NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

19 fevereiro 2014

Curso defende Avicultura colonial como alternativa aos agricultores familiares

Um público formado por pesquisadores, extensionistas rurais, estudantes, profissionais das ciências agrárias de várias instituições e agricultores participam de um Curso de Avicultura Colonial, no Centro de Formação de Agricultores de Canguçu (Cetac). O evento, que teve início na terça-feira (18/02) e vai até sexta-feira (21/02), tem como objetivo capacitar técnicos e agricultores para a produção de aves coloniais (frangos e poedeiras) visando o aumento de renda dos agricultores familiares.

A avicultura colonial é uma atividade que possibilita a diversificação e qualificação da produção na agricultura familiar, bem como a oferta de alimentos diferenciados e a inclusão social. Segundo o pesquisador da Embrapa Clima Temperado, João Pedro Zabaleta, um dos instrutores, o curso oferece tecnologias e informações diversas que priorizam as áreas de nutrição, manejo, biossegurança, genética e processamento da produção. Os participantes poderão conhecer os processos adequados de formulação de rações, com a utilização de resíduos que diminuem significativamente os custos de produção.

Entre os participantes da Emater/RS-Ascar, além da Região Administrativa de Pelotas, estão presentes extensionistas das Regiões de Ijuí, Santa Rosa e Soledade. Para a gerente regional da Emater/RS-Ascar de Pelotas, Karin Peglow, o curso viabiliza também a produção de base ecológica e atende as necessidades das famílias atendidas pela instituição no Plano Brasil Sem Miséria. Na Zona Sul do Estado, a avicultura colonial já é uma realidade. “Os eventos regionais vêm possibilitando que famílias de baixa renda diversifiquem a produção e comercializem seus produtos” comenta Karin.

Os organizadores do Curso de Avicultura Colonial são: Embrapa Clima Temperado, Emater/RS-Ascar, Instituto Federal Sul Rio-grandense/Cavg, Território Fronteira Noroeste e Território Missões.


Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar Regional Pelotas

Nenhum comentário: