NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

03 março 2010

Detran/RS inicia implantação da CNH Digital

O Detran/RS reuniu, nesta terça-feira (02), no Centro de Treinamento da Procergs, os 35 Centros de Formação de Condutores (CFCs) da Capital para orientações sobre a implantação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital. A medida, prevista na Resolução n.o 287 de 2008, do Contran, visa padronizar e tornar mais seguro o processo de identificação dos candidatos e condutores, a partir da coleta de imagens das digitais, fotografias e assinatura digital.

Primando pela qualidade dos serviços, que é um dos pilares do Detran Público, instituído pelo Governo do Estado, a Autarquia aproveita a mudança exigida pela legislação para implantar também a fotografia e a assinatura digitais. Com isso, além de aumentar a segurança do sistema, haverá uma redução substancial do tempo para processamento e expedição da CNH (as imagens digitais são transmitidas para a gráfica on-line). Também se evitará o bloqueio da emissão do documento por imagens fora dos padrões e as devoluções da papeleta Renach em desconformidade com as normas. Para o candidato, uma vantagem adicional é que não terá gastos com fotografia, que será feita diretamente no CFC com uma câmera digital.

A Portaria n.º 101/2008 do Denatran definiu os prazos para implantação do sistema em cada Estado da Federação. A coleta das impressões digitais nos processos de primeira habilitação começará na Capital em 10 de março. A partir desta data, os novos motoristas receberão a CNH emitida pelo novo sistema. Os condutores já habilitados só terão a CNH Digital quando da emissão de uma 2ª via ou na renovação. Entre abril e novembro de 2010, o sistema será implantado nas demais regiões do Estado.

Por Mariana Tochetto
Assessoria de Comunicação Social - Detran/RS

Nenhum comentário: