NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

23 março 2011

Arrombamentos e assaltos no 5º distrito de Canguçu

Prezado Augusto, gostaria que postastes a seguinte matéria onde manifesto minha indignação com o que vem acontecendo aqui no 5º distrito, nas localidades de Armada, Costa do sapato e Bela Vista, conforme segue:

Indignação! Essa é a palavra que uso para expressar o que, juntamente com as pessoas de bem dessa região, estou sentido ao ser informada, em pleno domingo (20/03) que a escola em que trabalho (José Luiz da Silva) mais uma vez foi "visitada" pelos "amigos do alheio"na noite de sábado, os quais desligaram a chave geral da energia elétrica julgando assim que estariam desativando o alarme da escola e logo após, detonaram o cadeado da grade que protege a porta de acesso ao Laboratório de Informática e à Biblioteca da escola e também liquidaram a porta de madeira. Lá temos 12 microcomputadores com acesso à internet todos interligados por um sistema de segurança, material para a sala de recursos e mais alguns ítens. Para nossa surpresa nada foi levado.
Sem falar que, no ano passado, sumiu uma câmera digital da mochila de uma aluna no refeitório e o meu aparelho celular de dentro da minha sala de coordenação (este consegui recuperar após alguns dias após muito esforço e investigação) e no início desse ano uma residência aqui na Várzea do Sapato foi assaltada a tarde e a Brigada Militar foi aparecer aqui por volta das 22h, depois que os larápios já andavam longe. Também há poucos dias um senhor morador da Bela Vista vendeu um gado, recebeu o dinheiro e cerca de uma hora ou mais depois, fora assaltado, sendo que os ladrões levaram todo o dinheiro que o coitado haveria arrecadado com a venda dos animais. Também em dezembro de 2010 ou janeiro desse ano, não me recordo bem,um pecuarista estava fazendo pastagem para o gado na localidade denominada Costa do Sapato quando deixou os seus dois tratores no local ao anoitecer. Na manhã seguinte qual a surpresa ao constatar que os tratores estavam "depenados", ou seja, tiraram rodas dianteiras, bateria, bomba injetora, etc.
Para completar nossa preocupação, na manhã desta terça-feira chega-nos a notícia de que a porta da frente do CTG Sentinela da Armada estaria aberta. A diretora de nossa escola e também esposa do patrão daquele CTG foi até lá averiguar e retornou desolada ao constatar que vários ítens do museu daquela entidade havia sido furtado, bem como um botijão de gás, panelas de ferro, etc...
O mais triste é que tudo leva a crer que há alguém aqui da região envolvido nesses atos ilícitos pela forma como vem sendo praticados.
Fica-nos a pergunta: O que será de nós? Em que tempos estamos vivendo? O que estaria acontecendo com os seres humanos que praticam tais atos julgando-os "normais"?
Estamos todos em pânico.
Que Deus nos proteja e que as autoridades judiciais tomem alguma providência para que fatos como esses sejam evitados em nossa comunidade urgentemente, antes que alguma tragédia maior aconteça.

Att,
Onaira Soares da Fonseca
Coord. Pedagógica da E.M.E.F. José Luiz da Silva
Membro da atual patronagem do CTG Sentinela da Armada

email enviado para gutopinz@yahoo.com.br

7 comentários:

Anônimo disse...

Antigamente tinha um posto policial no 5º distrito... Acho que seria interesante nos mobilizar revindicando uma maior atenção da policia, pois eles chegam aqui depois que os ladrões já estão longe... E além dos arrombamentos, o roubo de gado é um problema que tbm tem que entra em questão. Precisamos de providências das autoridades que deveriam ser competentes.

Ariane Soares da Fonseca disse...

Triste :/ Só resta manter a calma e reivindicar nossos direitos esperando que sejamos atendidos.

Anônimo disse...

Lamentamos muito tudo o que vem acontecendo em nossa comunidade pois somos também moradores desta região, hoje fortemente encomodada por tais episódios de furtos e arronbamentos.Não nos sentimos seguros nem mesmo de dia em nossas residências.Pensamos que seria a hora do 5º Distrito ter de volta seu posto policial como assim era antigamente.

Anônimo disse...

Isso mesmo 12:10... apoiado plenamente! REABERTURA DO POSTO POLICIAL DA ARMADA JÁ!!!

Anônimo disse...

Analisando a matéria se percebe que os relatos são verdadeiros e muito preocupante só não entendi o por que que não foi dilvulgado os roubos de gado que acontecem com muita frequencia e pricipalmente na costa do sabato

Onaira disse...

Respondendo ao questionamento do anônimo 10:29, realmente abigeatos têm acontecido em várias localidades do 5º distrito, não só na Costa do Sapato, mas desses não tenho informações claras sobre como aconteceram para divulgar, as únicas informações claras que sei é que minha família também foi vítima por duas vezes, sendo na primeira duas novilhas chucras que saíram para a estrada e desapareceram não sendo encontradas nem vivas, nem mortas e noutra feita uma vaca gorda que também saiu para a estrada e não mais foi encontrada. Além disso faltou relatar também sobre uma interceptação a uma carga de fumo que se dirigia para a BR 116, nas imediações do Paraíso, a qual foi trazida e escondida numa propriedade ao lado da minha casa antes do amanhecer. Houve também a retirada de duas cargas de madeira de acácia de uma determinada propriedade sem a autorização do dono. Todos os meus relatos são verdadeiros, a prova é que ASSINO o que digo.
Quero deixar claro que não acuso ninguém, pois penso que para se acusar, tem que se ter provas e quem me conhece e convive comigo sabe como sou e como penso.
Isso é tudo.

Onaira disse...

Augusto, gostaria de me retratar em relação ao que falei no comentário anterior sobre DUAS CARGAS DE MADEIRA DE ACÁCIA que teriam sido retiradas de uma propriedade sem a autorização do dono, pois fui procurada pela pessoa que retirou a madeira o qual me disse ter comprado essa madeira e ter um recibo assinado pelo proprietário da terra e/ou da madeira. Assim sendo, retiro o que escrevi em relação a esse acontecimento.