PASTELARIA PAZ

NOVANET

Associação Euducacional e Cultural Canguçuense

Associação Euducacional e Cultural Canguçuense

Vida Plena

Gordices da KÁ

16 julho 2024

BAT BRASIL DISCUTE FUTURO CLIMÁTICO COM PRODUTORES INTEGRADOS

 Evento “Irriga + BAT” reúne mais de 400 participantes em Canguçu

Atenta aos movimentos climáticos previstos para a próxima safra, a BAT, reconhecida como uma das melhores empregadoras do País e maior produtora de tabaco do Brasil, realizou na tarde da última quinta-feira (11), o evento “Irriga + BAT”.

O encontro que aconteceu na sede do Esporte Clube Cruzeiro, em Canguçu, contou com a presença de entidades e autoridades locais, entre elas, do Prefeito de Canguçu, Vinícius Pegoraro e de mais de 400 produtores integrados que puderam acompanhar discussões voltadas às condições climáticas dos próximos meses, quando o fenômeno La Niña deverá se manifestar na região Sul do Brasil.

Segundo o professor da UFPEL, Júlio Quevedo, um dos palestrantes do encontro, o fenômeno La Niña é caracterizado pelo resfriamento das águas do pacífico, trazendo chuvas fortes para o Norte e Nordeste do Brasil e, consequentemente, seca para a região Sul.

A projeção de estiagem nos próximos meses também traz preocupação para o Rio Grande do Sul, assunto abordado por Luis Kopschina e Nadilson Ferreira, da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI). Na oportunidade, o Governo do Estado salientou a importância do programa de irrigação estadual, que promove a implantação e ampliação dos sistemas de irrigação e armazenamento de água, com subsídio ao produtor rural de até R$ 100 mil por projeto.

A partir dos apontamentos trazidos pelos palestrantes, a BAT Brasil também reforçou a importância de seguir as orientações técnicas da Companhia, por meio do programa “Irriga + BAT”, que destaca o sistema de gotejamento em períodos de estiagem. “A irrigação é de extrema importância para alavancar a Produtividade e a Qualidade do Tabaco, proporcionando maior estabilidade, mais rentabilidade e prosperidade aos nossos produtores integrados”, destaca Cleiton Bariviera, Coordenador de Difusão de Tecnologias da BAT Brasil.

A Emater, que também esteve presente no evento, salientou a importância de observar as condições climáticas e seguir as orientações técnicas. Segundo o Gerente Nacional de Produção Agrícola da BAT Brasil, Vando Oliveira, o evento foi considerado um sucesso “Neste evento, reforçamos, mais uma vez, o compromisso da BAT Brasil junto aos produtores integrados do Sul e Extremo Sul do Rio Grande do Sul, em discutir, fomentar e viabilizar a implementação de tecnologias, neste caso de irrigação por gotejamento, que tragam mais produtividade, qualidade, estabilidade e, consequentemente, rentabilidade ao produtor. Este evento foi bastante completo, passando pela previsão climática e suas complexidades, impactos na agricultura do Rio Grande do Sul e na cultura do tabaco causadas pelas anomalias climáticas ao longo dos anos, Programa do Estado do Rio Grande do Sul, para fomentar a implantação de irrigação, benefícios da irrigação por gotejamento na região, tendo a parceria da UFPEL, Secretaria Estadual de Agricultura, EMATER, fornecedores, bancos e BAT, fechando todo o circuito para o benefício do produtor integrado”, ressalta Vando.


Sobre a BAT

A BAT Brasil está há 121 anos no País atuando na produção e comercialização de cigarros. Foi em 1914 que o grupo BAT (British American Tobacco) passou a controlar a empresa familiar, fundada, em 1903, pelo empreendedor Albino Souza Cruz. Já em 1918, a Souza Cruz criou, de forma pioneira, o Sistema Integrado de Produção de Tabaco, modelo que se tornou referência mundial, sendo replicado para outros setores do agronegócio, principalmente para a agricultura familiar.

A partir de 2020, houve a mudança da marca: de Souza Cruz para BAT Brasil. Com a modificação, o Brasil passou a ser o país líder e escritório central para o mercado de Latam South do Grupo BAT, que inclui também Argentina, Chile, Cuba, Paraguai e Peru.

A BAT Brasil está presente em todo o território nacional. São mais de 4.800 municípios atendidos e 155 mil pontos de comercialização diretos espalhados pelo Brasil. A Companhia é reconhecida como uma das melhores empregadoras do País, tendo recebido o prêmio Top Employer por 12 anos consecutivos. Hoje, a empresa possui mais de 4.600 colaboradores no país e gera milhares de empregos diretos e indiretos.

Nenhum comentário: