O professor Erli Soares Massaú – coordenador do Instituto Técnico de Pesquisa e Assessoria da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), esteve na noite desta segunda – feira(22), falando na Câmara de Vereadores, sobre as dúvidas levantadas, a partir de uma reportagem jornalística veiculada pelo jornal Zero Hora, que apontou Canguçu como o município da Região com o maior índice de pobreza. “Isso não condiz com a realidade e com os números levantados pela pesquisa feita na Região, pelo Instituto da UCPEL” disse, categoricamente, o Coordenador, em entrevista à imprensa local.
Segundo ele as informações do jornal estariam equivocadas.“O estudo afirma uma coisa e o jornal colocou outra bem diferente”. O professor Massaú comentou que Canguçu hoje e nos últimos 10 anos vem sendo a 3ª cidade em crescimento aqui na Região, as cidades que mais cresceram na Zona Sul, naturalmente, em função do desenvolvimento, Rio Grande, Pelotas, Canguçu e São Lourenço do Sul. Para ele, dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV) também constestam informações mostrando que Canguçu não pode estar em posição tão inferior. "É impossível que Canguçua aparece entre últimas 50 do Brasil, com 4.800 municípios e só no Nordeste são quase 1.000 municípios praticamente sem água, sem saneamento, sem nada, então o que houve foi um erro muito grande”, frisou.
Sobre os números que ele apresentou na exposição da Câmara, disse que são são números bastante tranqüilizantes, são números oficiais do Estado do RS e o que se pode acrescentar “é que é impossível um município como Canguçu hoje, bem urbanizado, com o progresso que tem tido nos últimos 10 anos, mais que dobrando o produto interno bruto, possa ser uma das últimas cidades do Brasil, não tem pé, nem cabeça”, isso é o que se pode dizer, afirmou o professor. "Tentamos mostrar aqui às lideranças, às autoridades, Vereadores, Prefeito e aos demais, o engano que houve, foi muito mais um susto que uma verdade”. Na verdade os números distorcidos não saíram à nível de Brasil, foi um estudo que ficou dentro da Fundação Getúlio Vargas e que o jornal apanhou todos eles e publicou, havendo uma interpretação errada por parte de quem pautou a matéria tendo reconhecido o erro, inclusive, e refazendo, posteriormente, justificando que havia se equivocado. Ao invés de colocar a posição de Canguçu dentro RS, a colocou como sendo à nível de Brasil. Gerando a polêmica. Porém, acrescenta que “O PIB, por exemplo que em 2001 Canguçu apresentava 219 milhões e em 2008, 484 milhões, são dados positivos, sem dúvida nenhuma” continua: “é só andar por Canguçu, ver a limpeza da cidade, as suas construções urbanas, o seu comércio e se constata que é bem diferente da maioria dos municípios do norte e nordeste do Brasil e até de muitos municípios aqui do nosso próprio Estado ou da Região. Não dá nem pra comparar o índice de pobreza que todos os nossos municípios têm, com o que se nota em outras regiões do Brasil".
Para o professor Massaú, é natural que o município tenha problemas, mas a notícia teria sido "infeliz".Dos 496 municípios do RS, Canguçu está na 69ª posição, quer dizer, só no RS tem mais de 400 municípios atrás de Canguçu, portanto não pode ser de maneira nenhuma um dos últimos do Brasil.
*Com informações da AI da Prefeitura.
24 comentários:
E agora cade os criticos de plantão que vivem falando mau de Canguçu,isso é trabalho do nosso povo,do nosso Governo,quero o PP por mais dez anos,e não me venham com revanchismo barato,o progresso esta nas ruas no campo,na zona rural estamos apenas atraz de Pelotas e rio Grande,a verdade sempre prevalece.
Parabéns ao Professor Massaú pelo esclarecimento. Embora nosso município não esteja na ponta da lista do mais desenvolvidos, é óbvio, que não estaria no fim desta.
Então pensem comigo! Estando corretos os dados do ilustre professor, creio que o município deveria exigir uma retratação do "famoso" Jornal ZH, pelo equívoco cometido. Por que se houve engano, já foi publicado e ficará por isso mesmo, e, nós gaúchos, da República Rio-Grandense, já estamos cansados de muitos enganos.
O mínimo que deve ser feito por parte do Jornal ZH é um pedido formal de desculpas ao nosso município. Retratação essa, vinculada em lugar visível dentro de seu periódico! Não ocorrendo isso, a Prefeitura deve ingressar com um pedido de retratação e até mesmo indenização por parte do grupo RBS.
sai dai o puxa saco do governo o das 8:38 vai procura o que fazer o fanatico!!!
E agora Oposição ? encheram a boca para falar mal da atual administração sendo que nem essa informação conseguiram adquirir, imagina se um dia tomarem a Prefeitura ? se vocês não sabem como está nossa economia e muito menos dados sobre nosso município, vão querer governar como ? em vereador Gerson ? em Aírton ? sem preparo nenhum, vocês são Críticos não administradores.
Serviu a toca no 1:29, ficou louco hehehehh
Pô! esta foi pra fu... a oposição que ja estava bem faceirinha.
A pequenes da nossa oposição é digna de pena.
São capaz de vibrar com uma noticia ruim só por que pode alavanca-los a prefeitura. Que pobresa de espirito!
Mas não deu! Canguçu é a terceira economia da zona sul e pronto.
Quer a oposição queira, quer não queira.
Vai comendo esta massa!!!!!
Concordo plenamente com o comentário 1:31 PM.
Augusto, conserta o título da postagem. probeza x pobreza
A sim um professor de uma escola particular, ele veio a convite e não pago, sim entendo, aquilo que vejo quando entro em casa lá no interior, crianças bem probrezinha, casas caindo os pedaços são tudo ilusao de otica, heheheh vou usar meu plano de saude p/ consultar pois devo estar precisando..
O "continuismo" é uma coisa extremamente saudável quando os resultados aparecem. No curto prazo, nada se faz. No médio prazo, alguma coisa se faz. Mas há coisas que requerem um longo tempo de ações CONTÍNUAS. Só assim os resultados aparecem. Estamos cansados de ver governos mudando de mãos a cada 4 ou 8 anos. O que entra joga fora tudo que o anterior fez (como se fosse lixo) e começa tudo de novo. Por exemplo: nós (Brasil, estados, municípios) não temos uma política efetiva, bem delineada, para a educação, a saúde. Não dá tempo. Quando uma determinada política começa a querer dar resultados, vem alguém e muda tudo. E, assim, vamos patinando. Por isto, é que devemos abandonar estas mesquinhas políticas de governo. Precisamos ter políticas de "Estado", onde um projeto (de educação, por exemplo) é levado até o fim, quaisquer que sejam os governos. Prova disso é a nossa política econômica. Estamos numa situação bem melhor do que muitos países grandes, até maiores que o nosso. Começamos lá atrás, com o Pedro Malan e estamos aí, com o Guido Mantega. A linha mestra se manteve. Ajustes, apenas os que o passar do tempo exigem. Não sou ligado a nenhum partido. Apoio quem está governando bem. E o Cássio tem feito um bom governo. Na hora em que parar de mostrar bons resultados, a gente troca. Até lá, um voto de confiança e MUITO APOIO, de TODOS. Não sou PP, nem PT, nem DEM nem PTB. Sou CANGUÇU.
(con.ti.nu:ís.mo)
sm.
1 Bras. Pol. Manutenção do poder político nas mãos das mesmas pessoas ou do mesmo grupo.
2 P.ext. Manutenção, continuação ou continuidade de qualquer situação
3 Ação, estratégia ou manobra para manter a situação política ou econômica
4 P.ext. Doutrina ou tendência favorável à continuidade (esp. na condução de assuntos políticos, econômicos, administrativos)
[F.: contínuo ou continu(idade) + -ismo.]
Perfeita a colocação do comentario da 1:31PM. ser critico é tão facil e ao mesmo tempo esclarecedor,facil porque qualquer um fala o que quizer,esclarecedor porque mostra que nem todos falam com conhecimento de causa,apenas oportunismo,o tiro saiu pela culatra e os doutores candidatos fazendo retorica em cima da mentira, não vão aprender nunca,que pena.
