Nesta terça-feira (21) agricultores de Canguçu estiveram participando de um projeto de pesquisa liderado pela professora Dra. Solange Cristina Garcia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para analisar a exposição dos produtores aos agrotóxicos.
Exames de sangue foram coletados no salão do Sindicato Rural de Canguçu por alunos da faculdade de Farmácia. Também exames de urina foram coletados para análise e células da mucosa na saliva para estudos de possíveis alterações no DNA. O projeto é intitulado "Estudo de Biomarcadores de efeitos através das alterações de proteínas exossomais plasmática e da epigenética em expostos ocupacionais à agentes químicos". O projeto é avaliado pelo CEP-UFRGS
Posteriormente os resultados serão divulgados de forma agrupada, sem exposição dos participantes, que aceitaram colaborar de forma voluntária. Porém, cada participante receberá os resultados individuais no particular em 30 dias.
Nesta terça (21) foram 16 pessoas participando. Esta é a segunda coleta. Na primeira, em 17 de Setembro de 2024 outras 52 pessoas participaram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário