NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

14 dezembro 2015

Sessão tumultuada na Câmara de Vereadores

O fim de ano chegado na Câmara Municipal de Vereadores é sinal de tensão. Sempre é assim. A disputa para a Presidência da Casa gera, sempre, debates mais quentes e um clima mais "pesado" no ambiente do Legislativo. Não é diferente em 2015 e a sessão da tarde desta segunda-feira (14) comprovou isso com vereadores exaltados durante votação das férias do Prefeito Gerson Nunes (PT). Como o cargo de vice-prefeito ficou vago com a morte de Neizinho Bubolz, o presidente da Câmara assume em caso de saída do Prefeito. O afastamento seria a partir de 17 de dezembro de 2015.
Durante a votação da licença do Prefeito o vereador Wendel Vilela (PTB) pediu que baixasse o pedido para uma comissão como pede o regimento, segundo o vereador. Porém o Presidente Rodinei Jacondino (PSDB) colocou o pedido em votação sem respeitar o pedido do colega vereador que ficou ficou indignado com a aprovação da medida. A partir daí virou um bate-boca enorme que continuou mesmo após paralisação da sessão por cinco minutos. O presidente foi chamado de "ditador" por alguns vereadores e o clima esquentou na ante-sala do plenário.
Ao retornar a sessão foi liberada a palavra aos vereadores. O trabalhista Wendel Vilela (PTB) fez fortes críticas a condução da Câmara, durante as sessões, por parte do presidente Rodinei Jacondino a quem disse que tem se valido mais de vaidade que de atos corretos na administração sem fazer valer o regimento da casa.
ELEIÇÃO PARA PRESIDENTE
O Clima quente da tarde revela o que será a semana no legislativo. Na segunda-feira (21) acontece a votação para presidência da casa. Um acordo previamente estabelecido deveria ser seguido. Digo deveria, porque existem boatos que os vereadores do PSDB podem quebrar. 
Pelo acordo em 2013 foi eleito vereador Vinícius Pegoraro (PMDB), na sequência foi o vereador Arion Braga (PP) e o atual presidente, Rodinei Jacondino (PSDB). Somados eles tem 8 votos e a maioria para completar o acordo que prevê o PP no último ano. Porém surgiu uma informação de que um acerto com o PT e outros partidos, como PDT e o PMDB pode melar a conjuntura inicial.
O indicado do PP é o vereador Bigico. Pelo outro grupo ainda não se sabe concretamente mas o nome do vereador Fininho (PSDB) é um dos citados já que quando Rodinei foi eleito ele também tinha intenção.
Para o vereador Neviton Nornberg (PDT) a cisão entre os vereadores que formam o grupo para votação em Bigico ficou clara e com o tratamento dado aos vereadores do PSDB durante aquela votação o clima não seria dos melhores para que eles cumprissem o acordo.
Certo é que será uma semana de muita movimentação nos bastidores da casa tentando reverter vereadores de um lado para o outro. As férias do Prefeito Gerson (PT), antecipadas e votadas nesta tarde colocando, possivelmente, Jacondino como Prefeito no período, seriam parte do acordo entre os partidos que tentam quebrar a hegemonia do grupo que se mantem chefiando a casa desde 2013.
Veja os vídeos desta tarde na Câmara de Vereadores:

Nenhum comentário: