A equipe de assistência técnica social e ambiental da Emater/RS-Ascar promoveu, na quarta-feira (06/03), no Assentamento Pitangueiras, em Canguçu, uma capacitação para melhorar a atividade de bovinocultura leiteira. Com o apoio do Programa Leite Gaúcho, o evento contou com a participação de 52 agricultores assentados associados à Cooperativa Terra Nova de Canguçu Ltda.
Durante todo o dia, foram abordados temas como a geração de renda para as famílias através da profissionalização da atividade leiteira; planejamento forrageiro; controle de custos e programas de fomento da cooperativa. Na oportunidade, o agricultor familiar Nei Roberto da Veiga, assistido da Emater/RS-Ascar, apresentou sua experiência em pastoreio racional Voisin na produção de leite a pasto.
O trabalho em grupo também avaliou os pontos positivos e a melhorar, relativos ao suporte que a cooperativa vem procurando dar às famílias no aumento da produção de leite e na diversificação das atividades nos lotes.
Na capacitação, foram realizados debates e trabalhos em grupo, com o objetivo de alinhar as ações de assistência técnica ao atendimento das demandas dos associados. Os agricultores expressaram seu posicionamento em relação aos temas propostos e apontaram alternativas. Segundo o extensionista da Emater/RS-Ascar, Samuel Rutz, as visitas e atividades coletivas serão desenvolvidas e terão continuidade durante o ano de 2013 até janeiro de 2014.
Na próxima semana, dez agricultores associados participam do Curso de Bovinos de Leite, no Centro de Capacitação de Agricultores de Canguçu (Cetac). Durante o ano de 2012, foram realizados outros três cursos para a cooperativa, que capacitaram 100% dos associados.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Pelotas
Nenhum comentário:
Postar um comentário