NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

14 setembro 2014

Associação Pomerana entrega reivindicações ao Prefeito

A Associação Cultural Pomerana Canguçuense entregou, ao prefeito Gérson Nunes (PT), na última sexta-feira (12), um documento com reivindicações do grupo para ações voltadas a valorização da cultura pomerana em Canguçu. A entrega ocorreu na sala de reuniões da Prefeitura com a presença de diversos integrantes da associação e reitera pedido semelhante já de 2013 quando surgiu a associação.
O grupo pede, no documento entregue, a inclusão da disciplina de estudo da língua pomerana no currículo escolar ainda no ano de 2014. O município teve uma lei aprovada em 2010 sobre o tema e até o momento não colocou em prática. 
A associação pede, também, que seja feito intercâmbio cultural com municípios da região Sul, a exemplo de São Lourenço do Sul, e outros municípios dos estados do Espírito Santo (ES) e Santa Catarina (SC) que tem boas práticas na arte e no ensino da língua pomerana. Por fim também pedem a cedência, sob forma de comodato, do antigo prédio da escola Carlos Moreira, no Canguçu Velho - 1º distrito - para instalações futuras de um museu.

O prefeito Gerson Nunes se mostrou receptivo as ações e pretende estudar as solicitações. Durante o encontro ele também ouviu o relato dos integrantes da associação sobre diversas práticas regionais que tem se mostrado corretas na valorização da cultura pomerana e que podem servir de exemplo para o município.
Em Canguçu já está sendo ministrada a língua pomerana na escola estadual de ensino médio João de Deus Nunes de forma optativa e conta com 40 alunos. Na rede municipal a sugestão da inclusão da disciplina pode ser tanto no programa "Mais Educação" quanto nas disciplinas específicas já na grade curricular. 
A Associação Cultural Pomerana Canguçuense se reúne toda primeira terça-feira do mês e está aberta a participação de todos aqueles que busquem maior conhecimento sobre os pomeranos na intenção de preservar esta importante cultura tão forte na região.
Fotos: Augusto Pinz/Canguçu em Foco

Nenhum comentário: