
Sanchotene começou falando de sua disposição em concorrer a Prefeito em seu município, Uruguaiana, quando viu que a cidade caminhava para um rumo sombrio. Aconselhado a buscar coligações para uma vitória tranquila ele optou por concorrer sozinho alegando que com uma coligação ele não teria poder de decisão para resolver, realmente, a situação de Uruguaiana apenas tapeando os problemas. Com o tempo o Prefeito conseguiu botar as contas da Prefeitura em dia com fornecedores e funcionalismo, e projetar obras. Seu maior desafio foi lutar contra a alta mortalidade infantil de 32 mortes para cada mil nascimentos onde o índice ao final do mandato caiu para 5 mortes em mil nascimentos.
Sobre a concessão para o serviço de água e esgoto, Felice disse que negociou com a Corsan ao final do contrato do município com a mesma. A Corsan não queria se responsabilizar pelo tratamento de esgoto o que o levou a abrir um edital de concorrência pública para que uma empresa fizesse o tratamento de água e esgoto. "Foi um Deus nos acuda. Diziam que eu era louco, ingrato com o estado e a empresa (Corsan) e não foi fácil enfrentar tantas críticas", comentou. No edital a empresa que vencesse deveria acabar com o problema do esgoto no município, baixar a tarifa e dar aporte financeiro para obras. A Corsan não aceitou os termos, principalmente de redução dos valores porque isso acarretaria em um efeito cascata tendo que baixar os valores no resto do estado. A vencedora então foi a empresa Odebrecht com a Foz. Para Sanchotene a questão foi um grande sucesso sendo referencial para outras cidades.
Fotos: Augusto Pinz
Alguns vereadores contestaram as informações apresentadas com cópias de jornais de Uruguaiana onde eram apresentadas notícias sobre os valores cobrados pela concessionária. Segundo as notas os valores teriam aumentado significativamente ao invés de reduzir. O que acontece é que começara a ocorrer a cobrança do tratamento de esgoto, antes não realizado. E Sabemos que se fosse a Corsan, também cobraria. O serviço, com certeza, não seria de graça. E o mesmo irá ocorrer em Canguçu. O plano municipal de saneamento já foi aprovado e o tratamento de esgoto é uma exigência que deverá ser discutida na renovação com a Corsan ou outra empresa que explore o serviço. Em Canguçu pode chegar até 40% de aumento nas contas.
O vereador Wendel Vilela (PTB) foi o autor do convite para participação do ex-Prefeito de Uruguaiana na sessão. Vilela comentou que pretende conversar com outros vereadores para que seja feita uma comissão da casa para ir até Uruguaiana ver o funcionamento da concessionária buscar cópias dos editais e mais informações para que sirva de modelo e alternativa para Canguçu quando tiver que começar os debates aqui no município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário