Cursos de artesanato atenderão 300 pessoas, em 15 municípios gaúchos
O Governo do Estado lançou, na tarde dessa terça-feira (3), os cursos de artesanato dentro do Projeto Trabalho e Renda do Programa Emancipar - Todo Mundo é Cidadão. De acordo com o secretário da Justiça e do Desenvolvimento Social, Fernando Schüler, a iniciativa irá atender 300 pessoas, em 15 municípios que integram o programa. O investimento total é de R$ 111,9 mil.
Também foi aberta a mostra de produtos confeccionados pelos alunos da Casa do Artesão. "Hoje temos 70 mil artesãos inscritos no Programa Gaúcho de Artesanato e a nossa tarefa é qualificar estes trabalhadores e agradeço aqui a participação do Senac", destacou o secretário da Justiça e Desenvolvimento Humano. Schüler ainda salientou a participação dos municípios que são fundamentais para ampliar esta ação.
A artesã Vilma Hoffmann relatou a sua experiência de participar do curso de qualificação no Artesanato, dentro do programa Emancipar, em São Francisco de Paula. "Os cursos de tecelagem e confecção de cobertores me abriram novas oportunidades. Com meu trabalho de artesã conquistei um emprego como balconista em uma loja", contou Vilma, que garantiu que não abandonou o artesanato e encontra na confecção de peças uma forma de complementar a renda. "Mudei o estilo de vida da minha família com os cursos de artesanato."
Cursos de capacitação de artesanato
Os cursos iniciam em agosto, com previsão de encerramento para o final de setembro. As atividades serão desenvolvidas pelo Senac nas áreas de artesanato com materiais recicláveis, com escamas de peixe e conchas, acessórios em couro, tecelagem em lãs e linhas, tricô, crochê e bordado. Cada curso terá duração de 100 horas-aula.
As atividades acontecem nos seguintes municípios: Alegrete, Arroio Grande, Canguçu, Jaguarão, Júlio de Castilhos, Pelotas, Piratini, Rosário do Sul, Santa do Livramento, Santa Vitória do Palmar, São Gabriel, São José do Norte, São Sepé, Tramandaí e Uruguaiana.
Executado pela Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social, o Programa Emancipar atua em 75 comunidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A finalidade é combater a pobreza sem assistencialismo, por meio de ações de capacitação profissional, combate ao analfabetismo, habitação, geração de trabalho e renda, cidadania e cultura. Mais informações no site: www.sjds.rs.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário