Reunidos em assembleia geral nesta sexta-feira (18), no Gigantinho, em Porto Alegre, os educadores aprovaram a realização de uma greve por tempo indeterminado a partir de hoje. A categoria exige a implementação do piso salarial para professores e funcionários de escola.
Foto: Cristiano Estrela
A categoria também cobra a retirada dos projetos de reforma do ensino médio e de alterações nos critérios de avaliação dos professores.
A greve foi aprovada por ampla maioria, o que mostra a disposição dos educadores de lutar por uma importante conquista da categoria, pela manutenção dos planos de carreira e por uma educação de qualidade para os filhos dos trabalhadores gaúchos.
Após a assembleia geral, os educadores realizaram uma caminhada até o Palácio Piratini, no centro da capital gaúcha. Na sede do governo estadual foi entregue um documento oficial comunicando a decisão da categoria e os motivos da greve.
O Governador Tarso Genro (PT) classificou como "natural" a manifestação, mas afirma que irá trablhar para controlar a situação o mais rápido possível.
A Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul divulgou, em seu site, procedimentos que devem ser adotados pelos diretores de escola:
Respeitar a opção do professor e funcionário, garantindo, assim, tanto o direito à greve quanto o direito ao trabalho;
- Zelar pelo direito dos alunos à educação, preservando o espaço escolar e o patrimônio público;
- Garantir o fiel registro da realidade da escola quanto à efetividade de cada professor e funcionário;
- Disponibilizar o registro do ponto dos professores e funcionários que, efetivamente, estiverem cumprindo sua carga horária e regime de trabalho;
- Registrar no ponto a condição de grevista para aqueles professores e funcionários que assim se declararem.
Além desses encaminhamentos de ordem legal e funcional, os diretores de escolas devem:
1 – Informar a CRE sobre as ausências decorrentes da greve, para que busquemos alternativas que garantam a conclusão do ano letivo no tempo adequado, minimizando prejuízos, em especial aos 3ºs anos do Ensino Médio;
2– Buscar a reorganização do horário escolar da seguinte forma:
a) Concentrar os períodos nos quais há professores em atuação em turnos completos, evitando períodos vagos ou “janelas” aos alunos;
b) Concentrar eventuais ausências por motivo de greve em turnos inteiros, de forma a viabilizar futuras recuperações, considerando que os professores e funcionários que mantiverem as atividades encerrarão o ano letivo normalmente, conforme o calendário escolar original.
Ressalte-se que essas orientações devem respeitar o regime de trabalho e a carga horária dos professores e funcionários.
16 comentários:
um professor estuda a vida inteira para ensinar os nossos filhos, todos nós temos como base a educação que é dada por um professor, mas infelizmente não são reconhecidos.
É triste a situação dos nossos professores. Uma vergonha o salário que recebem, mas por um lado, nesse caso do CPERS, é bem feito. Nos governos anteriores tudo era ruim, e babavam ovo para o PT até não querer mais. Fizeram campanha ferrenha para eleger o Tarso como se o mesmo fosse o salvador da pátria, e agora estão colhendo os frutos. Bem feito para vocês CPERS. O RS só crescerá quando for administrado por um governo realmente de esquerda que defenda os trabalhadores. PT, PP, PMDB, PSB, PSDB, PC do B é tudo direita, favorável às classes ricas.
È muito bonito, fazer greve faltando poucos dias para encerrar o ano letivo, se Deus quizer eu aínda vou ver OS ALUNOS ENTRAREM DE GREVE, aí sim eu quero ver a CARA DOS PROFESSORES dando aulas para as MÔSCAS,.....
A greve é inoportuna, já estava tudo programado para as férias, espero que os professores já que entraram em greve tenham coragem de mante-la pra conseguirem o que querem de uma vez por todas, pois essa greve todos os anos, parece que já faz parte do calendário escolar do rio grande.
Só um pouquinho pessoal, nós professores É QUE NÃO ESTAMOS DESCUMPRINDO AS LEIS, ´´e só pagar o piso que tudo segue tranquilo.Dinheiro sabe-se que tem, é só acompanhar a midia que a gente fica de cabelo em pé.(os que ainda têm cabelos.Se vê que o governo não conheçe a realidade dos professores, recuperar aula em turnos INTEIROS, não sabem que um profesor dá aulas em mais de uma escola? A HORA É AGORA, GREVE GERAL! Ou vamos dar aulas e ver os COLEGAS dando a cara a tapa e depois nos BENEFICIAR com o AUMENTO? Presidenta Dilma dê uns conselho para o governador...
A deputada Stela Farias do PT, fazia a maior pressão contra o governadora Yeda, agora porque ela não faz alguma coisa? Vão provar o próprio veneno. Agora a presidente Dilma quer abrir os arquivos da ditadura, se for bem feito todo processo vai ter que aparecer o que ela fazia; entre outras coisas; que ela assaltava bancos, isto tudo em nome da revolução, o capitão Lamarca roubou armamento militar, matou colegas de farda, e por incrível que pareça e familia desse miserável recebe soldo de oficial, por ele ser vitima da ditadura. Quem defende o PT é um trouxa ou um comunista de meia tijela.
