NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

Mostrando postagens com marcador royalties. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador royalties. Mostrar todas as postagens

06 dezembro 2012

Votação dos vetos dos royalties 19 de dezembro

O presidente do Senado Federal, José Sarney (PMDB/AP), sugeriu a data de 19 de dezembro para a sessão do Congresso Nacional, com o objetivo de discutir e votar os vetos da presidente Dilma Rousseff ao projeto dos Royalties. A data discutida durante reunião com líderes partidários, governadores e com representantes da Confederação Nacional de Municípios (CNM). 
Sarney lembrou durante a conversa com parlamentares e a CNM que foi em seu gabinete que nasceu o acordo entre Senado, Câmara, governo e CNM, que permitiu a construção do projeto de lei 2645/2011 que trata da divisão dos royalties. 
O requerimento pedindo a urgência da votação dos vetos pelo Congresso Nacional deverá contar com no mínimo 42 assinaturas de senadores e 257 de deputados. Conforme informações do senador Wellington Dias (PT-PI) as assinaturas dos senadores já estão garantidas. 
Na Câmara os coordenadores das bancadas estaduais estão colhendo assinaturas dos parlamentares. A CNM esteve presente na reunião através do seu primeiro secretario, Jair Souto. Sarney ainda informou aos parlamentares e senadores que ao longo da tarde recebeu telefonemas de diversos governadores que estavam agendados, mas não conseguiram comparecer.
Fonte: CNM

01 dezembro 2012

Frustração marca veto dos Royalties

Mesmo com o apelo dos Municípios brasileiros, a lei dos royalties foi sancionada com o veto do artigo terceiro, que definia a justa partilha para todos os Estados e Municípios. O anúncio feito na tarde desta quinta-feira, 30 de novembro, durante coletiva de imprensa com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; o ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti; e do ministro da Educação, Aloízio Mercadante. Para o Presidente da AZONASUL, Prefeito de Pelotas Fetter Júnior, frustração foi a palavra que definiu o ato. Fetter diz que tudo o que foi dito durante a coletiva realizada em Brasília, na tarde de sexta (30), para explicar os motivos do veto, ficou muito confuso. “Só teremos certeza absoluta de todos os desdobramentos, na terça-feira, quando o texto da nova lei for publicado no Diário Oficial da União (DOU), até lá tudo o que for dito será especulação”, diz o prefeito, indignado para reportagem do jornal Diário Popular.
Governadores e Parlamentares de 24 estados pretendem se reunir no dia 04 de Dezembro, em Brasília, para um esforço concentrado na tentativa de mobilizar a derrubada do veto no Congresso Nacional. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgou nesta sexta-feira (30) nota lamentando a decisão da presidente Dilma Rousseff sobre o projeto de lei que redistribui os royalties do petróleo. Clique AQUI e leia o conteúdo da nota.

07 novembro 2012

Câmara aprova redistribuição dos royalties


Na noite de terça-feira, o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, por 286 votos a 124, o Projeto de Lei 2565/11, do Senado, que redistribui os royalties do petróleo entre estados e municípios produtores e não produtores. O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS) defendeu a aprovação urgente deste projeto.

Durante pronunciamento em plenário, antes da votação, Hamm comentou sobre as dificuldades financeiras enfrentadas pelos municípios.  “Hoje, com os incentivos que o Governo deu para isenção e redução do IPI sobre material de construção, bens duráveis, a exemplo de eletrodomésticos e veículos, as receitas dos municípios caíram muito, porque o reflexo foi exatamente na receita dos municípios”, observa Hamm ao exemplificar que no município de Horizontina a perda foi na ordem de R$ 1,2 milhão, conforme relatado pelo prefeito Irineu Colato, que o acompanhava no plenário.

O deputado defendeu a importância de manter a origem do texto, que preconiza uma distribuição de 50% para a educação e outros 50% compartilhados em saúde, em infraestrutura. “Dessa forma, estaremos votando pelo País, dando essas condições para melhorar a vida das pessoas e garantir, a educação, melhorias na saúde e infraestrutura”, complementou Hamm ao defender a votação do fundo de participação compartilhada, já com a obtenção dos recursos ainda em 2013 e que dará condições para que, na gestão dos serviços públicos, os tributos arrecadados retornem aos municípios, inclusive os federais, a fim de melhorar a vida das pessoas.