NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

21 dezembro 2010

Agenda de cursos do CETAC 2011


O Centro Regional de Qualificação Profissional de Produtores de Canguçu (Cetac) anunciou o calendário de cursos previstos para o próximo ano. Produtores, estudantes e outros interessados já podem se inscrever nos cursos de Bovinocultura Leiteira, Boas Práticas de Fabricação, Manejo e Conservação de Solos e Água, Saneamento Ambiental, Manufatura de Lã Básica, Manufatura de Lã Tingimento, Plantas Medicinais/Fitoterapia Animal, Processamento Artesanal de Carne Suína, de Frutas e Hortaliças e de Carne de Pescado.

As atividades terão carga horárias entre 32 e 40 horas, incluindo lições práticas e teóricas, e turmas com 12 e 20 pessoas. O coordenador o Centro, Reginaldo Maciel, explica que ainda poderão ser incluídos novos cursos, de acordo com as necessidades e parcerias que se estabeleçam ao longo do ano. “Nossa expectativa é formalizarmos cada vez mais parcerias, para ampliarmos a oferta do Cetac”, diz.

A principal mudança prevista está no conteúdo e duração de alguns cursos, como o de Manejo e Conservação de Solos e Água, que foi remodelado para facilitar a participação dos produtores. “Vamos reduzir o tempo no Centro para dois dias de aulas e os outros dois serão na localidade dos participantes, para que eles não precisem ficar tanto tempo longe de suas propriedades”, conta Maciel.

O curso de Solos será o primeiro de 2011, ministrado entre os dias 14 e 18 de março. Em seguida será realizado o de Processamento Artesanal de Carne de Pescado, entre os dias 11 e 15 de abril, e o de Bovinocultura Leiteira, de 25 a 29 de abril. Mais informações e inscrições podem ser feitas no Centro de Treinamento (Rua João de Deus Nunes, 200 – Vila Isabel) ou pelo telefone (53) 3252-2338.

Cetac

Desde 1996 o Cetac oferece cursos que abrangem aspectos econômicos, sociais, ambientais e de resgate da cidadania, com o intuito de aperfeiçoar conhecimentos e repassar aos produtores novas técnicas de manejo, mostrando que é possível ter maior retorno na atividade exercida. Para isso o Centro conta com uma estrutura semelhante às das propriedades rurais, além de alojamentos, refeitório, cinco salas de aula, espaço de lazer e oito unidades didáticas.

Já passaram pelo Centro mais de dez mil pessoas, através de recursos da Emater/RS-Ascar, dos próprios agricultores e de programas dos governos estadual e federal, além da iniciativa privada. O Cetac é administrado pela Emater/RS-Ascar e conta com o apoio de entidades parcerias, como Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio, Cosulati, Prefeitura de Canguçu, Sindicato Rural, Escola Agrícola Estadual de Canguçu, Universidade Federal de Pelotas, Embrapa e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Confirma a o calendário completo de cursos do Cetac em 2011

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional Pelotas

Nenhum comentário: