Recebemos a informação do amigo e colaborador Vinícius Pegoraro sobre um livro americano que dedicava um capítulo inteiro para o município de Canguçu. Entramos em contato com Augusto Pegoraro, que dispõe de uma cópia do livro, que gentilmente escreveu algumas linhas sobre o tema e enviou ao site. Confira:
O Livro The Politics of Possible: The Brazilian Rural Workers' Trade Union Movement, 1964-1985 escrito por Biorn Lewiz narra as atividades desenvolvidas pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canguçu, em uma época em que o Poder Público não oferecia assistência alguma aos trabalhadores rurais. Apesar da repressão da ditadura militar no Brasil 1964-1985, sindicatos de trabalhadores rurais floresceram. Durante esse período, 2.800 sindicatos, representando 8 milhões de trabalhadores, foram fundados.
Biorn Maybury-Lewis examina a forma como os dirigentes sindicais esculpiram um lugar para si na ordem política do país, e como outros movimentos sociais se sucederam em situação comparável. Analisa ainda as ferramentas institucionais e políticas utilizadas por estes líderes dos trabalhadores rurais e o que a sindicalização significava para eles. Embora tradicionalmente visto como o mais fraco entre os membros da sociedade, os trabalhadores rurais se mostraram capazes de enfrentar, e até mesmo usar para seu benefício, a legislação do governo corporativista sufocante. Eles conseguiram afirmar-se como uma minoria poderosa, pela primeira vez na história brasileira, apesar do regime militar os reprimir por Atos Institucionais que suspenderam vários direitos civis e políticos e fechou o Congresso. Em um período similar, quando os regimes autoritários no Chile e na Argentina esmagavam movimentos sociais, trabalhadores rurais do Brasil se mobilizaram em nome da terra, aposentadoria, saúde etc. .
Enquanto enfrentavam a ameaça potencial de assassinato, prisão ilegal, seqüestro e outras violações dos direitos humanos, eles conseguiram através de sua mobilização, várias conquistas e aquilo que o Governo não alcançava, o próprio Sindicato fazia, por exemplo: O Sindicato de Canguçu tinha um pronto socorro, ambulância, médicos, dentistas, etc., enquanto nada disso era alcançado ao Trabalhador Rural pelos órgãos governamentais.
O que o autor, Maybury-Lewis chama de "política do possível": a capacidade de avaliar e escapar de medidas repressivas, para manter viva a luta de base. No livro ele narra a história também de Geraldo Pegoraro e diz que: "Sua história contribui para o nosso conhecimento da agricultura contemporânea da América Latina, lutas, conquistas e privações, bem como oferece um estudo de caso de como os movimentos sociais podem resistir a repressão política, nas circunstâncias mais improváveis."
Biorn Maybury-Lewis é professor de Ciência Política da Universidade de Arizona- EUA".
- Parte do Livro está disponível do sistema Google Books: AQUI
Um comentário:
Sem sombas de duvidas o sindicato de canguçu é uma das mais importantes entidades da nossa região.Não tem no estado do RS dentro da sua categoria outro que tenha organização ou preste os serviços aos seus associados como o de Canguçu.Que o exemplo do seu Geraldo seja seguido.Tive o prazer de conhecer ele. Meu pai que hoje está com 78 anos fala dele e de seu trabalho com orgulho de ter sido seu amigo.Atualmente moramos em Pelotas mas aompanho com carinho as noticias da minha terra.
Postar um comentário