NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

08 março 2014

Artigo: Mulher

Com a liberação da mulher, que se livrou dos carcomidos tabus do passado, surgiu, como é natural, a polêmica para se determinar qual o mais inteligente, o bonito e o mais eficiente: o homem ou a mulher?
Brigas à parte, dizem que o home, único habitante do Universo, certa vez sentindo-se sozinho, solicitou seu Criador que conseguisse uma companheira com quem pudesse dividir as dádivas de que era cumulado no Paraíso, usando argumentos tão fortes, teve sua súplica atendida.
O que chegou até nós, pela tradição, nos diz que a mulher surgiu a partir de uma costela do homem, isto é, dividiram o homem em duas partes. Daí, como nos revela a sabedoria popular, ambos ao se lançarem a campo da procura daquela outra sua metade, a sua cara metade, e nessa busca incessante, nem sempre encontraram o elo perdido, o ideal, o que realmente se encaixasse para formar o todo.
A essa altura dos acontecimentos, não se sabe se o primeiro homem queria uma companhia ou simplesmente dividir as dádivas, como foi dito acima, ou se queria alguém com quem pudesse brigar, xingar e descarregar as suas frustrações. Mas, se a última hipótese for correta, partido da premissa que a mulher saiu do homem, não estaria o homem brigando consigo mesmo?
De uma maneira ou de outra, a verdade é que o homem não deve viver sem a mulher e vice-versa, porque os dois se completam. Portanto, a receita é amar, é perdoar, é aceitar seu semelhante como ele é, seja homem ou mulher.
Para finalizar, como representante do chamado "sexo forte", deixo, nesta oportunidade, minha admiração e meu tributo à mulher, esse ser misterioso e belo que desperta grandes paixões, que inspira para a posteridade as mais lindas canções e extensas páginas poéticas e literárias. 
Esta é uma homenagem da Academia Canguçuense de História (ACANDHIS) a todas as mulheres e em especial, é claro, A MULHER CANGUÇUENSE no Dia Internacional da Mulher.
Queremos aproveitar para cumprimentar nossa confreira Irmã Cecília que nesta data completa mais um ano de vida.
CAIRO MOREIRA PINHEIRO
Canguçu, 08 de março de 2014.

Nenhum comentário: