NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

15 junho 2011

Tecnológos enfrentam problemas para obter registro

O sonho de concluir uma graduação e ingressar no mercado de trabalho ainda é um problema para os cerca de três mil egressos no curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental em todo o Estado. A dificuldade esbarra na obtenção do registro profissional, necessário para o gestor ambiental exercer a profissão.

Marizete Moreira Gomes, 24, concluiu o curso no polo da Universidade Norte do Paraná (Unopar) de Canguçu em agosto de 2010, juntamente com outros 18 estudantes. A jovem pretende abrir uma consultoria, mas a falta do registro a impede. Além disso, ela foi aprovada no concurso para a prefeitura de Pelotas, realizado este ano, mas para ocupar a vaga também necessita do documento.

Segundo o coordenador pedagógico do polo de Canguçu e São Lourenço do Sul, Álvaro Madruga, a Unopar é registrada em todos conselhos compatíveis com os cursos disponíveis na universidade. O problema ocorre porque o Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA-RS) não está registrando os profissionais de Gestão Ambiental; alega que o órgão é destinado somente a administradores.

O caso foi parar na Justiça após a decisão do plenário do Conselho Federal de Administração (CFA) de registrar os tecnólogos do Rio Grande do Sul. Embora a responsabilidade de fazer a documentação seja dos conselhos regionais, o CFA está fazendo o pré-cadastro dos interessados. Portanto, enquanto o CRA-RS não começa a fazer a documentação, Madruga orienta os formandos ou formados a acessar o site. Os interessados também podem procurar a Unopar através do telefone (53) 3252-3868.

Fonte: Diário Popular

3 comentários:

Anônimo disse...

É realmente vocês são técnicos e para assinar projetos precisam de assinatura de um profissional bacharel para assinar ou ocupar cargos em concursos somente em cargos administrativos.

Anônimo disse...

Em primeiro lugar, acredito que seria muito mais coerente que um Tecnólogo em Gestão Ambiental fosse registrado em algum órgão voltado diretamente ao meio ambiente que no Conselho Regional de Administração. Em segundo lugar, é de conhecimento público que o CRA-RS vem buscando que apenas profissionais com diploma de Bacharel em Administração sejam registrados como Administradores. Sem cursar medicina, não podemos ser médicos ou Direito, ser advogados. É isso que o CRA-RS está querendo, ter critério. Do contrário, qualquer um pode ser qualquer coisa. Eu sou Bacharel em Administração com registro no CRA-RS e, particularmente nunca me incomodou o fato de outros profissionais, sem formação serem chamados administradores, mas acredito que o CRA-RS está correto, exercendo seu papel como órgão regulamentador. Perguntem a OAB se seria permitido a um profissional de outra área, mesmo com conhecimento jurídico, fazer a prova e obter registro de Advogado?!

Anônimo disse...

Acho que cada macaco no seu galho, quem é bacharel é bacharel, estudou para isto. quem é tecnólogo estudou para ser técnico e tem suas limitações perante um bacharel. só não acho justo eles não ter onde se registrar ou como se registrar que deu o curso tem o dever de buscar soluções!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!