NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

22 março 2011

Leitora envia informações sobre diminuição do fumo

Augusto, hoje estive na manifestação em defesa da produção de fumo e uma frase me chamou a atenção, foi dito que "de uma hora para outra querem acabar com o fumo", mas essa não é uma afirmação correta já que o Brasil se comprometeu com a diminuição do consumo do fumo, e indiretamente da produção, desde a assinatura do tratado da Convenção-Quadro para o controle do Tabaco em 2003. Neste tratado o país se comprometeu a cumprir com algumas medidas, entre elas destacam-se:

• reduzir a demanda por tabaco, com por exemplo a: aplicação de políticas tributárias e de preços; proteção contra a exposição à fumaça do tabaco em ambientes fechados; regulamentação dos conteúdos e emissões dos produtos derivados do tabaco; divulgação de informações relativas a estes produtos; desenvolvimento de programas de educação e conscientização sobre os malefícios do tabagismo; proibição da publicidade, promoção e patrocínio; implementação de programas de tratamento da dependência da nicotina.
• reduzir a oferta por produtos do tabaco, como por exemplo a: eliminação do contrabando; restrição ao acesso dos jovens ao tabaco; substituição do cultivo de tabaco; restrição ao apoio e aos subsídios relativos à produção e à manufatura de tabaco;
• proteger o meio ambiente;
• incluir as questões de responsabilidade civil e penal nas políticas de controle do tabaco, bem como estabelecimento das bases para a cooperação judicial nessa área;
• e promover a cooperação técnica, científica e intercâmbio de informação, com: elaboração de pesquisas nacionais relacionadas ao tabaco e seu impacto sobre a saúde pública; coordenação de programas de pesquisas regionais e internacionais; estabelecimento de programas de vigilância do tabaco; e cooperação nas áreas jurídica, científica e técnica.

Desta forma é possível perceber que o país não está indo contra o fumo "de uma hora para outra" e sim tentando cumprir com um tratado assinado a alguns anos, essas mobilizações deveriam ter começado desde que o tratado foi assinado, assim como deveriam ter pensado alternativas para os produtores caso não fosse mais possível plantar fumo, ao invés de "deixar o tempo correr e ver no que ia dar".
Fica aí uma informação para quem quiser refletir mais sobre o assunto.

Para quem quiser ler todas as informações sobre a Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco é só ir no link abaixo:

Abraço.

Josiane Brahm

Você também pode participar colaborando com textos para o site através do email gutopinz@yahoo.com.br

6 comentários:

Simoní Lobato disse...

valeu ! FINALMENTE ALGUEM FALOU A REALIDADE .O QUE VI NAQUELA MANIFESTAÇÃO FOI UMA CORJA POLÍTICA , FALANDO MAL UNS DOS OUTROS ,E SEM APRESENTAR SOLUÇÃO ALGUMA .NA MINHA OPINIÃO AS AUTORIDADES DEVERIAM PROMOVER OUTRAS OPORTUNIDADES DE EMPREGO E RENDA AOS AGRICULTORES.

Anônimo disse...

Realmente!
Querem combater as drogas e incentivam a produção do tabaco!!!!
O cigarro o que é?????
Que município é esse?????!!!!!!!

Anônimo disse...

Querem acabar com o plantio do tabaco, só por que é o pequeno produtor que faz sua renda com ele.
Ninguém faz projetos para acabar com a plantação de cana de açucar ou cevada.(cachaça e cerveja), pois estas são os latifundiários que produzem.
E, quantas pessoas morrem por dia, atropeladas por motoristas embriagados, e a cirrose?
Mas, aí não tem projetos e nem consulta popular.

Anônimo disse...

Eu sou produtor de tabaco, querem acabar com o plantio do tabaco, sera que vão consiguir acabar realmente com o fumante, ou só vão fortalece o contrabando.
Outra questão é que o governo só sabe proibir e o compromisso de buscar alternativa ao produtor e que eles se esquecem desse detalhe que é o mais importante para nós produtores

Anônimo disse...

O governo Lula para tentar uma cadeira permanente no coselho da ONU
Fez tudo quanto é besteira. inclusive esta da convenção quadro.
O fumo é uma droga mas assim como toda droga jamais acabara.
Alguem vai plantar e muitos vão fumar.
Por que não pode ser os nossos agricultores produsirem fumo.
O fumo faz mal? sim. mas faz mal exclusivamente ao que fuma.
No entanto outras drogas como o alcool que mata o usuario e coloca em risco a vida dos demais cidadãos.
Para isso não há convenção quadro, e nem um tipo de repreensão sobre seu uso.
Cade a Lei Seca. deve ter morrido atropelada por algum motorista embriagado.
Os governos e politicos do PT tem e muito a explicar sobre este assunto

Anônimo disse...

Falam que querem terminar com o tabaco,mas fuma quem quer. E o àlcool?... que não acaba só com quem bebe e sim com todos da família.