Mais uma etapa do Curso de Inseminação em Bovinos foi concluída na quarta-feira (12/08), na Estação Terras Baixas da Embrapa, que é uma das realizadoras do evento, juntamente com o Centro de Formação de Agricultores de Canguçu (Cetac) e Emater/RS-Ascar. Desta vez, os participantes realizaram a prova de inseminação, na qual obtiveram 100% de aproveitamento.
A capacitação acontece uma vez por mês, os alunos inscritos passam três dias no Cetac acompanhando aulas sobre sêmen, montagem do aplicador, manejo do botijão, peças do aparelho reprodutor de vacas, entre outros temas. Durante o curso, oito manequins de vacas simulam diferentes aparelhos reprodutores, neles os produtores aprendem o que deverão fazer e testar nos seus próprios animais.
As aulas são a primeira etapa do curso. Somente depois de praticarem em suas propriedades e se sentirem aptos é que os alunos devem retornar para realizar a prova final de inseminação. Aqueles que já concluíram a primeira parte e julgam estar preparados para a conclusão, devem entrar em contato com a doutora Ligia Pegoraro, da Embrapa, para marcar sua avaliação.
Segundo a extensionista da Emater/RS-Ascar e ministrante do curso, Mara Saalfed, é gratificante ver o interesse dos participantes e o retorno que eles obtêm. “Saindo da primeira etapa do curso, os alunos já vão inseminar os próprios animais. Temos o exemplo da produtora Jessica Sievert, de Pelotas, que antes mesmo de fazer a prova, já tinha até terneiro nascidos”, afirma.
As próximas provas do Curso de Inseminação estão previstas para os dias 13 de novembro, 4 de dezembro e 8 de janeiro de 2016.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

Nenhum comentário:
Postar um comentário