NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

Mostrando postagens com marcador indústrias. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador indústrias. Mostrar todas as postagens

25 maio 2015

Dia de celebrar indústria e ações de combate ao trabalho infantil

25 de maio 2015 (Dia da Indústria) - A Região Sul do Brasil concentra um dos maiores complexos fabris de beneficiamento de tabaco em folha do mundo, envolvendo milhares de empregos diretos e indiretos. Todos os anos, o Brasil recebe clientes de aproximadamente 100 países interessados no tabaco produzido na Região Sul. A tradição do produto está atrelada à alta qualidade e integridade do produto, como também à produção sustentável, mas tem sofrido com os crescentes custos de mão de obra, energia e insumos, aumentando a atratividade do produto de países concorrentes, especialmente dos africanos. A conjuntura desses e outros fatores levaram a uma queda de 24% nas exportações do produto em 2014. Para 2015, pesquisa realizada junto à PriceWaterhouseCoopers (PwC) no final de março apontou a tendência de uma exportação (em dólares) semelhantes ao do ano passado (+2% a -2%).


"A demanda por tabaco continuará existindo, mas precisamos ajustar a produção ao mercado, com um custo que seja possível manter o produto brasileiro competitivo no mercado internacional. Os países africanos são nossos maiores concorrentes nesse sentido, pois produzem tabaco semelhante ao nosso, mas com um custo de produção menor", avalia o presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Iro Schünke. Para o executivo, o tabaco continuará sendo parte importante da balança comercial brasileira, especialmente da gaúcha (em 2014 representou 10,2% das exportações do Rio Grande do Sul), assim como na geração de renda e empregos para centenas de municípios.

No mesmo dia em que o Brasil celebra o setor industrial, o SindiTabaco comemora o 4º aniversário do Programa Crescer Legal nesta segunda-feira, 25 de maio. Trata-se de um dos maiores programas de combate ao trabalho infantil na agricultura do mundo. De acordo com a legislação vigente, menores de 18 anos não podem trabalhar na cultura do tabaco. Neste sentido, o acordo prevê a exigência do comprovante de matrícula escolar dos filhos de produtores no período da assinatura do contrato de comercialização de safra entre produtor e empresa e o comprovante de frequência ao final de cada ano letivo. 

Considerado um problema cultural, erradicar o trabalho de crianças e adolescentes na agricultura familiar tem sido o desafio do programa Crescer Legal. O principal trabalho é o da conscientização, por meio de seminários, treinamentos, distribuição de cartilhas de orientação, veiculação de campanhas de mídia sobre o tema e parcerias que promovem a educação e qualificam o jovem para a sucessão nas propriedades.

CONSCIENTIZAR PARA MUDAR - Ciclos de Conscientização sobre saúde e segurança do produtor e proteção da criança e do adolescente são promovidos anualmente na Região Sul do Brasil desde 2009. De lá para cá, foram seis edições anuais, totalizando 38 eventos em diferentes municípios da Região Sul e um saldo de 15 mil pessoas conscientizadas. Em 2015 serão sete encontros em três municípios gaúchos, dois catarinenses e dois paranaenses. No Rio Grande do Sul os seminários acontecem em Paraíso do Sul, Sinimbu e Barão do Triunfo, no mês de julho, com datas a serem confirmadas. Em Santa Catarina e no Paraná, os eventos acontecem no segundo semestre e os municípios e datas serão divulgados em breve.

NA PRÁTICA
--- Pesquisa realizada com produtores após o 6º Ciclo de Conscientização, em 2014, demonstrou que:
* 83% dos participantes se sentiram melhor informados sobre os temas
* 87% acreditam que o conhecimento sobre o assunto pode promover a mudança de atitude dos produtores na erradicação do trabalho infantil

--- Resultado do último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), realizado em 2010, apontou que foi na produção de tabaco nas pequenas propriedades o maior índice de redução do trabalho infantil em comparação com dados do ano 2000.

08 fevereiro 2014

Finagro investe na região

A indústria Finagro está investindo na região. Com objetivo de integrar o empresário rural na cadeia mundial de produção, distribuição e consumo de forma a agregar valor as suas atividades, aprimorar os conhecimentos técnico e gerencial e buscar uma consolidação mercadológica voltada para nichos de mercado diferenciado do conceito de "commodity". Sua atuação inicia-se com a identificação de nichos de mercado no exterior e, consequentemente, a organização de grupos de empresários rurais para estabelecer um canal de exportação dentro do conceito de rastreabilidade operacional, constância de qualidade e regularidade no abastecimento. Promove-se, dentro deste conceito, a integração entre produção e consumo com o dimensionamento da infra-estrutura industrial e de logística.
Na metade Sul a Finagro estará fazendo produtos que paulatinamente substituirão o carvão mineral e a gasolina por combustíveis líquidos como etanol. "Hoje estamos vendo grandes desastres climáticos colocando em risco a biodiversidade e as novas gerações e o desafio do empreendimento aqui na metade sul é fazer produtos para trocar a matriz energética por fontes renováveis", revela o diretor da empresa, Afonso Bertucci. A cidade escolhida para receber a sede do projeto é Pinheiro Machado. A região foi escolhida pela disponibilidade de áreas florestais com boa matéria prima na região, a grande disponibilidade de casca de arroz para etanol de segunda geração e a logística da região, com uma ferrovia que liga a metade Sul até o porto de Rio Grande. O diretor da empresa, Afonso Bertucci, destaca que o material humano também é muito bom e que pode ter o treinamento necessário em pouco tempo para o trabalho. " A região tem um grande potencial de desenvolvimento, porém ela precisa de projetos amplos para as pessoas venderem seus produtos para ter emprego, renda, parceria, e nestes últimos anos por uma série de detalhes a economia está patinando. Precisamos de grandes projetos sustentáveis", comentou.
 A Finagro está com um investimento inicial de $500 milhões e que irá crescendo. Serão 400 empregos diretos na fábrica e 1.200 no manuseio industrial. As obras devem começar agora, em 2014, e com início das operações em 2017.
Sebastião (E) conversa com Bertucci (D) sobre investimentos.
Foto: Augusto Pinz
 
Em passagem por Canguçu o empresário Afonso Bertucci esteve reunido com o Prefeito Gerson Nunes (PT) e concedeu entrevista a Rádio Liberdade AM na tarde de sexta-feira (07) ao diretor da emissora, Sebastião Ribeiro Neto.

26 fevereiro 2013

OPORTUNIDADE PARA OS EMPREENDEDORES CANGUÇUENSES



A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Cooperativismo de Canguçu – SEDEC-CGU -, em parceria com a ACICAN, CDL E SINDILOJAS, está sondando junto os empreendedores locais a possibilidade da realização de uma Missão Empresarial à 2ª Feira do Pólo Naval do RS, que ocorrerá na cidade do Rio Grande/RS, entre os dias 12 e 15 de março de 2013.
A intenção é disponibilizar aos empreendedores locais transporte gratuito de ida e volta, desde Canguçu até o local da feira e com entrada franca ao evento (não haverá visitação ao Pólo Naval).
Beto Boemeke, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Cooperativismo de Canguçu, afirma que “Já temos patrocinador para isto, mas precisamos atingir a meta de 30 CNPJs locais a serem representados na Missão, com pelo menos um representante por CNPJ. O nosso tempo é escasso e precisamos levantar e definir o interesse do empresariado local para retornar ao patrocinador, até o dia 28 de fevereiro.”
“É uma bela oportunidade para todo empreendedor que pretende explorar a infinidade de oportunidades ´além mar´ ou a todos os empreendimentos de alguma forma relacionados ao Pólo Naval, como fornecimento de bens e serviços às empresas instaladas no Pólo Naval, nas áreas de alimentação, metal mecânica,  logística, transportes, serviços de toda a ordem. E, a partir da participação do empreendedor nas Rodadas de Negócios, é possível que ele já saia de lá com uma oportunidade de negócio sólida e muito bem encaminhada” garante o secretário.
Os interessados deverão manifestar o seu interesse até o dia 28/02/2013, através do endereço eletrônico desenvolvimento.economico@cangucu.rs.gov.br, ou dos telefones da SEDEC-CGU (53)3252-1215 ou 3252-9533, das 08:30 às 11:30h e das 13:00 às 16:30h, informando a Razão Social, endereço, CNPJ, telefone e e-mail do empreendimento, o nome completo, telefone, e-mail, RG e CPF da pessoa que irá representando o empreendimento na Missão e a sua preferência quanto ao melhor dia para que ocorra a Missão (12-ter, 13-qua, 14-qui ou 15/03/2013-sex).
Sobre o evento, o empreendedor interessado poderá consultar o site da feira www.polonavalrs.com.br.

22 agosto 2011

Fábrica de fogões irá funcionar no Distrito Industrial

Área de 14 hectares destinada a indústria de fogões. Foto: Augusto Pinz
Orgulho, empreendedorismo, inovação, industrialização e desenvolvimento. Estas palavras foram as mais usadas na tarde desta segunda-feira (22) durante assinatura da liberação de um lote no distrito industrial para o empresário Artur Morales, que irá instalar no local uma fábrica de fogões a lenha que deve gerar doze empregos.
O ato da assinatura ocorreu no gabinete do prefeito Cássio Mota (PP) com presença de secretários, vereadores e do próprio Prefeito, que disse não ter poupado esforços na parceria. Para ele é dever da prefeitura ser o agente facilitador da instalação de empreendimentos. “Hoje é um dia que vou sair daqui feliz. E vamos demonstrar para os demais que tendo foco se chega lá”, disse. Cássio também deixou a prefeitura a disposição com sua estrutura para que a fábrica tenha sucesso.
O secretário de Turismo, Indústria e Comércio, lembrou que é um compromisso da administração a industrialização do município. “Junto com as empresas que se instalaram lá isso é parte do que se propõem essa administração e o que projetamos ainda na campanha”, revelou. “O desenvolvimento está acontecendo”, encerrou.
Para o empresário Artur Morales o projeto é a realização de um sonho. Serão produzidos fogões com padrão igual somente na Itália e Portugal. “É uma inovação grande que vamos buscar”, comenta. O Presidente da Câmara, Wendel Vilela (PTB), lembrou a proximidade com o porto de Rio Grande que é uma porta para a exportação.
A Previsão do proprietário é que em Dezembro deste ano já esteja em pleno funcionamento. “No máximo em Janeiro de 2012”, diz.

10 junho 2011

CANGUÇU INICIA O SEU PROCESSO INDUSTRIAL

  Fotos: Augusto Pinz
Em dia histórico para a comunidade, foi inaugurada na manhã de hoje, 10 de junho de 2011, a primeira empresa de linha industrial do Município, a empresa HÖENCK – Indústria de Alimentos S/A, chega a Canguçu, operando com beneficiamento e envasamento da polpa de abacaxi e de morango, numa primeira etapa. A empresa deverá seguir num crescendo até chegar á época da colheita de outras frutas, inclusive, do pêssego, quando aumentará sua linha de produção, consideravelmente, gerando entre 200 a 250 empregos diretos em suas instalações. Nesta arrancada inicial a empresa está operando com 25 trabalhadores, entre homens e mulheres na linha de produção e mais cinco funcionários na área burocrático/administrativo, totalizando 30 pessoas de Canguçu integradas já à indústria hoje, inaugurada.
Cristina Simon`s, uma das proprietárias da empresa agradeceu ao Prefeito e toda a comunidade pela acolhida e confiabilidade emprestadas ao empreendimento, dizendo esperar poder contribuir para o progresso e crescimento do Município e da Região. Ela, juntamente com sua irmã Adriana Simon`s, dirigem a fábrica, em Canguçu. Cláudio Gonçalves – coordenador estrutural e de montagem da Höencke, demonstrou sua satisfação em marcar o início do processo de industrialização do Distrito Industrial de Canguçu. Ele, que é filho de Canguçu destacou esse momento de sonho da comunidade local, hoje transformado em realidade. Disse que a empresa ainda terá muito a fazer e crescer, hoje, “estamos em meio a um canteiro de obras”.

O empreendimento só foi possível com a ativa participação do Município, com investimentos superiores a R$ 500 mil e ao espírito empreendedor do grupo que já investiu mais de R$ 1 milhão nas instalações. O prefeito Cássio Mota destacou o momento de emoção, cumprimentando toda a comunidade, ao trabalho desenvolvido pelos Secretários de todas as áreas, o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio e aos ex - Prefeitos Nelson Grigoletti, em cuja gestão foi adquirida a área do Distrito Industrial e Odilon Meskó que ampliou a construção de berçários naquele local. A parceria da Prefeitura com a comunidade foi essencial para se chegar a essa realidade, destacou. A Höencke se instala em Canguçu, com modernas tecnologias para esse setor industrial, com caldeira de última geração, uma estação de Tratamento de Afluentes, com capacidade de trabalho de recomposição da água usada pela fábrica de 6 a 7 milhões de latas envasadas.

Informações: Prefeitura Municipal.

06 junho 2011

Dia 10 inaugura fábrica Hoenck

Com muita alegria recebemos o convite, das mãos do secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Nilson Norenberg (PTB), para solenidade de inauguração da Hoenck Indústria de Alimentos S/A, no Distrito Industrial deste município. Será às 10h00min do dia 10 de junho de 2011. Uma data histórica para o município.

20 abril 2011

Hoenke faz primeiros testes no distrito industrial

Onde há fumaça, há fogo. A Máxima popular nunca foi tão verdadeira. E Desculpe quem achou piegas esta introdução, mas é por um bom momento. Na manhã da terça-feira (19) começaram os primeiros testes nas caldeiras da indústria Hoenke Alimentos S/A, no distrito industrial de Canguçu. De longe era possível ver a fumaça saindo das chaminés. Depois de muito tempo de espera, e até de incredulidade por parte de alguns, os passos continuam firmes.
A Expectativa é de que sejam produzidas, durante a safra de pêssego 3 milhões de latas. Isso pode gerar 250 empregos em cada turno. Apesar do otimismo, o responsável pela fábrica, Cláudio Gonçalves, lembra que tudo depende da safra. “Depende muito da produção. Se for boa atingiremos os objetivos”, comenta, lembrando que cada ano é uma surpresa a produção agrícola.
Fotos: Augusto Pinz
Os pavilhões do distrito ainda passam por algumas reformas pontuais, mas em breve o grupo já deve trabalhar com polpa e abacaxi, ameixa e amora. A Expectativa é de estar em funcionamento já no final do mês de Maio.