Pois é queridos professores membros do CPERS e outros que fizeram campanha para o PT e o Tarso como se fosse o messias salvador de todos os trabalhadores. Aguentem.
5:48 PM, que é professor, tem que ganhar pouco mesmo, escrevendo mal desta maneira.
tomara não ser professor do meu filho!!!!
putz!!!!!
Votaram nele todos os que estão protestanto e mais o Pais dos alunos, agora aguentem e fiquem bem quietinhos!!!
Isso é uma greve politica dos membros do PSOL e do PSTU eles 1/2duzia de professores massa de manobra sabem que vão só arruinar a vida dos alunos e voltar a trabalhar e o governo vai dar aumento quanto puder pois tem lei de reponsabilidade fiscal, lembram do gov. Brito prometeu aumento e não pode cumprir quem pagou foi o gov. Ieda. Em tempo: tinha pouco mais de 2000 pessoas no gigantinho para aprovar greve. Sindicato dos professores vem fracassando há muito tempo com seu grevismo com hora marcada.
O papel da mídia e da sociedade, esta em sua parte burra e alienada sobre o papel do governo e dos professores, sempre coloca o povo contra os grevistas. No caso dos correios o que se via na mídia era apenas que a greve atrapalhava as entregas, na greve dos bancários era de que atrapalhavam idosos que não sabiam usar o caixa eletrônico. É hora de o povo enxergar de fato o outro lado, o lado do trabalhador, que esta em greve e que tem motivos para isso, mas o povo e a mídia nem divulgam e nem sabem o porque da greve que é justíssima neste caso. Precisamos ver o lado de quem trabalha, muito mais ainda sendo um caso onde o teto foi aprovado e se trata de uma das mais importantes classes trabalhadoras do mundo. Portanto apoiem, conheçam e vejam que se justifica a greve, e nao apenas vendo o lado dos nossos filhos, porque filho de prefeito, vereador e governador estudam em escola particular com mensalidade paga por nossos impostos na forma do salário deles, então a greve é legitima e nosso papel é apoiar e não criticar, porque desta forma estaremos dando razão ao governo em suas práticas ilegais como o não pagamento do teto, chega da mídia colocar o povo contra os grevistas, isso é manipulação e você esta caindo e fazendo esse joguinho bem como planejaram.
Para o Anônimo das 8:02,O Dr.Pedro Pereira, votou CONTRA os professores no DESgoverno IEDA.Se é prá recordar...
O salario do professor com certeza é pouco. Mas greve agora no final de ano, é pra acabar mesmo.
O governo que veja bem, greve agora, qual o futuro dos nossos filhos, porque uma coisa sei, depois nao se interessam em dar aula completa com a materias que deveriam ser dadas, é so no empurra, filmes e outros extra curriculares para fechar o ano letivo. Ja fiz estagio em sala de aula e sei como funciona com a maioria dos professores e instituiçao. Greve sim , mas deixe para o inicio do ano letivo de 2012. E se acharem melhor fazer greve agora, pois que façam, mas se o governo concordar em aumentar o salario para um justo, Parabens. Mas tem uma coisa aula ate janeiro ou mais, e que tenha fiscalizaçao pra ver se estao passando as materias como deveriam ou somente filmes e extra curriculares......
Pensem!!!
Quem esta caindo em joguinho dos politicos opurtunista que não estão no governo é tu sua trouxa. O governo do partido dos trabalhadores esta orçando para ano que vem começar a pagar o reajuste ele não pode alterar o orçamento para o ano de 2011. Te informa primeiro, se tu és professor lamento tua ignorancia.
Gente, os professores aguardaram o ano todo para terem o teto pago, a única arma mais forte que eles têm é no final do ano, pq ta todo mundo entrando em férias e ninguem quer entrar janeiro a dentro em aulas, então é uma forma de colocar o povo contra o governo, o que está correto, já que o povo normalmente so pensa em seu próprio umbigo, nas suas férias e dos seus filhos. A melhor hora para negociar com um governo que não cumpre o que prometeu no palanque é essa. Criam inúmeras provas de desempenho do ensino médio e faculdades, porém não equipam as escolas e nem qualificam e valorizam os professores, esse negócio de avaliar o ensino é válido, mas é uma forma de colocar a qualidade da escola e do ensino apenas nas costas dos professores. Agora pensem um pouco, não custa nada: porque o ensino no Aparecida, teóricamente, é mais forte? porque é particular, porque se tem meios para aulas melhores e professores mais motivados, se a escola pública tivesse a estrutura da escola particular é lógico que o desempenho seria superior. O governo precisa investir nas escolas e qualificar o professor, isso é inegável e agreve é apoiada por mim, faço este sacrifício e meus filhos tb, porque futuramente eles se lembrarão de valorizar o professor, coisa que a maioria dos pais e alunos não fazem, quanto mais o governo.
Marcio tu sim é um cara esclarecido.Parabéns pelas colocações.Ainda existe gente inteligente que post algo de conteúdo.
Postar um comentário