NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

Mostrando postagens com marcador cindacta II. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador cindacta II. Mostrar todas as postagens

18 novembro 2019

Destacamento de Canguçu recebe Missão de Assistência Integrada Itinerante

O primeiro ano da Missão de Assistência Integrada Itinerante ao Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Canguçu (DTCEA-CGU) foi celebrada pelo efetivo. O município situado no interior do Rio Grande do Sul carece de profissionais e serviços de saúde, impactando diretamente na vida dos militares e dependentes do DTCEA-CGU, unidade  subordinada ao Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II).

A localidade tem dificuldade de atendimento em todas as especialidades médicas, além da falta de serviços conveniados no município. A Organização de Saúde da Aeronáutica mais próxima fica em Canoas, a mais de 300 quilômetros de Canguçu”, revela o comandante do DTCEA-CGU, Tenente Especialista em Suprimento Técnico João Marcos de Oliveira.

A ação coordenada pela Divisão de Assistência Integrada (DAIN) do Subdepartamento de Administração (SDAD) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), tem o objetivo de atender às demandas sociais, psicológicas e de saúde do seu efetivo e de seus dependentes.

Entre os dias 10 e 14 de novembro, seis profissionais integrantes do Hospital de Aeronáutica de Canoas (HACO), do Esquadrão de Saúde de Curitiba (ES-CT) e do CINDACTA II prestaram atendimento nas especialidades de medicina de família, pediatria, psiquiatria, psicologia e assistência social. O Técnico de Enfermagem do HACO, Sargento Wilson Vasconcelos da Silva, participou também da missão em apoio à equipe de saúde e na realização de exames.  Ao todo foram beneficiados 89 militares e dependentes, entre atendimentos e participação nas palestras.

Para a Tenente Médica da Família Larissa Soares Figueiredo Trigueiro Caroca, é de suma importância a participação desta especialidade na missão itinerante. “Podemos auxiliar em várias necessidades dos pacientes, como na área clínica, na saúde da mulher e da criança, além do suporte na saúde mental”, destacou.



A Tenente Médica Psiquiatra Vanessa Freitas Volkmer explicou que saúde mental envolve cuidar do bem estar da mente, do corpo e da boa convivência social. “Poder falar de saúde mental ao efetivo foi muito bom para ajudá-lo a entender e aliviar suas dificuldades de trabalho ou de adaptação na nova localidade, para lidar com as adversidades inerentes de um destacamento especial e  tentar diminuir o impacto que essas adversidades podem ter na saúde mental dos militares, e consequentemente, também de seus dependentes”, pontuou.

Nascido e criado em Canguçu, o Suboficial José Vinicius Galarça conhece bem a carência de atendimento médico no município. O militar foi um dos que comemorou a vinda dos profissionais de saúde ao Destacamento. “A iniciativa demonstra o cuidado que a Força tem com seus integrantes e dependentes. Muitas vezes temos que recorrer a médicos particulares que cobram em média 300 reais por uma consulta ou procurar atendimento no único hospital público da cidade", afirmou o Suboficial Galarça, que levou também a esposa e os filhos para as consultas médicas.

Dentre os profissionais da missão, especialistas da área de saúde mental chamaram a atenção do Suboficial Galarça, pelas palestras ministradas e a disponibilidade em acolher e tratar quem eventualmente julgasse necessitar deste tratamento. "Fiz uso deste serviço e me sinto grato por ter aprendido que não devo subestimar esta área da saúde, mas sim tratá-la como os demais setores do corpo", revelou.

Richéle Timm dos Passos da Silva, esposa do Sargento Márcio Gonçalves da Silva, levou os filhos, Lucas (3 anos) e Letícia ( 6 anos), para consulta com a pediatra, Tenente Médica Nicole Berthier Zanin. “A médica demonstrou uma preocupação em atender as crianças a partir de uma visão mais ampla de saúde do que meramente o aspecto físico. Na ocasião, também apresentamos as cadernetas de vacinação e alguns exames laboratoriais. Foi feito acompanhamento do desenvolvimento do peso e altura das crianças e fomos orientados sobre alimentação e atividades esportivas e culturais. Destacamos a clareza e a segurança da médica nas suas explicações, o que nos passou confiança e uma atitude de cuidado e carinho”, elogiou Richéle.

Para a Tenente Nicole, que participou da Missão de Assistência Integrada Itinerante pela primeira vez, essas ações são necessárias para prestar atendimento médico às unidades mais isoladas e desassistidas.

Logística

Para realizar a missão itinerante, foi necessário um grande trabalho de logística. O DTCEA-CGU providenciou a montagem, a organização dos espaços para os atendimentos e a desmontagem dos equipamentos.

Com relação ao translado de Canoas para Pelotas dos profissionais de saúde e materiais médicos, o apoio foi dado pela tripulação do Quinto Esquadrão de Transporte Aéreo (5º ETA – Esquadrão Pégaso), unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) sediada na Ala 3, em Canoas (RS). Já o Destacamento providenciou a locomoção de Pelotas para Canguçu, em virtude de se chegar ao município, somente por via terrestre, pois não existe aeroporto na cidade.

Para o Tenente Aviador Diogo Landim Simões, piloto do Esquadrão Pégaso, participar dessa missão foi uma oportunidade de prestar um serviço fundamental a quem precisa. “Para nós do Esquadrão, é importante ajudar os militares e seus familiares que necessitam de apoio de saúde. Mesmo estando em localidades distantes dos grandes centros, eles estão sendo assistidos pela FAB”, ressaltou o piloto.

Ações de promoção à saúde

A missão não se restringiu apenas aos atendimentos médicos, também foram realizadas palestras socioeducativas. A Tenente Médica Vanessa falou sobre “Prevenção ao Suicídio”. Dados estatísticos, fatores de risco e de proteção, sinais de alerta e ações preventivas foram apresentados durante a palestra. “O objetivo é alertá-los e educá-los para cuidar melhor do seu bem-estar mental, físico e social para não adoecer por situações que podem ser evitadas”, ressaltou.

Já a Psicóloga Cláudia Souza Soares Brum do Esquadrão de Saúde de Curitiba ministrou uma palestra sobre o “Gerenciamento do Estresse”. “Percebi a importância de estar aqui como profissional de saúde mental, e o quanto eles estavam precisando deste apoio. Essa percepção foi corroborada nos atendimentos individuais onde as queixas foram relatadas com motivação e desejo de buscar ajuda”.

Ao abordarem o tema “Comunicação no Ambiente de Trabalho”, a Psicóloga Cláudia e a Assistente Social do CINDACTA II, Denize Janz Costa Silva, convidaram o efetivo para fazer um processo reflexivo sobre o assunto. Foram apontados passos importantes para melhorar a comunicação no ambiente de trabalho, com a participação de dinâmica sobre o assunto. “As palestras ministradas pela Psicologia, Psiquiatria e Serviço Social foram impulsionadoras dos atendimentos realizados com o efetivo. Os dependentes foram tomados pela motivação dos militares e também utilizaram o nosso trabalho, demonstrando agradecimento e satisfação”, afirmou Cláudia.

Os militares tiveram, também, a oportunidade de participar de atividades lúdicas sobre trabalho em equipe com a Assistente Social Denize. “O tema se alinhou com as palestras de saúde mental e estresse, o que trouxe uma boa reflexão para o efetivo. As dinâmicas em grupo promoveram uma reflexão sobre as potências para liderança e a importância de todos desempenharem seus papéis”, destacou.

Essas ações promovem um ambiente harmonioso, trazendo melhorias para o convívio social e para o ambiente de trabalho. “Parabenizamos a Missão Itinerante do DECEA no Destacamento, pois traz oportunidades importantes de acesso aos serviços de saúde, sociais e psicológicos que demonstram o cuidado e a atenção para com os militares e seus familiares”, revelou o Sargento Márcio.

Para o comandante do DTCEA-CGU, a assistência prestada aos militares e seus dependentes foi muito valiosa. “Eles se sentiram valorizados e acolhidos, contribuindo para melhorar a auto-estima do efetivo e o bem-estar dos seus familiares ”, declarou o Tenente João Marcos.

Durante os quatro dias, os profissionais de saúde estiveram envolvidos na Missão de Assistência Integrada Itinerante, em um trabalho de integração e comprometimento, viabilizando os resultados positivos.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Reportagem e Fotos: Denise Fontes

26 janeiro 2017

BRIGADA MILITAR PARTICIPA DE PASSAGEM DE COMANDO NO CINDACTA II CGU (AERONÁUTICA)

 Nesta quinta-feira (26-01-17) foi realizada a a Passagem de Comando do Destacamento de Controle Aéreo em Canguçu. Na oportunidade se fizeram presentes na Cerimônia as autoridades: Coronel Aviador Alvaro, Comandante Interino do Cindacta II, Coronel de Exército Freitas Silva, Chefe Estado Maior da 8 Brigada de Infantaria Motorizada, Juiz de Direito Filipe Palopoli representando a Comarca de Canguçu, Promotor de Justiça Marcio Saafeldt, Secretário de Administração Jean Carlo Representante da Prefeitura Municipal de Canguçu e a Capitã Madalena Comandante da 5 Cia de Polícia Militar do 4° BPM e representando o Comando do 4° BPM. 
Foi feita a passagem do cargo pelo Capitão Especialista da Aeronáutica Salomão ao Capitão Especialista da Aeronáutica Goes. Na solenidade foram realizadas as Honras Militares de passagem de comando entre o Oficial Substituto e Oficial Substituído. A Brigada Militar agradece e deseja ao Capitão Salomão muitas felicidades nesta sua nova missão extensivo a sua família e ao Capitão Goes desejamos sucesso no Comando DTCA (Canguçu) extensivo a sua família que lhe acompanha na missão da nossa Região Sul.



Fonte: Comunicação Social da 5 Cia Brigada Militar-4°BPM

14 julho 2016

CFNSA recebe integrantes da Aeronáutica

No dia 11 de julho os alunos do Curso Normal do Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida (CFNA) receberam a visita do Capitão José Salomão Gomes da Silva e do 2º Sargento Duarte, para realização de uma palestra objetivando a divulgação da Carreira e a Profissão Militar.
O Comando da Aeronáutica em Canguçu proporcionou a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre este importante trabalho realizado no município.


14 abril 2015

Pracinha da 2ª Guerra esteve em Canguçu

O 2º tenente reformado João Pereira da Silva, representante dos ex-combatentes em Pelotas (FEB - 2ª Guerra Mundial Exército Brasileiro) esteve, de passagem, por Canguçu na manhã desta terça-feira (14) quando conversou com amigos no município e esteve na Rádio Liberdade AM, onde foi entrevistando contando um pouco das experiências vividas nos seus 91 anos de idade e de paixão pelas Forças Armadas.
Nascido em Morro Redondo, na Capela do Ouro, João foi registrado em Capão do Leão e atualmente reside em Pelotas. Aos 13 anos de idade foi estudar no CAVG, então Colégio Agrícola Visconde da Graça e hoje Campi Visconde da Graça do IFsul. E aos 17 anos se voluntariou para o Exército. Ao ser chamado para a guerra revela que quis ir ao combate mesmo contrariado por sua mãe.
Atualmente ele participa de festividades na região representando o Exército e já revela uma agenda cheia de compromissos para os próximos dias.
Em 2015 são comemorados os 70 anos do desembarque das Forças Expedicionárias Brasileiras em solo Italiano. Vinte e cinco mil homens ultrapassaram o oceano para lutar na Itália. Uma célebre e insigne participação da Nação brasileira em busca dos ideais democráticos.
Em 21 de fevereiro de 1945, a Força Expedicionária Brasileira (FEB) protagonizou uma das maiores conquistas em sua participação na 2ª Guerra Mundial: a Tomada de Monte Castelo. Essa elevação possuía grande importância tática, que permitiria o avanço das tropas aliadas em direção à Alemanha, e essa pressão ofensiva aceleraria a capitulação dos Estados que compunham o Eixo. Essa batalha foi um marco para a Campanha da FEB na Itália.

31 março 2015

Exército, Igreja e MP são instituições que o brasileiro mais confia

As Forças Armadas, a Igreja Católica e o Ministério Público são as instituições que o brasileiro mais confia, segundo o Índice de Confiança na Justiça da FGV Direito SP. A pesquisa foi aferida nos segundo e terceiro trimestres de 2014 e divulgada esta semana.

A instituição em que o brasileiro mais confia continua sendo as Forças Armadas, que passou de 66% para 68% entre 2013 e 2014, seguida pela Igreja Católica (56% para 59%), Ministério Público (45% para 50%); Grandes Empresas (37% para 43%); Imprensa Escrita (41% para 43%); Polícia (31% para 36%), Emissoras de TV (30% para 33%), Governo Federal (27% para 29%) e Congresso Nacional (15% para 19%).

O ICJBrasil mensura a confiança da população no Judiciário brasileiro desde 2009. Na pesquisa referente a 2014, foram entrevistadas 3.300 pessoas de oito unidades federativas (Amazonas, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Distrito Federal). A amostra representa 55% da população brasileira com 18 anos ou mais, segundo dados do Censo 2010.

13 dezembro 2012

Troca no Comando local da Aeronáutica

Refosco (com a espada) assume no lugar de Ulisses.
Foto: Augusto Pinz
O Destacamento de Controle de Espaço Aéreo de Canguçu - DTCEA CINDACTA II - tem um novo comandante a partir desta quinta-feira (13). Será o 1° Tenente Rogério Refosco. Ele assume no lugar do Major Ulisses Salustiano da Rosa que irá para o destacamento de Santa Maria. A Cerimônia de troca de comando aconteceu na manhã desta quinta-feira (13) com a presença de autoridades civis e militares e convidados. Destaque para a presença do Coronel Aviador Luiz Ricardo de Souza Nascimento que efetivou a troca do comando.
Durante seu discurso de despedida, Major Ulisses lembrou do tempo em que esteve a frente do DTCEA e das obras realizadas. "Fizemos toda a parte elétrica e de geradores o que tomou todo o meu tempo enquanto comandante. Acompanhei de perto toda obra. Por isso peço até desculpas a nossa comunidade por não ter sido mais participativo no município", comentou. Porém, para o secretário de educação e esportes, Andrio Aguiar, a participação em festividades como a Semana da Pátria foram fundamentais. "Despertou, novamente, o patriotismo nos colégios, as crianças ficavam na expectativa já para o próximo desfile", disse.
O Coronel Aviador Luiz Ricardo fez questão de destacar, perante a tropa e os convidados, a trajetória do major Ulisses como referencial para os novos soldados. "Major Ulisses é um exemplo de dedicação. Estudem, se qualifiquem, que um dia vocês também podem estar aqui neste posto", assegurou. 

Fotos: Augusto Pinz

01 junho 2011

DTCEA-CGU completa 26 anos

O Destacamento de Controle Aéreo de Canguçu (DTCEA-CGU) é uma unidade integrante do CINDACTA II - Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo - que tem sua sede em Curitiba (PR). No dia 23 de maio marcou os 26 nos de instalação em Canguçu, atualmente sob o comando do Capitão Especialista em Comunicações Ulisses Salustiano da Rosa (foto abaixo).

Sempre cumprindo com a sua missão para com o país, que é a geração e envio de dados de radar, intermediar as comunicações entre o Centro de Controle de Aeronaves em Voo, identificar e quantificar os fenômenos meteorológicos para dar segurança ao voo de aeronaves, todos na sua área de abrangência que compreende um raio de aproximadamente 400 KM e enviando-s ao CINDACTA II.
Para comemorar a importante data o DTCEA-CGU realizou uma solenidade com presença de autoridades militares da região de Santa Maria e Curitiba, além de representantes da sociedade civil do Município de Canguçu.
Fotos: Augusto Pinz

23 maio 2010

DTCEA-CGU completa 25 anos


Fazendo parte de um conjunto com outros Destacamentos coordenados pelo Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Canguçu (DTCEA-CGU) cumpre, há vinte e cinco anos, sua missão: ser os olhos que garantem
a segurança do espaço aéreo da região Sul do Brasil.
No dia 23 de maio de 2010, a Unidade completa 25 anos de existência e leais serviços prestados à Força Aérea e ao povo brasileiro. Seus homens são exemplos de profissionalismo e luta, pois cumprem, com determinação, sua tarefa de manter funcionando o DTCEA mais meridional de nosso País.
O DTCEA-CGU fica localizado na cidade de Canguçu, no interior do Rio Grande do Sul, considerado o maior minifúndio da América Latina e dona de uma beleza natural incontestável.