NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

Mostrando postagens com marcador cavalgada. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador cavalgada. Mostrar todas as postagens

09 dezembro 2022

Cavalgada do Bem passará por ruas de Canguçu neste sábado (10)

O CTG Sinuelo estará participando no dia 10 de dezembro de 2022, às 9h, da Cavalgada do Bem, uma ação beneficente organizada pela RBSTV e que tem por objetivo a arrecadação de alimentos para doação.


O roteiro será o mesmo do Desfile Farroupilha: começando pela Associação Rural de Canguçu, passando pelas ruas Fernando Ferrari, Firmina Moreira, Silveira Martins, Getúlio Vargas, Genes Bento, Marechal Deodoro, 21 de abril, General Osório e 20 de setembro.

Quer participar? Vem à cavalo ou de carro, que estaremos te esperando!

Quer ajudar? Espere com sua doação

09 novembro 2017

6ª Cavalgada da Integração entre Gaúchos e Cariocas

Nos dias 02, 03, 04 e 05 de novembro ocorreu mais um encontro entre Gaúchos e Cariocas do Piquete da Integração Joaquim Inoue - que é composto integrantes de Itaguaí no Rio de Janeiro(RJ). A 6ª Cavalgada da Integração começou com saída da residência de Élio Rosa, na localidade de Chapadão interior de Piratini. Vinte integrantes cavalgaram 65 Km até a propriedade do empresário Jaques Oliveira para comemorar 30 anos de integração dos dois grupos. Representando os Cariocas  Akira Taguiti, Kenji Taguti, Bruno Jesus e o Júlio Gaspar, integrantes do grupo de arte nativa Joaquim Inoue. 






19 outubro 2017

CAVALGADA CULTURAL DA E.M.E.F. CRISTO REI!


A Escola Municipal de Ensino Fundamental Cristo Rei estará realizando sua primeira cavalgada cultural em parceria com o PTG Lanceiros do Sul. Com início no Sábado (21) às 09h00 com apresentações de alunos, concurso de escolha da prenda, prendinha, peão e piá. Durante o dia continua a programação com encerramento às 22h00 com fandango animado pelo grupo "Ponto Com". Ingressos R$ 10,00.
A programação continua no domingo a partir das 07h00 com concentração dos cavaleiros na escola e ato cívico.

29 maio 2016

Passaporte em Canguçu mostra a força da região Sul do RS

A instabilidade do tempo e as variações do clima, típicos do outono no Rio Grande do Sul, não limitaram a presença expressiva de candidatos às escarapelas da Exposição Passaporte de Canguçu, realizada no sábado, 28 de maio. O dia, que começou nublado, com densa neblina e chuva no fim da manhã, encerrou com a definição dos habilitados sob céu claro, em mostra que contou com a participação de 88 animais marcados.
O número de exemplares, inclusive, foi um dos grandes destaques do evento e surpreendeu inclusive os seus organizadores. Para Patrícia Borba, presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Canguçu, o fato do evento ter superado em número de participantes algumas passaportes realizadas em praças tradicionais da raça, mostra que o município segue bastante prestigiado entre os criadores da região.
Foto: Fagner Almeida/Especial/ABCCC

Na avaliação do jurado, o criador Lauro Varela Martins, os exemplares de maior destaque na mostra foram os grandes campeões Zíngaro da Meia Lua, entre os machos e a fêmea Socialista da Bézinha, também eleita o Melhor Exemplar da Raça. Além desses também conquistaram a vaga na Expointer os machos EF Ramão, Índio Vago Charrua e KT Trabalhador além das fêmeas Xirua da Meia Lua, Querência Azul Água Benta e Espanhola do Mako.
Martins, aliás, salientou que devido ao grande número de animais de alta qualidade acabaram ficando bons exemplares de fora do grande campeonato. Ainda segundo ele, tanto os melhores machos quanto as melhores fêmeas tem condições de evoluir e de alcançar resultados ainda mais expressivos. “Fiquei feliz com o final do meu julgamento. Com certeza, os melhores animais estavam ali”, diz.
A Exposição Passaporte de Canguçu contou com a organização do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do município e com a supervisão do técnico da ABCCC, Frederico Vieira Araújo. O circuito da Morfologia da raça Crioula conta com o patrocínio de Vetnil e o apoio da Supra. A próxima Exposição Passaporte da temporada 2016 acontece em Alegrete/RS, entre os dias 18 e 19 de junho.
Expositores celebram o resultado
As três rosetas e, mais importante ainda, a garantia da vaga no julgamento morfológico da Expointer, foram motivo de muita comemoração entre os campeões. Além do troféu e da satisfação da conquista, os expositores celebraram a confirmação de um trabalho feito dentro de uma linha correta e bem orientada de seleção.
Na decisão do Grande Campeonato das fêmeas, o jurado premiou com os principais títulos da categoria duas éguas menores e duas adultas. “Optei por esses exemplares no Grande Campeonato e, tanto as éguas menores quanto as adultas, brigaram nas suas categorias e decidiram ali. Destaque à moura e a cebruna que se apresentaram no seu estado corpóreo ideal, estão enxutas, com boa estrutura óssea, e bem preparadas”, comentou Martins.
Para Paulo Roberto Silveira, criador há 22 anos na Fazenda Bézinha, o diferencial de Socialista da Bézinha, foi justamente o seu conjunto. “Ela é uma égua de biótipo Crioulo, com estrutura e expressividade”, ressaltou, acrescentando ainda que daqui para a frente o animal entrará em preparo específico para a Expointer. “Faremos um trabalho direcionado com toda a equipe para chegar lá com ela em seu ponto máximo”.
Entre os machos, o grande campeão também foi bastante elogiado por Martins, que não deixou de evidenciar a sua perfeita adequação à categoria. “O potrilho zaino é muito equilibrado, comprimento de pescoço, lombo e garupa. E está muito bem enquadrado, se apresenta como potrilho, tem cara e tamanho de potrilho, está perfeito para a idade”, afirmou o jurado.
O resultado foi comemorado por Carlos Pereira e Pedro de Souza, parceiros na aquisição do animal. “Precisamos adiantar o trabalho para que ele pudesse se apresentar encilhado, ele só tem 40 dias de doma e foi marcado ontem (27/5). Felizmente deu tudo certo e ele se apresentou muito bem, se comportando como um animal maduro apesar de jovem”, diz Pereira, cujas palavras ganharam o reforço de Souza ao lembrar também da expectativa em relação ao desempenho funcional do animal. “Ele tem aprumos muito bons, boa andadura e nesse início de doma já mostrou qualidade”.

Resultado

Fêmeas
Melhor Exemplar da Raça, Grande Campeã e Campeã Égua Menor
Socialista da Bézinha, filha de JLS Hermoso e Jararaca da Bézinha; criador Paulo Roberto Borges Silveira e expositor Rodrigo e Paulo R. da Silveira, Fazenda da Bézinha, Bom Jesus/RS

Reservada Grande Campeã e Reservada Campeã Égua Menor
Xirua da Meia Lua, filha de RZ Siempre en Domingo da Carapuça e Querendona da Meia Lua; criador e expositor Francisco Geraldo Pereira de Souza, Estância do Bolso, Santa Margarida do Sul/RS

3ª Melhor Fêmea e Campeã Égua Adulta
Querência Azul Água Benta, filha de Viragro Rio Tinto e BT Jamaica; criador e expositor João Luis Arísio, Cabanha Querência Azul, Osório/RS

4ª Melhor Fêmea e Reservada Campeã Égua Adulta
Espanhola do Mako, filha de Aqui Estoy da Santa Juvita e Berabevu Neblina; criador e expositor Agropecuária do Mako Ltda, Cabanha do Mako, São Lourenço do Sul/RS

Machos
Grande Campeão e Campeão Potranco Menor
Zíngaro da Meia Lua, filho de Jotace João Balaio e Raiz da Meia Lua; criador Francisco Geraldo Pereira de Souza e expositor Carlos Emilio Borges Pereira e Pedro Feijó Pereira de Souza, Fazenda da Balança e Cabanha Meia Lua, Santa Margarida do Sul/RS

Reservado Grande Campeão e Campeão Potranco Maior
EF Ramão, filho de EF Justiceiro e Guapa da Estância Guarda Velha; criador Erasmo Falcão Lopes e expositor Bruno Berta, Cabanha Mangabeira, Tubarão/SC

3º Melhor Macho e Campeão Cavalo Adulto
Índio Vago Charrua, filho de Entrevero Charrua e Escolta Charrua; criador João Rouget Perez Wrege e expositor Criadero Las Callanas, Criadero Las Callanas, Jaguarão/RS

4º Melhor Macho e Reservado Campeão Cavalo Adulto
KT Trabalhador, filho de AS Malke Oferecido e BT Trabalhista do Junco; criador e expositor Alfredo, Guilherme e Diego Tellechea, Cabanha KT, Uruguaiana/RS

26 maio 2016

Exposição Passaporte para Esteio será em Canguçu

Canguçu foi escolhida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCC) para sediar, 27, 28 e 29 de maio de 2016, para exposição passaporte com garantia de vaga diretamente Esteio/RS.

No dia 27 de maio às 10h00 começa a concentração de machos, 12h00 término da entrada dos animais do passaporte. Às 16h00 início da admissão e 19h encerramento. No dia 28 às 08h00 o início do julgamento passaporte. O técnico responsável é Frederico Araújo. Inscrições e informações com Patrícia Borges pelo telefone (53) 91342943, Mateus Silva (53) 99102915 ou Raul Telesca (53) 99047272.

São necessário 60  e Canguçu já tem 90 e com 15 na fila de espera.

A organização fica por conta do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Canguçu.

27 dezembro 2014

16ª Cavalgada da Costa Doce


De 15 a 25 de janeiro de 2015 acontece mais uma edição de um dos mais tradicionais eventos da região: A Cavalgada da Costa Doce. 
Chegando a sua 16ª edição terá saída na casa de Gomes Jardim em Guaíba e chegada em Pelotas na Colônia de Pescadores Z3.
Para acompanhar maiores informações acesse - http://www.cavaleirosdacostadoce.com.br/

05 julho 2012

Canguçuenses participam de cavalgada no RJ

Para comemorar os 25 anos de tradição gaúcha, teve início neste domingo (1°) em Mangaratiba, a 4ª Cavalgada Piquete da Integração Joaquim Inouê. O percurso de 60 quilômetros passou pelo Centro de Atendimento Integral à Criança e ao Adolescente (CAICA), fazenda Vanilda, na Serra do Piloto, seguindo pela fazenda Santarém, Clube do Cavalo com a chegada para esta terça-feira (3), às 15h, na Câmara de Vereadores e na sede da Prefeitura de Itaguaí. A iniciativa de intercâmbio cultural entre o município fluminense e a cidade gaúcha de Canguçu se fortalece a cada ano.
Fotos: Arquivo Pessoal
Em entrevista ao ATUAL, um dos pioneiros do grupo, o gaúcho Adão Silva, disse que o piquete foi criado em homenagem ao antigo dono do Sítio Jonosake, Joaquim Inouê, que faleceu há cinco anos. Na oportunidade, Adão falou da relação de amizade que foram mantidas com a família Inouê. “Tudo começou quando viemos fazer uma apresentação numa faculdade no Rio de Janeiro e, por conseguinte, fomos nos hospedar no Sítio Jonosake. Daí nosso grupo se apaixonou pela receptividade do seu Joaquim e da Dona Norma e foi quando teve início um bonito ciclo de amizades”, lembra. “A nossa amizade é uma coisa que até falta méritos para analisar. Quando vivos o seu Joaquim e a dona Norma tão bem nos receberam. Hoje, fazemos o possível no Rio Grande do Sul para retribuir a altura os nossos amigos de Itaguaí, mas dentro das nossas modéstias”, completa.
O também gaúcho Jaques Oliveira, que integra o grupo desde o início, descreveu a importância de manter viva a tradição e a troca de experiências. “O intercâmbio já existe há 25 anos. Nós vamos comemorar esse marco que começou em 1987 com essa cavalgada. Esperamos que a nossas futuras gerações que estão vindo, deem continuidade a esse bonito intercâmbio, não só de afinidades, de amizades que é muito forte, mas também pelo social e cultural. Desejamos que dure para sempre e por isso, alguém precisa dá continuidade e fechar a porteira como diz o gaúcho”, destacou Oliveira.
Na ocasião, Jaques também ressaltou a entrada de novos componentes ao grupo, bem como, recordou quem já faz parte dele há anos como é caso do diretor presidente do Jornal ATUAL, Marcelo Godinho, definindo “que sempre esteve presente e ajudou a cultivar essa bonita, prazerosa e sincera amizade”, diz.
“O culto as tradições na minha família sempre foi muito importante. Eu não consigo viver sem está presente nela. Para nós é o ar que a gente respira. Então quando nós sabemos que alguém fora do estado aprecia essas coisas, nós ficamos muitos felizes. É uma satisfação e nos sentimos até honrados. Esse intercâmbio surgiu de uma brincadeira numa cavalgada no Sul e o seu Joaquim abraçou essa ideia”, relata Talai Djalma Selistre, participante ativo das cavalgadas, que inclusive, já esteve na Argentina, Paraguai e Uruguai.
A importância de manter a tradição
Akira Taguti, um dos proprietários do Sítio Jonosake, define que a amizade, o respeito e o aprendizado são um dos principais itens para manter a chama acesa. “O ponto mais importante para a gente mantermos isso tudo é para que possamos valorizar trazer sempre à tona os valores básicos da vida”, diz.

Para ele, os 25 anos que unem o Sítio Jonosake e a cidade de Itaguaí com o povo gaúcho, significa: “o fato dessa relação de integração não ter amarras, que não sejam o carinho pela história e de um pelo outro”, acrescenta. “A cada tijolo que a gente bota ao longo desses anos, temos uma construção belíssima, cheia de história, boas lembranças. Eu acho que isso nos faz olhar para trás e nos dá força para continuar seguindo”, diz.
Quanto à cultura gaúcha, o Sítio Jonosake criou um grupo de dança folclórica, na qual é ensaiado por profissionais da tradição gaúcha. “Temos também esse piquete que está no quarto ano. Isso é uma troca, uma simbiose que nos fortalece”, finaliza Akira.

LEIA TAMBÉM:

Homenagem e boas vindas aos canguçuenses

11 setembro 2011

I Cavalgada do Piazitos da Querência


Aconteceu de 02 a 04 de Setembro a I CAVALGADA da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Castelo Branco e de seu Departamento de Tradições Gaúchas Piazitos da Querência, o evento deixou de ser um sonho do grupo destas instituições e tornou-se realidade com a integração e participação de toda comunidade escolar. A Direção da escola agradece a participação e apoio de todos os envolvidos, que de forma muito especial colaboraram para que a cultura gaúcha fosse valorizada e prestigiada por nossos alunos, futuros peões e prendas do nosso Rio Grande do Sul.