O Prefeito Gérson Nunes (PT) foi entrevistado, na manhã desta quinta-feira (10), no programa "Manhã Especial", da Rádio Liberdade AM, onde falou sobre a escassez de recursos com diminuição dos repasses dos governos Estadual e Federal. Por este motivo uma mobilização ocorrerá no próximo dia 25 de setembro, em diversos municípios, intitulado "Movimento do Bolo" em alusão à pequena fatia destinada às prefeituras na divisão do bolo tributário. Atualmente, 82% das verbas são divididas entre os Estados (25%) e a União (57%). Apenas 18% dos recursos ficam nos cofres municipais.
Um dos pontos que preocupa o gestor é o repasse de recursos para o transporte escolar das escolas do estado. Segundo ele o transporte municipal, que está atrasado, deverá ser colocado em dia ainda este mês pagando Julho e Agosto para as empresas. Porém, como não recebeu recursos da parte do estado irá faltar esta parcela para os empresários. "Colocar em dia o do município e o do estado eu não tenho recurso, não tenho recurso como pagar o do Estado. As empresas estão aguentando. Nós estamos notificando ao Estado com cópia de todos os ofícios das empresas que não vão suportar mais sem receber", disse.
Foto: Augusto Pinz/Reprodução
Nunes fez um comparativo entre a gestão anterior e a atual no estado, e lembrou que logo que assumiu a Prefeitura sofria críticas semelhantes as do governador Sartori (PMDB). Para ele é preciso que o Governador comece a administrar o Executivo Estadual. "Esperamos que o Estado comece a governar. Tem que achar soluções. Muitos me disseram isso no rádio quando eu assumi aqui 'óh o Prefeito ganhou a eleição, se fosse ruim não tinha assumido não tinha disputado agora ele que resolva' a mesma coisa temos que dizer pro Governador (Sartori)", comentou
O Prefeito disse que com Tarso Genro não haviam atrasos com pagamento em dia do transporte e ajuda na área da saúde para o hospital - com R$ 4,5 milhões a fundo perido - enquanto o atual governo só responde que não tem recursos e acena com aumento de impostos. "Eu sinceramente acho que não tem outra solução a não ser a elevação do ICMS", lembrou, diferente do que correligionários do gestor propagaram em redes sociais e deixaram de forma pouco clara no site oficial da Prefeitura, além da própria comunidade que em enquete no site do município pediu que o gestor fosse contrário a medida.
Nunes tranquilizou o funcionalismo dizendo que apesar dos recursos escassos o pagamento do funcionalismo é prioridade e por isso tem feito economia em diversos setores. Gasto com combustível, hora-extra, energia elétrica, turno único, entre outros pontos foram apontados como positivos na redução de gastos.
Ouça entrevista completa do Prefeito abaixo:
Nunes tranquilizou o funcionalismo dizendo que apesar dos recursos escassos o pagamento do funcionalismo é prioridade e por isso tem feito economia em diversos setores. Gasto com combustível, hora-extra, energia elétrica, turno único, entre outros pontos foram apontados como positivos na redução de gastos.
Ouça entrevista completa do Prefeito abaixo:

Nenhum comentário:
Postar um comentário