Superintendência do Ministério do Trabalho e Emprego do Rio Grande do Sul dá início a diálogo com empresários para que possam ser feitas correções nas unidades
Uma reunião de intermediação entre o Ministério do Trabalho e Emprego do Rio Grande do Sul e indústrias do segmento de avicultura discutiu medidas para amenizar o impacto de fechamento de unidades que não estão cumprindo exigências trabalhistas legais. O caso mais recente foi o fechamento da Agrosul, no município de São Sebastião do Caí. A interdição ocorreu de forma total a partir desta sexta-feira (13/06) na unidade que conta com 1.200 funcionários e faz o abate de 76 mil frangos por dia.
- Nosso objetivo é propor a discussão setor por setor juntamente com a Fiergs e organizarmos os setores bovinos, suínos e de aves para fazemos um plano de trabalho. A intenção é construir alternativas garantindo ao mesmo tempo a saúde e segurança do trabalhador, que é fundamental, e também a manutenção do setor econômico do nosso estado. Queremos que no cumprimento da legislação não sejamos um empecilho para o desenvolvimento econômico do estado - comentou o superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego do RS, Neviton Nornberg.
O fechamento da Agrosul foi determinado através de fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego por descumprimento de normas de ergonomia e itens da NR 12 que trata de segurança do trabalho em máquinas e equipamentos.
- É uma questão pontual onde os chefes de fiscalização e auditores estão fazendo um debate com a parte técnica para que sejam feitos os ajustes e posterior liberação da fábrica - completou Neviton.
O Superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego do RS, Neviton Nornberg, recebeu empresários e o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), Heitor Müller. O líder empresarial manifestou preocupação com o cenário atual.
- O empresariado está muito preocupado com a situação do Rio Grande do Sul. Empresas estão saindo do nosso estado porque há uma série de dificuldades - disse.
Também participaram do encontro o prefeito de São Sebastião do caí, Darci José Lauermann; o presidente da Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV), Nestor Freiberg; o diretor executivo da ASGAV, José Souto; o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra; o diretor da Oderich, Cláudio Oderich; o assessor parlamentar do gabinete do Deputado Gilmar Sossela, João Paulo Casulo e o diretor da Ergosul, Leonardo Rodrigues.
Assessoria de Imprensa


Nenhum comentário:
Postar um comentário