Um poço artesiano, foi construído há quase dois na Escola Estadual de Ensino Médio Alberto Wienke para atender a comunidade escolar e principalmente os 400 alunos da instituição rural, localizada em Herval, 2° distrito do município de Canguçu. O detalhe é que inacreditavelmente o poço ainda não está funcionando, prejudicando os estudantes que convivem com a frequente falta de água. A conclusão da obra foi durante a gestão do ex-governador Tarso Genro, com o apoio do atual prefeito da cidade Gerson Nunes, ambos do PT. O problema é que fizeram o poço, mas não fizeram a instalação de canos e da bomba para possibilitar o abastecimento da caixa d’agua.
Foto: Rafael Ribeiro
Preocupado com as crianças e jovens da escola, o deputado Pedro Pereira (PSDB) procurou o secretário Estadual de Obras, Gerson Burmann. No encontro, ficou definido que uma equipe da secretaria faria um levantamento para identificar e descobrir o porquê não foi instalada a principal ferramenta para a funcionalidade de um poço, a bomba. Segundo Burmann, identificando a origem do problema, será possível uma solução o mais breve possível. Para Pereira este é mais um exemplo, de irresponsabilidade do governo anterior. “É uma vergonha, pois é inadmissível que se conclua uma obra, sem condições nenhuma para a sua funcionalidade” desabafou.
Segundo o diretor administrativo-financeiro da 5ª Coordenadoria Regional de Educação, Carlos Humberto Marques, a prefeitura já foi procurada e até agora não houve nenhum retorno da gestão municipal. Ainda de acordo com Marques, o valor estimado para a instalação da bomba e encanamento seria de 16 mil reais. Atualmente a instituição escolar está dependendo da generosidade de vizinhos, que estão cedendo água que não passa por nenhum tratamento e análise para a certificação de qualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário