NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

16 abril 2010

Região se mobiliza em favor do tabaco

Liderados pelo Deputado Federal, Sérgio Moraes, uma comitiva de prefeitos da região composta pela Kelly Moraes (Santa Cruz do Sul), Clécio Halmenshlager (Vale do Sol), Joni da Rocha (Rio Pardo), Rosane Petry (Vera Cruz), Mario Rabuske (Sinimbu), Lauro Mainardi (Candelária), Bruno Radtke (Cerro Branco) e Sérgio da Rosa (Novo Cabrias), participou na tarde da última terça-feira, dia 13, na Câmara dos Deputados em Brasília, da reunião da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional sobre implementação no Brasil das medidas previstas na Convenção Quadro para o Controle do Tabaco.

O objetivo era colocar as questões dos Prefeitos a favor dos produtores do tabaco, porém os deputados que votaram o requerimento para a audiência não estavam presentes. O Deputado Luiz Carlos Hauly, que propôs o debate e era o único presente da comissão, se ausentou pouco depois do começo da audiência às 14h 40min, após realizar a sua fala contra o tabagismo.

De acordo com o Deputado Sérgio Moraes, tal comportamento além de um desrespeito, representa que a audiência proposta pode ser considerada um teatro para que no futuro a comissão não seja acusada de não ter realizado um debate. “Eles fizeram essa audiência para não serem acusados de que tomaram decisões sem que outros pudessem se manifestar. Não consigo entender como nenhum deputado da comissão compareceu para dar um encaminhamento a proposta. Para o deputado a avaliação foi negativa, pois além de não ocorrer um debate entre os deputados, aconteceram manifestações unilaterais de pessoas que não tem poder de decisão nenhuma na Câmara.

Para a Prefeita Kelly Moraes, houve um lado positivo na vinda a Brasília que foi atentar para a questão. “Ficamos apreensivos se alguma decisão esta sendo tomada sem que os governantes da região fiquem sabendo. Talvez nossa presença tenha contribuído para mostrarmos que estamos organizados e vamos defender nossos interesses”.

A Prefeita de Vera Cruz, Rosane Petry, acredita que a oportunidade serviu para unir as lideranças municipais ainda mais em torno da questão. “Os deputados da comissão se omitiram, talvez sinalizando que não tem posições claras e seguras em relação ao assunto, diferentemente de nós”.

Nenhum comentário: