NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

18 junho 2025

Rússia alerta EUA sobre apoiar Israel


O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, alertou, nesta quarta-feira (18/6), que a ajuda militar direta dos Estados Unidos a Israel poderia desestabilizar radicalmente os países no Oriente Médio.

Segundo a imprensa internacional, Ryabkov afirmou que a Rússia alerta os Estados Unidos a não fornecer — ou sequer considerar fornecer — esse tipo de assistência a Israel.

O vice-ministro também disse que Moscou estava em contato com Israel e o Irã.

A declaração ocorre em meio aos conflitos entre Israel e Irã, que entram no sexto dia consecutivo, e poucos dias após o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ter se oferecido para mediar a gu3rra entre os dois países no Oriente Médio.

Putin conversou por telefone com o presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohammed bin Zayed Al Nahyan, para discutir as ofensivas entre Israel e Irã. De acordo com o Kremlin, nesta quarta, “ambas as partes expressaram profunda preocupação com a intensificação contínua do conflito”.

“Ressaltaram [na ligação] a necessidade urgente de cessar as hostilidades e intensificar os esforços políticos e diplomáticos voltados à resolução das divergências relacionadas ao programa nuclear iraniano”, informou o Kremlin.

O presidente russo reafirmou que o país está disposto a atuar como mediador para “promover o diálogo entre as partes envolvidas no conflito”.

Israel atacou o Irã pelo sexta dia consecutivo nesta quarta, poucas horas após a ameaça do presidente Trump, por uma “capitulação incondicional” de Teerã. Nesta madrugada, o líder iraniano Ali Khamenei prometeu, no X, “resposta firme ao regime terrorista sionista”, que será “sem piedade”.

Em um comunicado, o Exército israelense afirmou que “mais de 50 aviões” atacaram durante a noite “uma instalação de produção de centrífugas em Teerã”, além de “vários locais de fabricação de armas, incluindo instalações de produção de matérias-primas e componentes usados na montagem de mísseis terra-terra”.

➡️ Leia mais notícias em metropoles.com

📸 Reprodução

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, afirmou, em mensagem televisionada nesta quarta-feira (18/6), que o país “se manterá firme contra uma gu3rra imposta, assim como se manterá firme contra uma paz imposta”.

“E os americanos devem saber que qualquer intervenção militar dos EUA será, sem dúvida, acompanhada de consequências irreparáveis”, alertou o aiatolá.

A declaração é uma resposta ao presidente dos EUA, Donald Trump, que, nessa terça-feira (17/6), disse que só aceitará “rendição incondicional” do Irã. Frisou ainda que sua paciência está “se esgotando” com Khamenei, que, segundo o norte-americano, não será m0rto. “Pelo menos não por enquanto.”

De acordo com a agência estatal Tasnim, o aiatolá iniciou o pronunciamento saudando a reação do povo iraniano e afirmou que o país continuará firme diante da gu3rra imposta.

“Aqueles com sabedoria que conhecem o Irã, seu povo e sua história nunca falam com esta nação na linguagem da ameaça, porque a nação iraniana não se renderá”, continuou o líder supremo iraniano.

Após a transmissão, Khamenei reforçou suas críticas a Trump nas redes sociais.

“O presidente dos EUA nos ameaça. Com sua retórica absurda, ele exige que o povo iraniano se renda a ele. Eles deveriam ameaçar aqueles que têm medo de serem ameaçados. A nação iraniana não se assusta com tais ameaças”, divulgou o líder.

Khamenei elogiou a “postura firme e corajosa da nação iraniana” diante dos ataques israelenses e enfatizou: “A nação iraniana permanece firme diante da guerra imposta, assim como permanecerá firme contra a paz imposta, e que não cederá a qualquer tipo de imposição”.

O aiatolá também afirmou que os indivíduos sábios, que conhecem bem a nação e a história iraniana, jamais se dirigiriam ao Irã com uma linguagem de ameaça, pois é impossível que a nação iraniana se renda. Segundo ele, a agressão israelense é “estúpida e maligna”.

➡️ Leia mais nos stories do @metropoles ou acesse metropoles.com

📸 Reprodução/X

Nenhum comentário: