Douglas (foto abaixo) estará colaborando, na medida do possível, com o site escrevendo textos sobre o clima, tempo, e outros assuntos ligados a metereologia.
Mas muito se tem questionado sobre o fato de que estaria ocasionando essas tempestades? A resposta para essa pergunta não é difícil de entender, é o fenômeno meteorológico El Niño. Mas o que seria este fenômeno? El Niño consiste em uma anomalia (anormalidade) das águas na região equatorial do Oceano Pacífico. No caso do El Niño é um aquecimento das águas nessa região, como indicado na figura abaixo (Figura 1).
Figura 1 – Aquecimento anormal do Oceano Pacífico na região equatorial
A partir desta explicação nos vem a mente outros questionamentos, como por exemplo: Como um fenômeno que ocorre na região equatorial afeta o nosso estado que está localizado em uma região subtropical?
Se não bastasse a influência do El Niño, outros conjuntos de fatores meteorológicos contribuem para o grande número de chuvas que ocorre em nosso Estado.
Figura 2 – Imagem que explica os altos níveis de chuva na região
Como é indicado na Figura 2, como existe esse aquecimento na região equatorial, consequentemente ocorre uma maior evaporação na região amazônica para altos níveis da atmosfera, com os ventos de nordeste que existem naquela região essa umidade é empurrada até a Cordilheira dos Andes, onde essa umidade percorre a Cordilheira até chegar à região Sul do Brasil e Paraguai e Norte da Argentina através dos Jatos de Baixos Níveis (JBN), que nada mais é que um “corredor” que existe na atmosfera que contribui para esse processo ocorrer.
Somando-se a esse processo, um aumento da temperatura do mar no Oceano Atlântico na região litorânea do Brasil também contribui com o aumento da umidade na região, um processo anômalo ao que ocorre na região equatorial, ou seja, os ventos de nordeste que trazem essa umidade para a região Sul do Brasil.
Como o Rio Grande do Sul é caracterizado por chuvas bem distribuídas durante o ano, geralmente oriundas do Sul do nosso continente, sofre esse conjunto de influência que acarreta em certo “descontrole” no padrão de chuvas. E de acordo com modelos meteorológicos, o fenômeno El Niño continuará atuando no mês de dezembro com uma menor intensidade, mas mesmo assim contribuindo para que as chuvas permaneçam acima do padrão.
2 comentários:
óTIMMO texto, muito esclarecedor, parabéns ao jovem!!
Concordo plenamente, e digo mais: é muito importante para que nós tenhamos um pouco mais de conhecimento e também possamos exclarecer dúvidas do nosso clima.
Postar um comentário