Vão comendo esta massa
Tira esta nota da ZH daí.
Vergonha .... porque a ZH não vem aqui colocar o que de bom Canguçu faz? tipo a compra das caçambas, e eles vão ter que por uma nota pedindo desculpas pelo erro que cometeram.
Governo ? tem que ser PROGRESSISTA...
O que mais me irrita nesta história toda é que pra divulgar algo negativo sobre o Municipio ABREM um BOCÃO, sai em tudo que é orgão de imprensa, é um blá, blá, blá geral, MAS quando sai algo interessante como esta contestação do Prof. Massaú, aí só sai nos blogs, cadê os outros orgãos de imprensa? Vai ficar assim?
Onde está a representatividade Municipal? os vereadores que gostam de bater em cima das misérias??
Parabens, ao 1;31, disseste tudo...
ESQUECERAM DO PRINCIPAL MOTIVO QUE REALMENTE LEVANTOU O PIB DE NOSSA CIDADE: AUMENTO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA , E A CONTRIBUIÇÃO DA PREFEITURA PARA ISSO SÃO AS PÉSSIMAS ESTRADAS.E O PRINCIPAL PRODUTO QUE CONTRIBUIU PARA ISSO TUDO??????????????????
O FUMO!
PARABÉNS AOS PRODUTORES RURAIS PELO CRESCIMENTO DA RENDA DO MUNICÍPIO.
pelo que eu sei que o dr massal falou, que canguçu tem 57% dos moradores são da categoria a/b sao pessoas ricas, 23% c/d sao pessoas da nivel médio, e 20% são de pessoas pobre e abaixo da pobresa sendo que em nosso municipio em bolsa familia temos uma media de 10% e pelo que eu saiba quem tem qualquer tipo de bolsa esta a baixo da pobresa, então canguçu esta com a população abaixo da pobresa no minimo 10%, o que a secretaria de assistencia social tem a diser sobre isso? se é voces quem avalião estes casos
Mas que maravilha como aparecem defensores da atual administração não tive muito asseso a tais pesquisas, porem tudo o que fazem de bom para nos (povo) não é mais que obrigação não importa a sigla partidaria. Tem que fazer mesmo.
O atual partido que adiministra nosso canguçu, como diseram em outros comentarios tem que continuar mais 10 anos pelo que fez eu discordo, porque com o tempo fica uma coisa meio monotona pelo fato fato de que as pessoas se acomodam no poder e dai tanto faz como tanto fez.
E só pra reforçar vi algums comentarios criticando a opsição, só não sei com qual finalidade.
Canguçu pode até ñ ser o município com maior indice de pobreza da região sul, mas tbm está bem longe de ser um dos melhores. Podemos até ser a 3° maior economia da região, mas isso não reflete a realidade. somente quem conhece o interior de Canguçu mesmo para saber como é realmente. Trabalhei no último censo e vi a realidade de parte do interior. Algumas regiões do 3° distrito estão jogadas; casas sem banheiro, sem um mínimo de condições para serem habitadas, analfabetismo, e em alguns casos situações de pobreza extrema. Nãop adianta termos a 3ª economia da região, se temos algumas localidades do município abandonadas.
PARABENS ao SR. Thertuliano,um comentario isento com conteudo e que nos faz pensar muito,precisamos mudar essa essa forma mesquinha de fazer politica.
Pois eu tb trabalhei no senso e oque vi foi bem diferente,tem sim alguns pontos de pobreza mas vi muitas casas sendo construidas para pessoas carentes no interior e o terceiro foi a região mais contemplada,de qualquer forma não podemos nos acomodar diante da pobreza,não é justo que pessoas sofram.
Sem comentários aos fazem comentários de uma pessoa que sabe o que diz, pois tem dados concretos.
Cambadas de ignorantes
Parabéns ao Vereador Madrid, pois foi ele quem convidou o Massaú pra vir aqui nos esclarecer essas informações.
10:49 PM
Sem comentários aos fazem comentários de uma pessoa que sabe o que diz...
os estudos que ele fez foi em cima de papéis, fornecidos por quem? ele saiu à campo para fazer alguma pesquisa?
quem seria o ignorante então?
Postar um comentário