Caro, Augusto.
Primeiramente eu gostaria de parabenizar a vocês pelo sucesso do "canguçu em foco" e dizer que eu sou um leitor assíduo do Blog. Eu resolvi escrever este E-mail após ter lido um texto postado no Blog nesta semana. Texto esse intitulado como "informações sobre a diminuição do fumo". A seguir segue meu comentário sobre o texto escrito pela leitora:
Cara leitora,
nós canguçuenses sabemos que Canguçu é o segundo maior produtor de tabaco do Brasil, com mais de quatro mil famílias produtoras. E o tabaco anualmente gera milhões em ICMS ao município. E isso demonstra que, desde o momento que houve a adoção do Tratado da Convenção Quadro pelo Brasil (em 2003), até a data de hoje é muito pouco tempo para se conseguir achar culturas alternativas para todas essas famílias. Mas mesmo assim, é notório que as autoridades pensaram em fontes alternativas (cana-de-açúcar, biodiesel, reflorestamento), mas isso não é tão simples, pois além de existir toda uma questão cultural, ou seja, tem pessoas que não sabem fazer outra coisa a não ser cultivar tabaco, também existe a questão de altos investimentos em infra-estrutura (estufas, galpões, benfeitorias) por parte dos produtores de tabaco.
É de claro entendimento que é necessário buscar cada vez mais fontes alternativas ao tabaco, mas devem ser culturas que tragam renda ao produtor (não somente a sua subsistência) e isso faz com que ele consiga continuar se inserindo na sociedade, mas dificilmente irá se achar outra cultura que renda tanto por área como o tabaco (mais de R$14.000,00 bruto/ha).
Portanto, nesse momento é hora de nos unirmos e defendermos o tabaco. Talvez ao longo de vários anos se consiga achar culturas alternativas ao tabaco, mas atualmente ainda não temos essa demanda.
Atenciosamente: Gerson Lübke Buss (filho de produtor).
Participe do site enviando seus textos para gutopinz@yahoo.com.br
28 comentários:
Acho que é hora dos produtores também começarem a pensar sobre outras alternativas, já que a provável extinção da produção do tabaco é mundial, os que são a favor do tabaco devem lutar por seus direitos, mas pensando em outras alternativas, dou alguns exemplos de produção rentável como:
Tomate;
Gado;
Azeitonas(lucratividade extratosférica, já que a maioria do consumo é importado), produtores gaúchos que começaram produzir estão muito satisfeitos, leva-se 4 anos para crescer as arvores e começar dar lucros, mas pode-se plantar outras coisas no meio e os lucros compensam, pensem nisso.
Genial idéia tua, então teremos que passar fome 4 anos, para depois ter lucro?
Vai te catar..
ao 11:09am:
TOMATE= para se produzir 01 ha.,o gasto é superior a R$ 18.000,00, e a cultura é bem complicada;
GADO= 01 animal por ha./ano.
AZEITONAS= seria igual a mamona, quando surgiu, era p/ ser o sucesso da agricultura, no próximo ano, ninguém mais plantou.R$ 300,00/Ha/ano
Se tudo fosse na prática, como são nos papéis, seria bem fácil substituir o fumo.
Os produtores de fumo são escravos da fumageiras, não tem hora para comer, descansar, nem mesmo para ter uma noite tranquila de sono, mesmo sendo uma produção rentável, estes deveriam procurar alternativas, será que recompensa essa vida que eles estão levando? Podem plantar menor quantidade de fumo e se adequar a outras culturas. A minha preocupação é que o governo brasileiro não incentiva outras culturas, pois não existe preço, o produto importado é mais barato, por que outros países dão incentivo a produção, o governo brasileiro só incentiva as grandes montadoras, ou ainda só falam em meio ambiente, derrepente daqui a alguns anos vamos comer mato...
Gerson, não sou muito a favor dos comentários, mas decidi me manifestar a respeito da tua colocação.
Na casa da minha família também se planta fumo,e a muito tempo não sou a favor, porém a minha intenção foi somente esclarecer sobre essa proibição, já que da maneira que falaram durante a manifestação deu a impressão que essa história era recente e que não estava a tantos anos em pauta.
Não pretendia me posicionar contra a produção pois vejo a mudança que ocorreu no interior do município, mas acho que as pessoas devem ter o máximo de informação possível para poder expressar a sua opinião.
E assim como falaram muito em fuma quem quer, também acho que planta quem quer, e que proibir não é o melhor caminho, o correto seria investir em campanhas educativas para o combate ao fumo, dessa forma o processo seria mais natural.
Sobre o comentário do anônimo covarde das 12:57 PM, como foi dito, dá para plantar outras coisas no meio da azeitona, além de grosso, ignorante, não leu o comentário inteiro, e o comentário era para as pessoas começarem a pensar em outras alternativas, já que a extinção do tabaco parece ser um coisa inevitável, independente de ser a favor ou contra.
Também concordo com alguns comentários acima, sobre os agricultores pensarem em alternativas, mesmo eu sendo a favor do cultivo do fumo, acho que está com os dias contados, porque no mundo inteiro existe campanhas contra o cigarro, devemos lutar até o fim, mas não podemos passar fome, temos que achar outra coisa antes que seja tarde
Todos sabemos que o interior de canguçu vive das lavouras de fumo, e é rentavel pq é uma cultura familiar nao precisa-se pagar para trabalhar, então trabalha desde crianças ate idosos, eu na minha opinião acho que teriam que procurar outras alternativas de plantio, pq penso no planeta tbm, pois tds sabem que usam mto veneno e isso vai parar na agua que temos pouca e daqui à uns anos teremos menos ainda.....mas porém nossa canguçu vive disto, o interior hj é rico por isto. Sempre existe os 2 lados da moeda.
Gente, não adianta!A produção vai acabar e os produtores que se virem pra achar outra alternativa...é sempre tudo assim, CICLOS, e o do fumo já era,se não hoje, amanhã!Como já se falou este assunto não vem de hoje e o que vão fazer????Procurar alternativas qdo já a proibição for real???Os nosso governantes locais já devem estar com isto pronto...ou só vão ficar chorando a perca de R$X,XX ICMS caso não se plante mais fumo????Já tá mais do que na hora de agir....Mas essa é o principal CULTURA brasileira, "DESCANSO", "DEPOIS A GENTE VÊ", "ISSO NÃO ACABA"... e nada, nada, nada de atitude. Não estou falando da luta contra a proibição, mas na busca de alternativas, que como já foi dito, este caso não vem de hoje e ainda nada foi apresentada ou cogitado...à não ser a azeitona do outro comentário..heheh
Seu Daniel, posso ser grosso e ignorante, mas também sou realista.Esse ano aqui onde moro,o fumo do cedo pegou 80 dias de seca e depois granizo.E o fumo do tarde pegou mais de 1000 milímetros de chuva!E o resultado é que mesmo assim teremos super safra, será que a tua azeitona resistiria a tudo isso, ou será que ficaria apenas do tamanho de uma ervilha!! Cada um que me aparece!
6:37 PM:
para ti ficar sabendo, a soja, o milho, o tomate,a batata, o pêssego...esses aí não vão venenos néhhh!!!
entre eles o fumo é o que menos vai veneno, o atrasado.
Concordo plenamente com o Daniel, acho que é hora de pensar em outras culturas, não sou contra o plantio do fumo, mas os canguçuenses tem que APRENDER A PENSAR, existem muitas possibilidades, além do mais esses produtores são escravos das fumageiras.
Eu ,atrasado, me diz onde tem batata, milho e soja sem veneno,e qual a renda que eles dão em uma pequena propriedade???Não tira nem a despesa.
Tu não sabe merda nenhuma da colônia, vais querer ensinar nós colonos a trabalhar agora???Te enxerga palhaço!
Acho que o pessoal que se coloca contra o fumo,pouco conheçe a colonia! Aqui em casa nos plantamos fumo ha 19 anos interuptos,e a mais de 40 anos no total e graças a essa cultura podemos levar uma vida tranquila no lado financeiro,o que nenhuma outra cultura nos iria proporcionar! Concordo,que o fumo leva muito veneno,mas meus sogros sao produtores de verduras,e eu me assusto o quando de veneno eles tem de utilizar,para que possasm produzir seus produtos sem terem perdas por causa de pestes,insetos,etc...
E dizer que o serviço no fumo é desumano,pera ai,quem produz leite,por exemplo,tbem tem de trabalhar de segunda a segunda o ano inteiro!!! E sugerir que nos plantemos azeitona,por favor,acho que essa pessoa nunca deve ter trabalhado na colonia pra falar isso!!! Antes disso,preferiamos plantar "sagu"!!!
10:32am; é claro que tu é um atrasado, pois tu não sabe nem o que tu escreve
na 1a. parte tava tirando uma com a tua cara, e na 2a.parte=...entre eles o fumo é o que menos vai veneno...
entendeu agora ou quer que desenhe pra ti?
tu deu a entender no teu comentário q tem que achar outra alternativa pois usam muito veneno no fumo, e vai para a agua, ok!
e sobre a tua ultima frase, sou colono,mas um pouquinho de interpretaçaõ e estudo, não faz mal à ninguém! TATÚ!!
Mas que povinho ignorante esse, parecem "burro de olaria" só andam na volta, tem mais é que ser escravos dessas fumageiras mesmo, nunca tentam nada,podem até plantar fumo, mas poderiam diversificar essa cultura, para que não passem trabalho no futuro se o plantiu de fumo for instinto
Se querem dinheiro, plantem maconha que com certeza dá mais dinheiro!!!
Ja que fumo da tanto dinheiro... o que significa mais de 700 ações das empresas fumageiras nos agricultores produtores dessa cultura? Vão até o escritorio do Dr: Claudiomar (advogado) e verifiquem. Coitado dos nossos agricultores, vão acabar ficando sem terra nem para plantar a batata e o feijão que alimenta o povo brasileiro. E ai meu povo?
A colônia toda apreensiva e ainda vem uns fazer piada, chamar os colonos de burros, ignorantes e que deveriam plantar maconha!
Por acaso a tua maconha já terminou e queres arrumar mais???
Vai fazer piada dos vagabundos e não e não dos trabalhadores.
Gente pelo que li o fumo dá uma grana federal, então há anos plantando fumo devem ter uma poupança colossal. Agora é só administrar e aproveitar a vida.
anonimo 4:05pm, em primeiro lugar, essas mais de 700 ações, são movidas contra aventureiros, que ficaram sabendo que o fumo dava dinheiro e disseram: -vô plantá!
por que os colonos que são colonos de verdade, é difícil ter um com processo por falta de pgto.
quantos venderam suas casas na cidade, e nem capinar sabiam, e foram plantar fumo. aí tem que se ferrar mesmo.
Ninguem falou aqui que o fumo da um dinheiro federal,da pouco,mas o suficiente para levar uma vida confortavel,salvo para alguns que não sabem manusear uma enxada!!!
E pro amigo,que ficou fazendo chacota do outro que nao conseguiu se expressar direito,fica a minha indignaçao,pois a vezes nois aqui na colonia,nao tivemos as mesmas oportunidades de estudo que voceis da cidade tiveram!!!glipotin
ao 8:21pm, pode não ter uma poupança colossal,por que esta investido em propriedade rural , tratores e implementos novos, veículos zero bala etc.
tu por falta de grana, deve ficar enfiado na cidade, e não deve conhecer o línimo do município para fazer um comentário desses.
ahhh!!, me esqueci, aqui pela redondeza, qdo casa um filho de fumicultor, o pai dele geralmente dá uma propriedade de terra ou um trator.são varios os casos.e, outro ganhou R$100.000,00 p/ fazer a casa.ao longo da tu vida, ja juntaste 100mil?
tanta gente fala do fumo sem ter o minimo de conhecimeto!!
um exemplo bem claro disso, é o vereador gerson disser pela radio cultura que o fumo virginia possui " 20 e poucas classes"
mas para deixar bem esclarecido esta variedade de fumo possui 41 classes!!!!
por favor,néah!!!
éhhh 12:13 PM, tu não leu direito, néhh!
NA PARTE EM QUE DIZ:
...e sobre a tua ultima frase, sou colono,...
ISTO QUER DIZER QUE EU TAMBÉM SOU COLONO.(AGRICULTOR). tatu numero 2.
e também tive muita diculdade em completar meus estudos. entendeu agora.
nao sei se voces sabem mais a souza cruz esta testando uma maquina de colher fumo aqui em canguçu que vai ser viavel para os grandes produtores ou seja o pequeno nao vai ser viavel pois ela sai muito cara.
12:16pm, a tal da máquina que tu diz que tão testando, foi um verdadeiro fiasco.tiveram na casa de um produtor quase uma semana e não conseguiram fazer a maquina colher.e diz que vieram tecnicos ate de SP.
Se pegar uma CEIFA, funciona melhor! rsrsrs
sou produtor de fumo a mais de 24anos hoje pla ntamos 350.000pès de fumo no municipio de imbituva no parana.mas com certeza o fumo jamais vai deixar de ser produzido no brasil e muito em breve a producao vai ser quase 100% mecanizada,a maquina de colher fumo è real e vai chega para ficar.o brasil esta muito atrasado comparando com outros paìses na producao do fumo se duvidan pesquisen os vidios no you tube,digiten o seguinte (reccoltta cima tabacco)sem alterar nenhuma letra e vejan como sera o futuro da producao de fumo em grande escala, com maquinas altamente sufisticadas na colheita do tabaco.
Senhores, sou um engenheiro, e tenho uma metalurgica no norte do RS, e estou desenvolvendo a colhedora de fumo e a transplantadora, para pequenos produtores, que o conjunto das duas maquinas não ultrapassarão R$20.000,00, estou tentando ajudar o produtor a melhorar seu trabalho, pois como engenheiro agrícola, conheço a realidade, e também sei que não é tão simples assim para substituir o tabaco, o que devemos fazer é melhorar as condições de trabalho para os produtores que é o nosso principal objetivo. A colhedora com um operador vai colher em média 2.000 talos por hora e a transplantadora irá transplantar 2.3 ha/dia. A cultura do fumo não pode parar, pois só no sul do país são mais de 180.000 produtores, com que trabalhará toda essa gente...????
Postar um comentário