NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

29 junho 2011

Agricultores protestam buscando renegociação de dívidas

Movimentos sociais ligados aos pequenos agricultores realizam manifestações em todo o Rio Grande do Sul e também Santa Catarina na Jornada Nacional de Lutas pela renegociação das dívidas dos pequenos agricultores com o governo federal. Em Canguçu representantes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e Via Campesina fizeram manifestação em frente a Agência do Banco do Brasil (BB) nesta quarta-feira (29).
Os agricultores ficaram em vigila aguardando informaçoes sobre uma reunião que acontecia em Brasília com o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e representantes dos movimentos. No encontro, na capital federal, ficou acordado que todas as dívidas de investimentos das safras anteriores ao período 2009-2010 que venceriam em junho e julho serão prorrogadas por 60 dias.
O Deputado estadual Edegar Pretto (PT) avaliou como positiva a reunião. “Durante esse período, o governo instituirá um grupo de trabalho para tratar o tema da renegociação e deverá apresentar uma proposta definitiva para o endividamento das famílias. Além disso, os pequenos agricultores que estão nesta situação poderão acessar o Plano Safra, que será lançado pelo governo federal no dia 1º de julho”, esclarece.
No RS, mais de 20 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais realizaram manifestações em diversos municípios. Participaram das mobilizações integrantes da Via Campesina, MST, Fetraf-Sul (Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar) e Fetag (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul). As manifestações encerraram no início da tarde, após resultado da reunião com o governo federal. No período de 60 dias, os agricultores e agricultoras continuarão mobilizados.

Foto: Augusto Pinz

9 comentários:

Anônimo disse...

melhor se tivessem ficado trabalhando em vez de perder o dia protestando, querem ganhar tudo dado do governo, por isso que o país não evolui. e mais, ficam gastando dinheiro nos butecos da frente do banco do brasil kkkkkkk'

Anônimo disse...

Agricultores??? Ou promossão adilson????

Anônimo disse...

bom neste dia que os agricultores deicharão suas propriedades para se mobilizar na frete do banco que onde comsentra o maior numeros de aquisição de pronafes da regão , foi sim uma luta importante para o municipio so que tem aninimos que nao sabe que o limento que tem na mesa do povo canguçuense e dos agricultores daqui de canguçu , mas fazer oq se eles nao sabe , so comprão produtos imdustrializado ;

Anônimo disse...

Anonimo não tem como se promover? Seja criativo para não ta escrevendo bobagem!

Anônimo disse...

Parabens ao MPA, pela coragem em fazer a defesa dos pequenos agricultores, pois só quem conhece a realidade defende essa classe que é responsável por mais de 70% da produção que abastesse a mesa do brasileiro.

Anônimo disse...

Pois é, meus amigos acho que é um direito de de cada um fazer seu protesto, mas fazer oque esse pessoal esta fazendo é coisa pra quem nw tem o que fazer. Eles trancaram o prota do banco do brasil em motivo de protesto, nw é assim que se faz protesto, vcs ao inves de lutar pelos seus ideais estavam atrapalhando aqueles que tinham suas contas a pagar, suas transferencias a fazer, arrumem outra forma de protesto nw assim.

Anônimo disse...

ENQUANTO UNS PROTESTAM DE VERDADE, OUTROS APROVEITAM PARA PASSAR NOS FUNDOS DO BANCO DO BRASIL!!! OUTROS AINDA TIPO OS LIDERES APROVEITAM PARA GARANTIR O DELES!!!

Anônimo disse...

Voces viram ali verdadeiros agricultores? Olhem a produção na colônia, e comparem a produção dessa gente, comparem a produção nos assentamentos, e pesquizem o que nós os contribuintes pagamos para essa gente, pois, ganham terra, alimento, e não produzem nada....são essa gente que protestam......

Anônimo disse...

Estes manifestantes são pessoas trabalhadoras, que merecem o maior respeito da sociedade,por que apezar de todas as intemperes do tempo e do descaso dos goverernos passados que nunca reconheceram a agricultura familiar,como uma atividade produtiva e divercificada,ainda estão no campo produzindo com muita garra.Ao contrario de comentários anteriores são produtores com boa capacidade produtiva, tanto agricultores familiares como assentados, se alguns não produzem é por falta de apoio à produção que não tem um preço justo e uma garantia de comercializaão. e mais uma vez digo MERECEN RESPEITO DA SOCIEDADE.Espero que com o reconecimento das autoridades ( parece que agora enxergaran que os agricultores estão endividados ) venhan à tomar providência em ajudar os agricultores com financiamentos viaveis p/ a agricultura familiar e garantir preço e comercialização justa, bem que podian repassar aos milhares de agricultores os quase 4 bilhões do BNDS que está indo p/ multinacionais, seria de maior proveito pois o dh ficava girando aqui no Brasil e não em outos paises.