A Câmara dos Deputados, através da Comissão de Agricultura, promoveu na manhã desta sexta-feira (09), em Canguçu, uma audiência pública proposta pelo deputado federal Alceu Moreira (PMDB/RS) para debater o posicionamento do Brasil durante Convenção Quadro para o Controle do Tabaco (COP 6), e também em relação a atuação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) junto à cadeia produtiva do tabaco. A audiência ocorreu na localidade de Herval - 2º distrito. Outro encontro semelhante ocorre, também hoje (09), em Santa Cruz do Sul.
Na tentativa de formar um documento que mostre a necessidade de manter a cultura do tabaco, principalmente nas pequenas propriedades, diversas lideranças políticas e sindicais, além de agricultores, estiveram no debate. "Nós sabemos que a cultura do fumo é que sustenta milhares de famílias gaúchas. Remunera bem o produtor e movimenta a indústria que gera uma arrecadação muito grande aos cofres governamentais", lembrou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canguçu, Pedro Adão Schiavon. "Se tirar a cultura do tabaco de Canguçu o prejuízo vai ser muito grande. Somos favoráveis a diversificação, mas temos que manter o tabaco como um dos produtos que ajudará a manter o homem no campo. Espero que haja um bom senso nas discussões, o que queremos que o governo Brasileiro diga na COP 6 é que o agricultor não planta tabaco porque ele gosta, é porque as outras culturas rendem menos", completa.
Na tentativa de formar um documento que mostre a necessidade de manter a cultura do tabaco, principalmente nas pequenas propriedades, diversas lideranças políticas e sindicais, além de agricultores, estiveram no debate. "Nós sabemos que a cultura do fumo é que sustenta milhares de famílias gaúchas. Remunera bem o produtor e movimenta a indústria que gera uma arrecadação muito grande aos cofres governamentais", lembrou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canguçu, Pedro Adão Schiavon. "Se tirar a cultura do tabaco de Canguçu o prejuízo vai ser muito grande. Somos favoráveis a diversificação, mas temos que manter o tabaco como um dos produtos que ajudará a manter o homem no campo. Espero que haja um bom senso nas discussões, o que queremos que o governo Brasileiro diga na COP 6 é que o agricultor não planta tabaco porque ele gosta, é porque as outras culturas rendem menos", completa.
O encontro contou com a presença de diversos deputados estaduais e federais, lideranças de entidades como Sinditabaco, Afubra, Farsul e representantes de fumageiras entre outras entidades. O vice-governador Beto Grill representou o governo gaúcho no encontro e destacou que o governo do estado está presente ao lado dos pequenos agricultores. "Nós temos que reafirmar nosso apoio. Uma coisa é a questão do cigarro e a necessidade de alertar das consequências de fumar, mas todos tem a liberdade de fumar ou não. Aqui estamos falando de uma cadeia produtiva importante e prestando apoio as instituições. Participo permanentemente nas reuniões da Afubra e o Governo do Estado entende a necessidade deste setor produtivo bem consolidado", revela. Grill sugeriu que além da Câmara Setorial Federal fosse criada uma Câmara Setorial Estadual para debater esta importante cultura de forma regionalizada. "Contém com o Governo do Estado para proteger nossa economia, nossa região e os produtores de tabaco", finalizou.
Também participaram do encontro Vereadores do município, Prefeito e Vice-Prefeito acompanhados de secretários municipais.
Produtor Rural "Adolfinho" falou representando os agricultores
O produtor de tabaco Adolfo Griep falou em nome dos produtores do município defendendo a necessidade da produção para o pequeno produtor. Ele destacou que a cadeia de tabaco tem recebido cada vez mais entraves do Governo Federal. "Só condenam o produtor de fumo. Porque o plantador é tão criticado? Não se vende uma folha de fumo sem pagar imposto. O plantador de fumo também produz leite, milho, soja, e a renda do município de Canguçu sai é do plantador de fumo", disse.Também participaram do encontro Vereadores do município, Prefeito e Vice-Prefeito acompanhados de secretários municipais.





Nenhum comentário:
Postar um comentário