O município de Canguçu promoveu nesta quarta-feira (17/04), o 1º Mutirão de Recolhimento de Lixo nos Assentamentos da Reforma Agrária, uma ação conjunta da equipe de assistência técnica e social da Emater/RS-Ascar, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Secretaria Municipal de Planejamento, Meio Ambiente e Urbanismo. O objetivo é implantar um processo contínuo de recolhimento e coleta seletiva do lixo.
O trabalho está sendo desenvolvido desde o ano 2012. Segundo o extensionista da Emater/RS-Ascar, Samuel Rutz, as ações fazem parte de um projeto mais amplo de educação ambiental permanente com as famílias. A partir de encontros intitulados “As mulheres e a Agroecologia”, realizados no mês de março, a agenda do recolhimento do lixo foi programada. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural disponibilizou duas caçambas, o caminhão da coleta seletiva e o pessoal necessário para a atividade. O material recolhido foi enviado para a Cooperativa de Trabalhadores em Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos e para a estação de transbordo da Prefeitura de Canguçu.
A coordenação da atividade de recolhimento de lixo elaborou uma cartilha, que serviu de material de divulgação entregue nas escolas onde estudam os filhos das famílias assentadas. Outras formas de comunicação para divulgar foram utilizadas, entre elas, o rádio e as reuniões com as comunidades. As mensagens da cartilha possuem informações sobre que tipo de material deve ser recolhido (metais, embalagens plásticas, papeis, etc).
No primeiro mutirão foram percorridos seis assentamentos, beneficiando 140 famílias. Conforme informou o extensionista da Emater/RS-Ascar Adão Batista, a partir desta atividade deverá ser realizado o agendamento do recolhimento do material reciclável nas localidades, fazendo a coleta sempre que o volume acumulado justificar o deslocamento do transporte.
Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Pelotas
