NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

27 maio 2010

Vereador vê excesso na atuação da BM

O vereador Wendel Vilela (PTB) concedeu entrevista a uma emissora de rádio, na manhã desta quinta-feira (27), manifestando sua contrariedade a forma da atuação da Brigada Militar (BM) no município de Canguçu. Para ele, o que deveria ser um aumento na segurança pública se tornou um ponto de intimidação a motoristas e trabalhadores. "Eu como vereador não poderia deixar de manifestar a indignação das pessoas perante os excessos de multas cometidos pela Brigada", disse.
Wendel entende que deveria ser feito um trabalho de conscientização antes da multa. "Eu sei que as pessoas estão cometendo infrações, mas, antes da multa poderia ser avisado o erro e depois sim, se repetir ai multar", falou. Ele lembra que taxistas e fretistas tem sofrido com as abordagens.
Em conjunto com o vereador Gérson Nunes (PT) ele estará entrando na ordem do dia desta quinta-feira (27) um pedido de audiência pública para o dia 01 de Junho, äs 19h00min, para tratar da regulamentação dos pontos dos fretistas de Canguçu e também debater o trânsito no município.

24 comentários:

Anônimo disse...

extremamente apoiado vereador.É muito bom saber que temos alguem que relate o repudio da populaçao canguçuense em relaçao a brigada ,eu espereva que seria para benefiçio nosso o poliçiamento ostensivo em canguçu mas to vendo a coisa tomar outro rumo pois a brigada esta em constant desespero em multar com total despreparo deixando de lado o respeito ao seu semelhante,generalizando a todos como c todos fosem marginais.Trabalho no comerçio no centro de canguçu e vi uma queda brusca no movimento e consequentemente nas vendas depois que a brigada esta nas ruas multando e causando indignaçao na populaçao,nossos agricultores q mantem a nossa cidade vem aqui e saem cheio de multas e humilhados pela forma de abordagem;Espero q haja uma mudança o mais rapido possivel pois nem os azulzinhos em pelotas tem tais atitudes como a da brigada em canguçu.

Anônimo disse...

Se fosse só as multas não era nada, mas estão espondo as pessoas de bem,trabalhadores.Em plena luz do dia estão algemando e levando as pessoas em camburões só por que a BM acha que são marginais.
É UMA VERGONHA ISSO!
Ainda bem que temos um vereador competente que faz alguma coisa pelo povo.

Anônimo disse...

É de extrema ignorancia um vereador falar isso, saimos da auto-escola bem avisados do que é ou não é infração, do que é uso obrigatÓrio, dos riscos que corremos e das multas que podemos levar e tudo mais... o que falta mesmo é conciencia e responsabilidade para sair com a carteira na mão e cumprir as LEIS! TODOS sabem que Canguçu está mal acustumado a cumprir essas "regras", mas que foi lhes ensinado ninguém pode contestar, É FALTA MESMO DE RESPONSABILIDADE! então não tem nada de advertencia, tem mesmo é que fazer cumprir leis, sentamos 9 dias/4h em uma cadeira no cfc para aprender o que pode e o que não pode! Parabééns a brigada e CONSIENCIA aos motoristas!!!

ME ENVERGONHO DE NA MINHA CIDADE TER UM VERIADOR DESSE NÍVEL!

Anônimo disse...

Tua cidade?! (vírgula) 2:37PM

A humilhação é tanta que dia desses, um pastor evangélico, só por estar com a bateria descarregada e ter desligado os faróis de seu auto à 70/80 mts de sua casa, quase foi levado ao distrito policial algemado pela incompreensão dos caras de farda! Fizeram-no empurrar o carro, só com ajuda de seus familiares, mulher e filha até sua casa. Um desrespeito total com cidadão de bem e evangelizador de nossa comunidade.
Fico pensando... Será que havia necessidade disso?
É por essas e muitas, muitas outras situações, criadas pelos próprios brigadianos, que a população está tão revoltada com os (i)responsáveis por nossa segurança!
Técnicas de imobilização - Treinamento de tiro - curso de direção perigosa - mas um cursinho de boas maneiras não faria mal à eles também!!!

Anônimo disse...

Pessoal!

Abuso de autoridade é crime!
Procurem uma testemunha. Alguém que viu algum abuso e metam um processo neles, que com certeza, eles baixam a bolinha já, já!
Tão pensando que são os tais!
Ministério Público neles, gente! Se deixarem o bicho crescer, ninguém vai conseguir segurar.

Outra coisa;
Muitos desses, fazem 'bicos' em bailes e shows em nossa cidade e interior. Batam uma foto, filmem! E ferro neles! Isso não pode ser feito por policiais militares!
Se é para aplicar a lei, como ela se apresenta. Eles também não podem descumpri-la!

Quem com ferro fere! Com ferro pode ser ferido!

Anônimo disse...

Acho que este assunto esta tomando proporções que ñ precisava o povo não queria policiais na rua? Que eu me lembre esta era uma das reivindicações mais pedidas e mais comentadas nas mídias locais, pronto estão ai os cara, se estão multando devem ter motivos e quem é de bem não precisa ter medo de BM e sim deve ficar grato por sair na rua e ver vários policiais.
Acho que deveríamos ficar “quietos” se eles estiverem errados vamos recorrer pois que eu saiba temos esse direito e quem esta errado só tem que se indignar, pois sabe que não tem argumentos para tal reivindicação. Ou será que vamos querer a guarda municipal no nosso município????
Acho que vai ser bem pior, e demais enquanto estiver alguém encostado na parede mesmo sendo de bem, “porque quem não deve não teme”, mas e se não for devemos estar gratos por saber que aquela pessoa não vai assaltar a nossa família mais tarde.

Anônimo disse...

Este vereador parece que não sabe o que são leis. Leis existem para serem cumpridas. Chega de dar sempre um jeitinho brasileiro. Um cidadão de bem não tem o que temer e deve agradecer a BM e obedecer as leis. O vereador deve conhecer as leis, praticar, respeitar e aconselhar que todas as ´pessoas façam o mesmo. Os vereadores devem mostrar serviço fazendo e trazendo projetos bons para Canguçu. Chega de mesquinharias, de pedir patrolamento, cascalhamentos...deixa isso para o prefeito e seus secretarios fazerem o que é de sua responsabilidades e OBRIGAÇÃO... Chega de imcompetencia...

Rodrigo Cardozo disse...

O comentário das 2:37 pm foi muito errado, primeiro porquê não sabe nem escrever, segundo deve ser um desocupado para escrever nesse horário, terceiro deve ter sido aluno do Léo a auto-escola para saber tanto assim de lei, quarto não deve dirigir porra nenhuma quem dera ter um carro para dirigir.
O problema maior das abordagens são principalmente o excesso de poder que os pms antigos pensam que têm. Essa turma nova veio para somar só que os mais antigos fazem e acontecem aqui dentro do municipio, fazem segurança particular em bailes e supermercados, eles intimidam a população humilde do municipio, são despreparados e precisam urgentemente de um comandante que acompanhe esses serviços que faze por fora. Marcam pessoas nos bailes e na primeira oportunidade intimidam quando estão de farda, o transito da cidade poderia estar em outras mãos e não a esses pms antigos!

Anônimo disse...

esse ultimo comentário deve de ser de algum Milico! APOIADISSIMO Vereador.

Anônimo disse...

Concordo plenamente que a Brigada Militar esta exagerando nas multas.
Mas o povo canguçuense está acostumado a viver na cidade sem lei e nao respeitam as leis de transito e cometem todas as infraçoes de transito inclussive estou cansada de ver pessoas idosas tentando atraves a osorio e nao conseguem pq os carros simplemmente atropelam estao precisando promever cursos de transito pra consientizar esses motoristas velhos e principalmente esses taxinstas que acham que sao os donos das ruas.
Ana

Anônimo disse...

e vereador não veriador seu burro. acho que esta certo a brigada deveria se preocupar mais com os roubos e trafico do que so pensar em abordar as pessoas e multar todos, isso merece uma nova reunião pra melhorar isso e um melhor treinamento da brigada pra uma melhora em nossa cidade...

Anônimo disse...

Até que um dia, alguem viu o que esta acontecendo em Canguçu. Parabens Vereador Wendel, o movimento da cidade está cada dia pior, cada vez menos gente, e por que isso?? É claro que é por causa do excesso de autoridade da PM, que faz abordagens sem respeitar as pessoas humildes que vem de fora, na maioria das vezes com o dinheiro contadinho pra comprar alguma coisa, pra colocar dinheiro no bolso desses PMs, que nao estao nem ai para isso.
E é o que tenho dito a dias, Canguçu não tem só a General Osorio, os problemas estão em todos os lugares e em toda a cidade. A cada dia que passa e vejo o que tem acontecido na cidade, tenho mais certeza que nao vale a pena andar com tudo certo, conforme a lei, porque quem anda fora da lei nao enfrenta esses tipos de humilhaçao.

Espero Wendel que os outros vereadores sigam o teu protesto.

Anônimo disse...

Quem se sentir prejudicado pela brigada tem que procurar seus direitos. Quantas pessoas foram multadas indevidamente? estes tem que recorrer e não pagar. Mas quem não tem razão, vai reclamar do quê?
Concordo com o comentário do leitor da 2:37
Quem dirige fez auto escola e sabe das leis.
Quem legisla sabe que lei é para ser cumprida.
Quem deve fazer cumprir a lei, adverte e pune.
O que tem de errado?????????

Anônimo disse...

Em primeiro lugar, pelo que sei, todas as pessoas que ao tirar sua carteira de habilitação são lhes insinadas as leis, e leis são para serem cumpridas, só olham nas esquinas? e tem muita gente que não precisam sair de carro moram bem perto do serviço mas tem que mostrar, comerciantes estacionam seu carro na frente e mais, muitas vezes carros da familia, tirando o lugar dos freguezes, esse vereador esta com certeza mal informado ou é corrupto, pois quem pede moleza corrupto é, e ai achamos que nosso congresso o é. Emquanto não nos educarmos vamos reclamar, pois ontem {27} a brigada multou um carro na esquina exercito com a julio de castilhos e 1 minuto depois outro carro estacionou no mesmo local, na esquina, e depois querem que lhes deem moleza, vamos nos educar...

Anônimo disse...

tche, mas que coisa! Qndo não tem brigada na rua reclamam, e qndo tem reclamam também!!!
Ai não dá neh? e pra ser sincero, me sinto bem mais seguro com a polícia na rua. Parem de reclamar q daqui a pouco os caras acabam saindo de circulação novamente.

Anônimo disse...

Quem é multado imdevidamente tem o direito de recorrer.
E a justiça sempre da ganho de causa a favor do cidadão. Claro, se este estiver certo.
Então nem esquentem sobre as multas, se tu tiver certo não tem nada a temer e nem vai precisar pagar nada!

Anônimo disse...

Creio que o vereador está um pouco precipitado em relação a este caso, mas cada ser tem uma opinião própria.

Até poucos dias atrás era uma "choradeira" ,principalmente por parte da câmara, devido a falta de segurança por aqui.

Agora que estão tentando moralizar a cidade deu efeito contrário no legislativo. Não entendo isso...

Ja andei muito errado e sofri no bolso com isso. Tomei multa até da rodoviária federal, e com eles não tem choro.

Mas nos tempos de hoje eu aprendi que QUEM NÃO DEVE, NÃO TEME!

Anônimo disse...

"Rodrigo Cardozo disse...O comentário das 2:37 pm foi muito errado, primeiro porquê não sabe nem escrever, segundo deve ser um desocupado para escrever nesse horário, terceiro deve ter sido aluno do Léo a auto-escola para saber tanto assim de lei, quarto não deve dirigir porra nenhuma quem dera ter um carro para dirigir.

NÃO SEI ESCEREVER O QUE? E SE SOU DESOCUPADA OU NÃO, O PROBLEMA É MEU! TERCEIRO FUI ALUNA DA VANUSA, E SE DIRIJO MELHOR OU PIOR NÃO INTERESSA PELOMENOS SEI QUE LEIS FORAM FEITAS PARA SEREM CUMPRIDAS! IGNORANTEE!

Anônimo disse...

ta mas e ai????fazem sessões pra resolver o problema da segurança. ai é colocado os PMS nas ruas pra aumentar a segurança.sinceramente eu não entendi. querem os policias só pra enfeite???? qual a diferença de um cidadão de BEM e um marginal. O Bem está dentro da lei o outro a margem(fora) da lei.Tem algun chip, marca, código de barras, que identifique um do outro???? ainda não. Então como se coibe as ações marginais. Revistando, barreiras,identificando,multando quem estaciona em lugar proibido etc et.
então meu caro vereador(es)vamos nos preocupar em ações que visem a criação de empregos para que nossos jovens venham a ter uma ocupação digna. Que um pai, mãe possa dar uma educação que forme cidadões mais conscientes, que o alicerse da sociedade(familia) tenha condições de se manter estruturada.chega de conversa fiada.

Anônimo disse...

QUEM TÁ CERTO, COM CERTEZA ESTA GOSTANDO DA ATUAÇÃO DA BRIGADA!

Anônimo disse...

EU Q TRABALHO EM UM EXTREMO DA CIDADE E MORO EM OUTRO,QANDO VOU EMBORA PARA CASA DENOIT NAO VEJO NEM UM BRIGADA NA RUA,SERA Q OS MARGINAIS TRAFICANTES SO ESTAO NA RUA DURANT O DIA ???????SERA Q ELES NAO TEM VIATURA PARA ANDAR A NOIT OU TEM MEDO??CADE A BRIGADA DURANT A NOIT NO DIA DE SEMANA ??????CLARO Q NO FIND DE SEMANA ELES ESTAO LA C MOSTRAND, PORQ O PESSOAL Q TRABALHA A SEMANA TDA TEM O FIND SEMANA PARA UM POKINHO DE LAZER TEM Q ANDA CM MEDO ATE MESMO PARA ANDAR A PE PELA CIDADE PORQ ELES CHEGAM E BOTAM NA PAREDE PESSOAS Q ANDAM ATE MESMO CM A FAMILIA, SOUBE DE UMA PESSOA Q ESTAVA EM FRENT AO COMERCIO OND TRABALHA DANDO UMA CUIDADA NO PESSOAL Q ENTRAVA E SAIA DA LOJA EO BRIGADINHA FALOU PRA ELE Q NAO ERA PARA ELE FICAR ALI ...ISSO NAO TEM CABIMENTO E C ALGEM ASSALTAC A LOJA OND ESSE CIDADAO TRABALHA SERA Q O TAL BRIGADINHA ESTARIA ALI?TA LOK MEU ISSO NAO TEM CABIMENTO SERA Q NOSSA CIDADE C RESUME DA QADRA DA PRAÇA ATE A ULTIMA SINALEIRA ?PORQ EO UNICO LOCAL Q TEM BRIGADA DURANTA O DIA É CLARO..PORQ DURANT A NOIT...OND SERA Q ESTAO ???assinado Andreia Soares

Anônimo disse...

Acho muito interessante a reclamação de muitas das pessoas que postaram aqui, ando pelas ruas de Canguçu e nunca levei nenhuma multa, já fui abordada muitas vezes, estaciono no centro e não ganho nenhuma multa, por que será? Ah, porque eu respeito a legislação, tenho os documentos em dia e tenho bom senso, não estaciono em esquina e nem em lugar proíbido... talves se todos tivessem essa consciência não teríamos tantas multas.
Quanto aos "colonos" que, muitas vezes, entregam uma moto na mão de uma criança... acho que eles devem aprender as leis para assim cumprí-las.
Mas agora se as pessoas que foram multadas estavam corretas... procurem seus direitos, eles estão aí para auxiliar, vir reclamar no site ou ir na radio não vai adiantar nada, é só procurar o local correto.

Anônimo disse...

olha qdo os srs vereadores deixarem de se preocupar com questões individuais e procurarem resolver as macros teremos problemas cruciais resolvidos em nossa comunidade.Essa polemica toda é em decorrência dos PMs terem multado os amiguinhos do nobre edil que estavam estacionados em local proibido. Ai o dito vereador faz essa onda toda pra agradar seu eleitorado.Tem que multar sim pra apreenderem a ter respeito.

Anônimo disse...

os vereadores, prefeitos, deputados, senadores deveriam se mobilizar e solicitar uma força tarefa do exercito,policia federal,policia civil,policia militar, pra realização permanente de barreiras onde seria averiguado a documentação,o que transportam,qual a finalidade da viagem, identificação etc. olha tenho certeza que acabaria com o trafigo, roubos etc... pense nisso nobre vereador....