A Emater/RS-Ascar promoveu hoje (6) o Encontro Regional de Jovens Rurais, no Ginásio Municipal de Esportes Waldemar Frederico Bosenbecker, em Canguçu, evento que busca integrar ações para o desenvolvimento de perspectivas de um futuro mais promissor para a juventude rural. Aproximadamente 500 pessoas, entre jovens e autoridades participaram do encontro.
A assistente técnica estadual da Emater/RS-Ascar, Vera Carvalho, apresentou o programa Rio Grande Jovem. Segundo ela a Emater/RS-Ascar está preocupada em articular toda a sua ação estadual buscando valorizar a juventude rural. “O jovem, uma vez articulado, poderá adaptar-se à sua região. Trabalhamos no sentido de trazer uma perspectiva para a permanência da mulher jovem, pois o meio rural tem dificuldades em valorizar a mulher”, disse Vera.
Vera informou que o turismo e a agroindústria são dois segmentos nos quais os jovens estão bastante inseridos, pois são a oportunidade que eles tem de conseguir sua independência financeira. “Encontra-se muita dificuldade do jovem permanecer no campo, a educação está distante do meio rural. As oportunidades de qualificação do jovem rural são menores que a do urbano”, disse. Ela destacou que o encontro já produziu resultados concretos e imediatos em relação à articulação de políticas públicas em prol da juventude rural, com o comprometimento da prefeitura em estimular ações nesse sentido.
O Encontro Regional de Jovens Rurais faz parte da Frente Programática da Emater/RS-Ascar Rio Grande Jovem, que trabalha quatro eixos voltados para a juventude: Acesso ao Lazer, Educação de Qualidade, Inclusão Cultural e Geração de Trabalho e Renda. Nesses eixos há uma articulação efetiva e um trabalho estruturado. As ações do Rio Grande Jovem são demandadas da base para cima. São realizadas diversas atividades, como capacitação das lideranças jovens, apoio e fortalecimento das organizações, acesso ao crédito, seminários municipais e cursos de qualificação profissional. Em todo o Estado, cerca de 21 mil jovens são assistidos pela Emater/RS-Ascar.
No evento também foi entregue o Destaque Rio Grande Jovem, premiação que valoriza o empenho de jovens que realizam atividades relevantes no meio rural. Os prêmios foram divididos entre os quatro eixos de trabalho da Frente Programática Rio Grande Jovem, e os extensionistas destaques em cada eixo também foram homenageados.
Na parte da tarde foram realizados apresentações culturais e painéis de valorização do trabalho, onde os jovens rurais falaram sobre suas vivências, dividindo as experiências em diversas áreas ligadas à agricultura e à pecuária. Também foi feita, pela equipe da Prefeitura de Canguçu, a apresentação do Programa Adolescência Sadia. O engenheiro agrônomo Ainor Lotério falou sobre a valorização do jovem rural, promovendo um momento de descontração. No encerramento, a equipe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Canguçu apresentou as principais demandas dos jovens rurais da zona sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário