O Vereador Francisco Romeu da Silva Vilela, o Xico Vilela (PP), foi entrevistado na Rádio Cultura AM na manhã desta terça-feira (03/01/2023) quando apresentou, entre diversas questões, suas justificativas em relação a sua atividade parlamentar e especialmente sobre a votação para a mesa diretora em 2022 quando teria votado em candidato diferente do apresentado por seu partido, o Progressistas (PP).
Xico Vilale se disse injustiçado pela Executiva do Partido, sabendo o quanto estão falando mal dele nas ruas e emissoras de rádio. Ele disse que o partido é campeão em falar mal dos próprios companheiros de sigla. Ele lembrou que o Progressistas perdeu dois vereadores na legislatura passada e enquanto outros partidos querem aumentar bancadas o Progressistas é diferente e diminui as bancadas. Ele disse que até o momento ninguém falou com ele para sair do partido ou expulsá-lo.
Sobre os votos para Presidência da Câmara, Vilela disse que desde 1989 é vereador. Lembrou colegas de Câmara em tempos remotos que grandes nomes como Pedro de Oliveira Luiz (PP) e Hermes Ribeiro (MDB), já falecidos, também votaram uns nos outros e nunca ocorreu problema. Também lembrou situação entre os ex-vereadores Papança (PP) e Wandelin Schimalffus (MDB) e do atual prefeito Vinícius Pegoraro (MDB) recebeu votos para Presidência do PP.
Vilela destacou que o Progressistas esqueceu de dizer o que pretende fazer se um dia fosse administração novamente. Que os integrantes do partido só sabem falar mal dos outros e bater nos impostos. Que não tem respeito por colegas de partido e das pessoas. Ele não citou nomes.
Sobre o episódio recente da votação para eleição da mesa diretora que elegeu Luciano Bertinetti (MDB) com voto do vereador Xico Vilela, ele disse que como o grupo PSB/PTB/MDB havia tido problemas já que o vereador Oraci Teixeira (PSB) disse que não cumpriria o acordo por ter problemas com Luciano, ele disse que falou na bancada Progressista que queria ser presidente os colegas de partido riram dele. Diferente dos vereadores do MDB e PTB que apoiaram esta ideia. Quando o Progressistas, então, decidiu lançar Arion Braga (PP) para Presidência ele já tinha feito um acordo com a oposição. "Vou votar no Luciano porque dei minha palavra", disse.
O apresentador Geraldo Dannenberg questionou se não foi procurado pelo PSB dizendo que não votariam em Luciano Bertinetti (MDB) e que tentaram mobilizar Xico, que não cedeu a pressão. "Eu não vejo ninguém do PP criticarem Arion e Bigico que foram eleitos com voto do MDB", disse. "Tem gente brava comigo que nunca conseguiu nem ser presidente da comunidade de futebol ou religiosa deles", falou, esbravejando. "Essa raiva pessoal tem do MDB eu não sei porque. Eles tem que se preocupar em dizer o que vão fazer", disse sobre o partido.
Xico Vilela foi questionado sobre o clima que teria ficado na bancada. Ele disse que o líder da bancada até então , Ubiratan Rodrigues, teria sido compreensivo. O vereador Dudu teria ficado chateado, o vereador Arion teria ficado bastante chateado. Neste momento foi colocado áudio do vereador Cesar Augusto Madrid que fez duras críticas ao vereador Xico, que ouviu a manifestação atentamente quando ouviu que o que ele fez teria sido uma traição. "Eu prometi para minha família que não íamos tocar na questão Madrid. Porque quem é Madrid? Vereadorzinho Medíocre. Ele tá lá nunca conseguiu ser nada na mesa, de nada. Nunca foi presidente nunca nem de um clube de futebol nem da comunidade onde ele convive . Madrid pra mim é mais um na multidão. Se é pra falar francamente! Quem é Madrid?. O que ele faz na Câmara?. Somente critica os outros. Eu desafio, assistam a reunião da Câmara e vejam o que o Madrid faz em bem da comunidade. Só fica batendo no MDB e principalmente falando mal dos secretários. (...) na verdade o que o Madrid foi a vida inteira? Puxa saco de Prefeito", disse, em forte manifestação. "Um servidorzinho da saúde que fala mal da saúde e quando teve lá não fez", disse. Ainda classificou como ignorante o vereador Madrid. "Os descontentes que se retirem", falou. Ainda completou dizendo que se for expulso não há problema, porque esta é prática rotineira do partido. "tem gente que fala de mim e não paga as conta, eu pago as minhas contas", completou. E ainda lembrou que Madrid teria votado no candidato Vinícius Pegoraro (MDB) para Presidente da Câmara em uma oportunidade sem nenhuma punição.
Xico ainda ironizou o fato de o vereador Madrid dizer que só sairia expulso do partido "Os incomodados que se retirem", disse. Ele classificou como inveja o fato de que ele será presidente em 2024.
Sobre sua vida partidária disse que pretende continuar no Progressistas e já estaria trabalhando abertamente para o pré-candidato a Prefeito Claudinho Quevedo (PP).
Assista entrevista na íntegra:
Nenhum comentário:
Postar um comentário