NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

17 setembro 2009

Dia Nacional de Luta em Defesa da Profissão de Jornalista

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul promove diversas atividades que integram a campanha em defesa do diploma para o exercício da profissão. Por decisão da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), em reunião realizada com representantes dos sindicatos da categoria, em julho, em São Paulo, ficou estabelecido que no dia 17 de cada mês será realizado um ato, uma atividade ou uma manifestação para marcar o Dia Nacional de Luta em Defesa da Profissão de Jornalista. Na quinta-feira, em Porto Alegre, haverá uma manifestação para marcar os três meses da decisão do STF, no Saguão da Famecos, no prédio 7, às 19h. No dia seguinte, sexta-feira (18/9), os alunos do Instituto Metodista Sul (IPA) terão uma aula com o jornalista Antônio Manuel de Oliveira, no auditório da biblioteca, às 19h. O tema será “A profissão de jornalista e a implicação da queda do diploma”. Na terça-feira (22/9), está marcada uma audiência pública da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa, a partir das 10h, no Auditório da Famecos (PUC). Na quarta-feira (23/9), será realizado um ato na Esquina Democrática, a partir do meio-dia, com a presença de jornalistas, estudantes e professores universitários de Comunicação Social.

A história do dia 17

No dia 17 de junho de 2009, o STF considerou inconstitucional a obrigatoriedade do diploma de Jornalista para o exercício da profissão. O fato teve o impacto de uma “bomba” para os mais de 80 mil jornalistas espalhados pelo Brasil e gerou uma série de protestos e repúdios por parte de entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e Associação Brasileira de Imprensa (ABI). Parlamentares acreditam que a mobilização da categoria e a pressão de entidades podem reverter a decisão do STF. A data é uma referência ao dia em que o STF decidiu abolir a exigência de diploma para o exercício da profissão.
Este mês, os estudantes de jornalismo de todo Brasil realizam as manifestações no dia 23 de setembro, em várias cidades brasileiras.
Fonte:Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul

2 comentários:

Anônimo disse...

PRA TRABALHAR EM MEIO DE COMUNICAÇÃO TEM QUE SER JORNALISTA, TEM QUE SER RESPEITADA ESTA PROFISSÃO SÓ PODE OPINAR QUEM É PROFISSIONAL, ATUALMENTE QUALQUER UM VAI PRA RADIOS PRINCIPALMENTE DAR OPINIÃO SEM FUNDAMENTO!!

Radialista disse...

Não confunda Radialista com jornalista, são profissões diferentes!