NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

16 julho 2025

Alckmin afirmou que não pedirá mais prazo para os EUA


 O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MIDC), Geraldo Alckmin, afirmou que não pedirá mais prazo para os EUA e que o governo trabalha para que a situação seja resolvida até o dia 1° de agosto. A declaração foi dada após reunião com representantes do agronegócio na tarde desta terça-feira (15/7). O objetivo do encontro foi discutir sobre as recentes políticas tarifárias do presidente Donald Trump, que impôs tarifa de 50% aos produtos brasileiros.

“A ideia do governo não é pedir que [o prazo] seja estendido, mas procurar resolver até 31 [de julho]. O governo vai trabalhar para resolver e avançar nos próximos dias, e todos eles se comprometeram a trabalhar e participar”, disse.

Mais cedo, após a reunião com o setor produtivo, Alckmin havia afirmado que poderia pedir mais tempo aos norte-americanos. No entanto, após ouvir as demandas do agronegócio, mudou o tom do discurso.

Representantes do agronegócio afirmam que algumas safras já estão prontas e outras serão iniciadas no começo do próximo mês, por isso, não existe possibilidade de estender o prazo e a única alternativa é solucionar o problema antes do dia 1°.

De acordo com Ibiapaba Netto, representante da CitrusBR, produtora de suco de laranja, é necessário manter o diálogo entre os países. “Temos uma safra inteira para ser colhida sem saber se o segundo mercado estará disponível ou não, porque a tarifa inviabiliza. É diálogo, negociação e pragmatismo”, disse.

Durante a reunião com o setor, Alckmin voltou a dizer que as tarifas de Trump são equivocadas, mas destacou que o governo está empenhado em reverter as medidas norte-americanas. De acordo com ele, decisão de Trump é um “perde-perde” e pode prejudicar as economias de ambos os países.

“Dos 10 produtos que os EUA mais exportam, oito a tarifa é zero, não paga nada. A tarifa média é 2,7%. Temos mais de 4 mil empresas americanas no Brasil, trabalhando, ganhando dinheiro. Neste primeiro semestre, cresceram as exportações nossas para os EUA 4,37%, e dos EUA pra cá 11%, quase três vezes mais”, disse.

➡️ Leia a reportagem completa no metropoles.com

📸 @kebecfotografo/Metrópoles

Nenhum comentário: