Produtores e instituições incentivam a produção e o consumo da uva de mesa
Do site: Pelotas Mais
Mais de 640 toneladas de uvas são produzidas anualmente por 102 famílias que se dedicam à vinicultura nos municípios de Pelotas, Canguçu e Morro Redondo. Quase a totalidade dessa produção é destinada à fabricação de vinho de mesa. Assim, para pesquisadores, o potencial de consumo da uva in natura na região, estimado em um milhão de quilos entre os meses de dezembro e fevereiro, ainda não foi explorado.
Foi pensando em incrementar cada vez mais o setor que produtores, representantes de entidades e autoridades se reuniram para o Dia de Campo de Abertura da Colheita da Uva de Mesa, na colônia de Pelotas. O grupo buscou chamar a atenção para a qualidade da fruta produzida no município - cultura que vem se expandindo nos últimos anos - e para a viabilidade de seu cultivo em uma propriedade familiar. Mesmo a chuva não reduziu o sucesso do evento realizado no dia 4 de fevereiro na propriedade dos irmãos Ernesto e Renato Ribes, no 7º Distrito de Pelotas.
- O dia de hoje será um marco para a produção de uvas na região, que está retomando esta atividade - avaliou o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Lair Corrêa.
Para o presidente interino da instituição, Cilon Fialho da Silva, o projeto caminha para sua ampliação.
- É uma iniciativa que tem tudo para dar certo, pela qualidade da uva e pelas parcerias em torno dela - disse.
O ato foi promovido pelos produtores de uva e vinho da colônia, Emater/RS-Ascar, Embrapa Clima Temperado, Universidade Federal de Pelotas, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Prefeitura, mesmo grupo que desenvolve nos últimos anos um projeto de estímulo e apoio à cultura da uva. Por meio dele foi ampliada a produção e melhorada sua qualidade, novas práticas foram inseridas, especialmente no que se refere ao manejo de vinhedos, variedades da fruta e enxertia.
Também participaram da Abertura da Colheita da Uva a diretora da Faculdade de Agronomia Elizeu Maciel, Tânia Marceli, o chefe adjunto de Comunicação e Negócios da Embrapa Clima Temperado, João Carlos Costa Gomes, o secretario de Desenvolvimento Rural de Pelotas, Lélio Robe, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Nilson Loeck, o deputado estadual Nelson Harter e o presidente da Câmara de Vereadores de Pelotas, Milton Martins.
Fonte: Youtube/cpactts, Terra Sul
Produtividade - Para o extensionista da Emater/RS-Ascar, Luiz Carlos Migliorini, a demanda existente pode - e precisa - ser atendida com a produção local.
- É possível produzir uva de qualidade para suprir o consumo local - afirma.
A produtividade esperada para a região é de 25 a 30 mil quilos por hectare.
- É uma produtividade tão boa quanto à de qualquer outra que produz Niágara no Brasil - ressalta o pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Jair Nachtigal.
CompartilharPor Pelotas Mais
Categorias: Fotos, Notícias, Vídeos Tags: Agricultura, Colônia, Rural .Um Comentário »
Do site: Pelotas Mais
Mais de 640 toneladas de uvas são produzidas anualmente por 102 famílias que se dedicam à vinicultura nos municípios de Pelotas, Canguçu e Morro Redondo. Quase a totalidade dessa produção é destinada à fabricação de vinho de mesa. Assim, para pesquisadores, o potencial de consumo da uva in natura na região, estimado em um milhão de quilos entre os meses de dezembro e fevereiro, ainda não foi explorado.
Foi pensando em incrementar cada vez mais o setor que produtores, representantes de entidades e autoridades se reuniram para o Dia de Campo de Abertura da Colheita da Uva de Mesa, na colônia de Pelotas. O grupo buscou chamar a atenção para a qualidade da fruta produzida no município - cultura que vem se expandindo nos últimos anos - e para a viabilidade de seu cultivo em uma propriedade familiar. Mesmo a chuva não reduziu o sucesso do evento realizado no dia 4 de fevereiro na propriedade dos irmãos Ernesto e Renato Ribes, no 7º Distrito de Pelotas.
- O dia de hoje será um marco para a produção de uvas na região, que está retomando esta atividade - avaliou o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Lair Corrêa.
Para o presidente interino da instituição, Cilon Fialho da Silva, o projeto caminha para sua ampliação.
- É uma iniciativa que tem tudo para dar certo, pela qualidade da uva e pelas parcerias em torno dela - disse.
O ato foi promovido pelos produtores de uva e vinho da colônia, Emater/RS-Ascar, Embrapa Clima Temperado, Universidade Federal de Pelotas, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Prefeitura, mesmo grupo que desenvolve nos últimos anos um projeto de estímulo e apoio à cultura da uva. Por meio dele foi ampliada a produção e melhorada sua qualidade, novas práticas foram inseridas, especialmente no que se refere ao manejo de vinhedos, variedades da fruta e enxertia.
Também participaram da Abertura da Colheita da Uva a diretora da Faculdade de Agronomia Elizeu Maciel, Tânia Marceli, o chefe adjunto de Comunicação e Negócios da Embrapa Clima Temperado, João Carlos Costa Gomes, o secretario de Desenvolvimento Rural de Pelotas, Lélio Robe, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Nilson Loeck, o deputado estadual Nelson Harter e o presidente da Câmara de Vereadores de Pelotas, Milton Martins.
Fonte: Youtube/cpactts, Terra Sul
Produtividade - Para o extensionista da Emater/RS-Ascar, Luiz Carlos Migliorini, a demanda existente pode - e precisa - ser atendida com a produção local.
- É possível produzir uva de qualidade para suprir o consumo local - afirma.
A produtividade esperada para a região é de 25 a 30 mil quilos por hectare.
- É uma produtividade tão boa quanto à de qualquer outra que produz Niágara no Brasil - ressalta o pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Jair Nachtigal.
CompartilharPor Pelotas Mais
Categorias: Fotos, Notícias, Vídeos Tags: Agricultura, Colônia, Rural .Um Comentário »
Nenhum comentário:
Postar um comentário