Residência de Renato Fonseca no Alto Alegre, 5° distrito, às 14h;
06/05/2013 - Salão 6 Irmãos no Potreiro Grande, 2° distrito, às 14h;
07/05/2013 - Cine Teatro em Canguçu, 1º distrito, às 14h;
08/05/2013 - Ginásio de esportes no Herval, 2° distrito, às 14h.

Foto: Bianca Fonseca

19 fevereiro 2013

Reuniões definem Conselheiros Distritais


Aconteceu na tarde desta terça-feira (19) a segunda assembléia de escolha dos Conselheiros Distritais do município. Desta vez a reunião ocorreu na localidade do Passo do Lourenço para a comunidade do 4º distrito de Canguçu. Estiveram presentes 90 pessoas representandos associações e as mais diversas entidades e foram escolhidas 25 pessoas para integrar o Conselho Distrital. O Prefeito Gerson Nunes esteve presente acompanhado de secretários municipais, vereadores, e representantes de diversas instituições que apoiam a iniciativa, como Emater, Unaic, grupos Quilombolas, entre outras. Esta foi a segunda assembléia. A Primeira ocorreu no 3° distrito onde também foram escolhidos 25 representantes.

Para o prefeito Gerson Nunes os conselheiros terão grande responsabilidade junto a administração pública ajudando a construir um modelo novo de administração. "Cada conselheiro irá se doar para que as coisas aconteçam pelo bem de todos. É uma ação muito importante", comentou Nunes. Representando a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), Cleo Aquino Ferreira fez uma breve explicação de como irá funcionar o conselho e como ocorreria a escolha dos conselheiros, um indicado por cada entidade e localidade. "É através do Conselho que iremos organizar as demandas do quarto distrito", disse aos presentes. Uma reunião do Conselho Distrital do 4ª distrito já ficou agendada para o dia 28 de Fevereiro quando serão discutidos os primeiros temas.
Fotos: Augusto Pinz
O vice-prefeito Neizinho Bubolz fez o encerramento do encontro com uma mensagem de otimismo e pedindo que os agricultores presentes trabalhem dentro do conselho para buscar alternativas que mantenham o jovem no campo. Neizinho manifestou preocupação com a crescente migração para a zona urbana que tem gerado desemprego entre os mais jovens. "Temos mais de mil currículos lá pedindo emprego. E são jovens do interior. A melhor vida ainda é no campo. Indo para a cidade acabam encontrando a pobreza", falou.

A Próxima assembléia de formação dos Conselhos Distritais será na quarta-feira (20) no 5º distrito na casa de Renato Fonseca ás 14h00min. Já na sexta-feira (22) a assembléia será com os representantes do 1º distrito. O último encontro será dia 26 de fevereiro no 2º distrito.

13 fevereiro 2013

Prefeitura informa sobre formação dos Conselhos Distritais


A Prefeitura Municipal de Canguçu convida os representantes de associações comunitárias, cooperativas, comunidades religiosas, escolas, times de futebol, CTGs, piquetes, movimentos sociais, movimentos organizados, grupos informais e a comunidade em geral, para participarem da reunião de formação dos conselhos distritais.
Estarão presentes representações das secretarias municipais , do gabinete do prefeito e os administradores distritais. As reuniões serão por distrito e pede-se pelos menos um representante de cada entidade. Participe e ajude a desenvolver a nossa Canguçu.

Segue a data, localidade e horário das reuniões:

Coxilha do Fogo - Salão Primavera – 3° distrito - dia 18/02 às 14 h

Passo do Lourenço - sede da Comunidade Católica São Lourenço - 4° distrito - dia 19/02 às 14 h

Alto Alegre – casa de Renato Fonseca - 5° distrito - dia 20/02 às 14 h

Florida – Igreja Santa Marta - 2° distrito – dia 22/02 às 14 h

Canguçu – Cine Teatro Municipal - 1° distrito - dia 25/02 às 14 h

Nova Gonçalves – 2° distrito – Igreja Paz de Nova Gonçalves – dia 26/02 às 14 h.

SOBRE OS CONSELHOS DISTRITAIS?
No programa de governo do então candidato Gerson Nunes, sobre os conselhos distritais é informado o seguinte:

"Serão criados 05 Conselhos Distritais, sendo um em cada distrito do município, composto pelos representantes das associações comunitárias, comunidades religiosas, clubes de futebol, CPM escolares, grupos formais e informais, dentre outros. Os conselhos terão a finalidade de democratizar as decisões da Administração Pública, acerca de temas como patrulhas agrícolas, conservação de estradas e pontes e infra-estrutura geral, saúde, educação, transporte, saneamento básico, habitação rural".