NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

Mostrando postagens com marcador reciclagem. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador reciclagem. Mostrar todas as postagens

19 abril 2013

Canguçu promove mutirão de recolhimento de lixo em assentamentos


O município de Canguçu promoveu nesta quarta-feira (17/04), o 1º Mutirão de Recolhimento de Lixo nos Assentamentos da Reforma Agrária, uma ação conjunta da equipe de assistência técnica e social da Emater/RS-Ascar, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Secretaria Municipal de Planejamento, Meio Ambiente e Urbanismo. O objetivo é implantar um processo contínuo de recolhimento e coleta seletiva do lixo. 

O trabalho está sendo desenvolvido desde o ano 2012. Segundo o extensionista da Emater/RS-Ascar, Samuel Rutz, as ações fazem parte de um projeto mais amplo de educação ambiental permanente com as famílias. A partir de encontros intitulados “As mulheres e a Agroecologia”, realizados no mês de março, a agenda do recolhimento do lixo foi programada. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural disponibilizou duas caçambas, o caminhão da coleta seletiva e o pessoal necessário para a atividade. O material recolhido foi enviado para a Cooperativa de Trabalhadores em Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos e para a estação de transbordo da Prefeitura de Canguçu. 

A coordenação da atividade de recolhimento de lixo elaborou uma cartilha, que serviu de material de divulgação entregue nas escolas onde estudam os filhos das famílias assentadas. Outras formas de comunicação para divulgar foram utilizadas, entre elas, o rádio e as reuniões com as comunidades. As mensagens da cartilha possuem informações sobre que tipo de material deve ser recolhido (metais, embalagens plásticas, papeis, etc).

No primeiro mutirão foram percorridos seis assentamentos, beneficiando 140 famílias. Conforme informou o extensionista da Emater/RS-Ascar Adão Batista, a partir desta atividade deverá ser realizado o agendamento do recolhimento do material reciclável nas localidades, fazendo a coleta sempre que o volume acumulado justificar o deslocamento do transporte. 

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Pelotas

16 setembro 2011

Coleta do lixo reciclável normal dia 19

A Secretaria Municipal de Planejamento, Meio Ambiente e Urbanismo informa a comunidade de Canguçu que na próxima segunda-feira (19/09/2011) a coleta do lixo reciclável ocorrerá normalmente. Na terça-feira (20/09/2011) por ser feriado estadual, não ocorrerá a coleta do lixo reciclável.

Atenciosamente,
Núcleo Técnico do Meio Ambiente

18 maio 2011

Reciclar é Aprender, Aprender é Reciclar

Desenvolver ações coordenadas de conscientização sobre a Reciclagem do lixo limpo, envolvendo a comunidade escolar, proporcionando uma contínua reflexão sobre nossas ações, desta forma para uma valorização efetiva do tema abordado. Este é o objetivo da E.M.E.I. Madre Madalena com o projeto "Reciclar é aprender, aprender é reciclar".
Durante a execução do projeto com toda a equipe escolar, a escola busca a conscientização sobre a importância da Reciclagem de lixo desenvolvendo ações de Preservação e cuidados com o Meio Ambiente. Com isso promover o interesse e participação dos alunos e suas famílias a respeito do trabalho de separação do lixo em suas casas.
Diversas ações estão sendo desenvolvidas envolvendo escola, alunos e comunidade em geral. A primeira etapa ocorreu dia 11 de maio quando os alunos sairam nas casas próximas ao educandário para realizar algumas atividades
Ações a serem Desenvolvidas:
Na escola:
Equipe Diretiva, Professores e funcionários:
. Estudos sobre o tema. “ Reciclagem” em revistas, jornais, internet.
. Debates sobre o tema e como serão realizadas as ações dentro do ambiente escolar;
. Participação nas atividades internas e externas que envolvem o tema.
Alunos:
. Estudos sobre o tema através estudos, livros, revistas, jornais, vídeos do youtube, pesquisas na net;
. Historinhas com fantoches;
. Confecção de Painéis e Murais;
. Confecção de folders explicativos para conscientização da comunidade como um todo;
. Confecção de máscaras e brinquedos com o material reciclável;
. Passeios na comunidade para explicação do recebimento do lixo em nossa escola e conscientização da reciclagem do lixo limpo;
. Criação da equipe de reciclagem ”Pequenos ação, grandes resultados”
Reciclando para;
. Reciclar é aprender, aprender é reciclar
. Visita ao Central de Seleção e classificação do lixo reciclável.
. Construção da horta e composteira.
. Trabalho de campo para conscientização sobre reciclagem
Comunidade:
. Palestras;
. Concurso para criação do slogan do projeto;
. Participação nas atividades a serem desenvolvidas nas escolas;
. Construção da horta e compostagem;
. Mateadas;
. Reuniões e debates;
. Pesquisas;


30 abril 2010

Secretaria se manifesta sobre lixo reciclável

Em resposta a manisfestação de um leitor recebemos o seguinte informativo:

Informativo a respeito da Reciclagem de Lixo em Canguçu
Infelizmente este é um problema que atinge não só o nosso município, mas um grande universo deles. Temos uma cooperativa de catadores (COORELCAN) que não é vinculado à Prefeitura, mas mesmo assim, a Administração Municipal se empenha e muito em colaborar com a mesma, conforme a permissão da Legislação. Se o preço dos vidros não é favorável aos cooperados não tem como a Prefeitura intervir.

Saibam caros leitores que a Secretaria Municipal de Planejamento, Meio Ambiente e Urbanismo está empenhada em resolver a questão, mas depende de recursos oriundos de fora do município. O projeto do Galpão de Triagem e da Usina de Compostagem, que passam por diversas fases para a liberação de recursos, sendo que está em fase final de licitação a conclusão do Galpão de Triagem para devida prestação de contas e então a liberação da primeira etapa da Usina de Compostagem, onde está previsto um local corretamente adequado dentro da Legislação prevista a armazenagem dos vidros que será após determinada quantidade (carga de 15 toneladas) vendidos pela Cooperativa a uma empresa especializada.

Acrescento que o lucro da Administração Municipal é o mesmo de que todos os cidadãos, que é ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE ambiental, ou seja, a preservação do meio ambiente!

Secretaria Municipal de Planejamento, Meio Ambiente e Urbanismo

Se você não leu a manifestação do leitor clique AQUI
 
Mande sua manifestação, sobre qualquer tema, para o email: gutopinz@yahoo.com.br

14 dezembro 2009

Garrafas Pet

A Secretaria de Assistência Social está recolhendo garrafas pet que serão usadas para a decoração do "Natal Serra do Sul". As doações podem ser entregues na própria Secretaria junto a praça Dr. Francisco Carlos dos Santos, ao lado do Cine Teatro.
Além de colaborar para a ornamentação do evento você estará colaborando com a limpeza pública e evitando que um produto que leva 450 anos para sumir da natureza acabe poluíndo nosso meio ambiente.