NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

20 janeiro 2026

Bombeiros salvam bebê de 18 dias após obstrução das vias aéreas em São Sepé-RS


O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, por meio do 2º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) de São Sepé, atendeu na noite desta segunda-feira (19) uma ocorrência envolvendo uma bebê lactente de apenas 18 dias, vítima de obstrução das vias aéreas.

Os pais levaram a criança diretamente ao quartel dos Bombeiros, onde a bebê já apresentava cianose, sinal de falta de oxigenação. Diante da situação, a guarnição realizou imediatamente a manobra de Heimlich, obtendo resposta positiva, com a criança apresentando sinais de reação.

Após os primeiros atendimentos, a bebê foi encaminhada ao hospital do município, onde a equipe de emergência já aguardava, em razão do contato prévio feito pelos Bombeiros durante o deslocamento. 


Em dezembro de 2025, a Brigada Militar de São Sepé registrou duas ocorrências significativas em que policiais salvaram bebês engasgados utilizando a manobra de Heimlich. 

Os principais casos reportados foram:

Bebê de 1 ano e 5 meses em 19 de dezembro de 2025 quando a mãe chegou desesperada ao quartel com a criança já desacordada e sem respirar. Os policiais iniciaram os primeiros socorros imediatamente e, durante o deslocamento urgente para o Hospital Santo Antônio, realizaram a manobra de desengasgo que restabeleceu a respiração do bebê. O momento foi registrado por câmeras de segurança.

Já em 29 de dezembro de 2025, Durante patrulhamento na Avenida Getúlio Vargas, os policiais foram abordados por uma família com um bebê de 1 mês e 5 dias em um veículo. A guarnição aplicou a manobra de Heimlich no local, o que provocou o vômito e a desobstrução das vias aéreas da criança antes de encaminhá-la ao hospital. 

A manobra de Heimlich é a técnica padrão de primeiros socorros usada para desobstruir as vias aéreas em casos de engasgo, induzindo a expulsão do objeto ou líquido que bloqueia a respiração.

Fonte: A Palavra

Nenhum comentário: