NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

18 maio 2011

Reciclar é Aprender, Aprender é Reciclar

Desenvolver ações coordenadas de conscientização sobre a Reciclagem do lixo limpo, envolvendo a comunidade escolar, proporcionando uma contínua reflexão sobre nossas ações, desta forma para uma valorização efetiva do tema abordado. Este é o objetivo da E.M.E.I. Madre Madalena com o projeto "Reciclar é aprender, aprender é reciclar".
Durante a execução do projeto com toda a equipe escolar, a escola busca a conscientização sobre a importância da Reciclagem de lixo desenvolvendo ações de Preservação e cuidados com o Meio Ambiente. Com isso promover o interesse e participação dos alunos e suas famílias a respeito do trabalho de separação do lixo em suas casas.
Diversas ações estão sendo desenvolvidas envolvendo escola, alunos e comunidade em geral. A primeira etapa ocorreu dia 11 de maio quando os alunos sairam nas casas próximas ao educandário para realizar algumas atividades
Ações a serem Desenvolvidas:
Na escola:
Equipe Diretiva, Professores e funcionários:
. Estudos sobre o tema. “ Reciclagem” em revistas, jornais, internet.
. Debates sobre o tema e como serão realizadas as ações dentro do ambiente escolar;
. Participação nas atividades internas e externas que envolvem o tema.
Alunos:
. Estudos sobre o tema através estudos, livros, revistas, jornais, vídeos do youtube, pesquisas na net;
. Historinhas com fantoches;
. Confecção de Painéis e Murais;
. Confecção de folders explicativos para conscientização da comunidade como um todo;
. Confecção de máscaras e brinquedos com o material reciclável;
. Passeios na comunidade para explicação do recebimento do lixo em nossa escola e conscientização da reciclagem do lixo limpo;
. Criação da equipe de reciclagem ”Pequenos ação, grandes resultados”
Reciclando para;
. Reciclar é aprender, aprender é reciclar
. Visita ao Central de Seleção e classificação do lixo reciclável.
. Construção da horta e composteira.
. Trabalho de campo para conscientização sobre reciclagem
Comunidade:
. Palestras;
. Concurso para criação do slogan do projeto;
. Participação nas atividades a serem desenvolvidas nas escolas;
. Construção da horta e compostagem;
. Mateadas;
. Reuniões e debates;
. Pesquisas;


3 comentários:

LISI disse...

Parabéns para toda a equipe da escola,principalmente para a Muriel que é uma excelente profissional.Sucesso no trabalho!!

Anônimo disse...

aii a mumu tao bunitinha mexendo nos pastinhos! mostrando bem o dia a dia! q trabalho lindo!

Anônimo disse...

A reciclagem é muito importante tanto socialmente com ambientalmente pois gera renda para familias de colaboradores ambiental (catadores)como ambiental pois diminui a extração de materiais primas e diminui o lixo. Mas temos que deixar de clicar sempre no termo conscientizar pois consciente todos estamos e até mesmo crianças de cinco anos já sabem do tema. Temos agora é instruir nossos alunos a por em pratica todos os dias estes ensinamentos.Bom se fizer uma pesquisa nas casas de muitos professores veremos que muitos só falam mas não fazem nenhuma tipo de reciclagem. Não podemos ensinar (faça o que digo e não faça o que faço). Primeiramente temos que começar por nós. RECICLE-SE!