A primeira turma a concluir o curso técnico em Biocombustível no país, através do programa Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil), é do polo de Canguçu. A instituição federal pioneira a propor o curso foi o IF-Sul-rio-grandense - Campus Visconde da Graça, em 2009. Outros quatro polos no Estado, Santa Maria, Bagé, São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha, vão realizar formaturas neste mês e em maio. No total nove técnicos concluíram o curso em Canguçu. Para dar continuidade à formação outra turma com 39 alunos ingressou em 2010.
Conforme a coordenadora do polo canguçuense, Jussara da Silva, existe na região a necessidade de formar técnicos aptos a desenvolver atividades na área de produção, transformação, manuseio e comercialização de biocombustíveis no setor industrial.
O e-Tec Brasil é um programa do Ministério da Educação e Cultura (MEC) através da Secretaria de Educação a Distância (Seed) e foi lançado em 2007. Diversos municípios do país aderiram ao projeto, mas no Rio Grande do Sul somente sete polos cumpriram as exigências estabelecidas: Canguçu, Bagé, São Lourenço do Sul, Santo Antônio da Patrulha, São Borja, Alegrete e Santa Maria.
O objetivo é oferecer educação profissional tecnológica a distância de forma gratuita, sendo que os cursos são ministrados por instituições públicas. O trabalho é feito através de parcerias, onde o MEC é responsável pela assistência financeira. Já a estrutura como equipamentos, recursos humanos e manutenção das atividades está a cargo dos estados e municípios.
O polo de Canguçu iniciou as atividades em 2009, com o Técnico em Meio Ambiente. Na época eram oferecidos seis cursos, mas atualmente este número chega a dez - Administração, Agricultura, Agroindústria, Automação Industrial, Biocombustível, Contabilidade, Informática, Manutenção e Suporte de Computadores e Meio Ambiente. De acordo com a coordenadora, a procura maior é por cursos na área de informática, agricultura e meio ambiente.

2 comentários:
Boa sorte aos formando! Mas parece que o governo abandonou o fomento de combustiveis alternativos. Neste momento o Etanol ultrapassa a gasolina no Brasil e fica inviavel o seu uso! O biodiesel tbm esta aos cacos! Ate quando vamos queimar CO2? Nao seria mais viavel discutir esta alternativa aos produtores de fumo deste municipio(um dos maiores produtores do RS)do que continuar com o tabaco? Ate pq pessoal o Brasil quer uma cadeira permanete na ONU, com isso deve reduzir o consumo e producao de tabaco. Quando sera que vou encher o tanque do meu carro de etanol com R$ 20,00??? ou com B100 (100% Biodiesel)
O consumo de combustivel aumentou em decorrência do aumento da aquisição de vículos novos. As condições finaceiras do povo Brasileiro melhorou muito, compra mais veículos e roda mais. Mas, o Brasil esta investindo em diversas fontes de enérgia alternativas, o que não é diferente nos combustiveis. E Canguçu já tem uma universidade pública, parabéns aos formandos, e ao presidente Lula, que criou o projeto "e-tec Brasil" e trouce a primeira universidade pública ao nosso município.
Postar um comentário