NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

07 agosto 2010

A Neve

Provavelmente a grande atração durante os meses de inverno é o lindo fenômeno conhecido como neve, esse fenômeno não chega a ser comum em nosso Estado, durante algumas vezes por ano, não necessariamente no inverno, há condições ideais para que a neve ocorra, uma série de fatores precisa acontecer para que ela apareça.
Todos nós sabemos que a necessidade do frio para que haja a chuva de neve é conhecida, porém as massas de ar polar que trazem frio para o nosso estado nessa época do ano são sistemas frios e secos, assim esse ar seco inibe a formação de nuvens e, sem elas, não há precipitação, nem ocorrência de neve. Porém esse ano o tempo está a favor das pessoas que contemplam esse fenômeno e/ou que gostam do inverno.
Além disso, não basta apenas o frio em superfície, é necessário um frio intenso em grande parte da atmosfera para que a nuvem de chuva se desenvolva dentro de uma camada gelada, criando ainda dentro da nuvem flocos cristalinos de forma alongada, com um formato especial. Quando esse floco sair de dentro da nuvem, precisa encontrar um ambiente frio suficiente para mantê-lo com essas características até atingir o solo. A partir daí, quando o floco atinge a superfície, ele acumula ou pelo menos fica por alguns minutos com esse formato, ocorrendo isso então você estará diante da tão esperada neve!!!
Porém não confunda, se o floco de neve precipita, mas vira água ao chegar à superfície, ocorre o que chamamos de chuva congelada (fenômeno que já ocorreu em nosso município durante o inverno de 2008).
Outra situação interessante ocorre quando em situações de forte nevoeiro em condições de temperatura abaixo de 0°C (sem nuvens no céu) as gotículas, ao se chocarem com uma superfície, como árvores, acabam congelando, ocorrendo o sincelo. Este é um fenômeno que acontece com mais frequência em Santa Catarina.
E ainda tem a geada (já comentada em textos anteriores) é um fenômeno bem diferente da neve, embora muitos confundam. A geada não cai ou precipita, ela se forma junto à superfície quando a temperatura é fria o suficiente para congelar o orvalho. Para que isso ocorra, é preciso que as temperaturas estejam em torno de 0ºC ou negativas. As condições para a sua formação são comuns no inverno do Rio Grande do Sul, pois são necessários ar seco, frio e ausência de nuvens.

Fontes: INMET e ZERO HORA
Colaboração: Douglas Lindemann

Nenhum comentário: