O Deputado Estadual Pedro Pereira (PSDB) esteve reunido, nesta quinta-feira (17), com o Presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (AFUBRA) Benício Albano Werner, o vice-presidente Heitor Álvaro Petry e o Gerente Administrativo Silvio Clovis Genehr, para tratar da preocupação dos fumicultores gaúchos com a comercialização da safra de fumo. O rigor na classificação, por parte da empresas, está baixando o valor pago aos agricultores.
Segundo o presidente da AFUBRA a indústria já informou que irá comprar apenas o tabaco contrato com a previsão feita pelos produtores. Ele destaca que é importante que os produtores negociem diretamente com as indústrias na busca de sensibilizá-las para melhores preços.
Contra os fumicultores está a valorização do Real em relação ao Dólar e o aumento na produção na África, principalmente no Zimbábue, que no período de 4 anos passou de 40 mil toneladas 250 mil toneladas nesta safra. E Ainda um estoque de 60 mil toneladas da última safra não comercializada pela indústria.
O deputado estadual Pedro Pereira (PSDB) disse que está ao lado da AFUBRA nesta questão na cobrança constante nas indústrias e fazendo contato direto com os produtores rurais levando as informações e buscando as reivindicações da categoria. “O Produtor também terá que ser um negociante e acompanhar de perto esta situação. O Dólar muito baixo é um dos problemas, além da produção de outros países”, revela.
Segundo as informações levantadas junto a AFUBRA, a associação constatou que para o próximo ano a safra deverá ser reduzida em 30%. Para amenizar as perdas já foi viabilizada uma tabela única com as principais fumageiras com 10% de aumento no valor da safra de 2009, já que na safra de 2010 não houve acordo.
EXPOAGRO
Dia 03 de Março, na Expoagra AFUBRA, estará acontecendo um grande debate para discutir esta questão. O Deputado Pedro Pereira (PSDB) já confirmou presença no evento e convoca produtores e representantes de entidades para participar das tratativas. “É o momento de união para conseguirmos uma mudança nesse quadro”, comenta o deputado.
A Expoagro AFUBRA acontece nos dias 1, 2 e 3 de março, em Rincão Del Rey, município de Rio Pardo.

13 comentários:
O PRODUTOR DE FUMO NÃO QUER BARGANHA, QUER APENAS QUE PAGUEM O PREÇO DA QUALIDADE DO FUMO!
Pelo menos tem alguém daqui para tentar reivindicar algo. Se vai dar certo eu não sei, mas já é alguma coisa. O produtor rural de Canguçu vive da fumicultura, e deve ser protegido por nossos representantes.
anônimo 5:23pm. Lê direito a matéria, que aí tu entenderá, a notícia.
no trecho:
...Ele destaca que é importante que os produtores negociem diretamente com as indústrias na busca de sensibilizá-las para melhores preços. Neste está incluído *O PREÇO DA QUALIDADE DO FUMO!*
OKKKK!!!!!
O Pedro tá no lugar errado pedindo melhor preço pro fumo,por favor avisem ele que a AFUBRA ja faz isso.Ele tem que ir na indústria fumageira que é quem compra.Que piada!!!!!!!
Tá certo o Dep. Dr. PEDRO, ninguèm negocia sozinho, dá apoio à AFUBRA e juntos negociam pela classe produtora; mais depitados deveriam se engajar nesta luta por melhores preços e comercialização. Bem que podiam sediar em Canguçu uma central de classificação do fumo, assim os nossos produtores poderiam acompanhar melhor o valor pago pelo seu produto; uma coisa é certa, quem produz com qualidade tem preços diferenciados agora quem atira na terra e colhe o que der não pode ter os mesmos preços pelo seu produto.
Que paradoxo! O médico defendendo o comércio do Fumo?
E as campanhas contra o fumo? Pq. plantar então? Vamos plantar granola, aveia, erva mate, milho, feijão, etc.( Tudo ecologico). O MINISTÉRIO DA SAÚDE RECOMENDA.
Que urubu este Pedro.
Noticia boa este infeliz não traz. só fato negativo.
Poxa o cara e pai da catastrofe, filho do mau agoro, irmão da tragédia, e o pessimismo em pessoa.
Cruz credo, Tutufum, Saravá pra ti!!
Agora eu pergunto? Se a causa for de mercado, de que vai adiantar o Pedro estar se intrometendo no assunto.
Até hoje ele nunca participou destas negociações, e pelo o que eu sei não fez falta alguma. O que ele quer agora se metendo.
Vai rachar uma lenha Pedrinho!!
Deixa de encher o saco.
Sou produtor de fumo, precizamos de mais autoridades, deputados, prefeitos, veriadores e entidades representativas dos agricultores e do comércio p/fazer uma presão forte com relação ao preço do fumo pois se seguir assim, Canguçu vai ter um grande retrocesso econômico,vamos ter muitos agricultores com dificuldades p/onrrarem com seus compromiços e permanecerem na agricultura.
ao anonimo 7:42pm. é Vamos plantar granola, aveia, erva mate, milho, feijão, etc...aí então para o produtor não morrer de fome, vai ter que comer toda a sua produção.
por que se vender, não paga nem o adubo.
te informa, para depois comentar.
Ó 5:40PM, posso te garantir que não vai ser o Pedro que vai resolver este problema.
Aquilo é um bossal, só o povo de Canguçu não enxerga.
Cadê o cássio? não tá nem aí para os produtores de fumo. até parce que não são eles que sustentam essa cidadezinha!
Mas é difícil agradar o povo né...se não faz nada reclamam, se tenta fazer algo, reclamam também...porque não reclamam da administraçao atual que nada faz por nós??? cambada de ingratos...
Postar um comentário