NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

02 junho 2015

Secretária esclarece informações sobre transbordo

No dia 29 de maio publicamos informações divulgadas pelo facebook da Câmara Municipal de Canguçu relatando ações do vereador Arion Braga (PP) acompanhando ação junto a central de classificação de resíduos. A Secretária de Planejamento, Meio Ambiente e Urbanismo, Aline Nunes, entrou em contato com o site - nesta terça-feira (02) -  para esclarecer os fatos da postagem, relatando que não é exatamente como informou o vereador.
Na verdade não há mistura de lixo comum e reciclável. As fotos revelam o local onde é feito o transbordo, que foi colocado ali por conta da falta de condições do local anterior. O prédio seria para a coleta, mas como ainda não tem as paredes foi utilizado provisoriamente. O antigo galpão apresentava problemas já em 2014 e a Prefeitura conseguiu autorização da Fpam para utilizar o ponto onde está hoje e a reciclagem ocorre ao lado. Inclusive, é recomendação que tanto o ponto de reciclagem quanto o de triagem fiquem próximos pela logística. Ainda sobre imagens da postagem, onde um container aparece carregado de lixo a secretária revela que aquilo foi um fato atípico porque a empresa que faz a coleta faz a troca dos contêineres diariamente.
Segundo a secretária Aline Nunes a Cooperativa também trabalha, através do convênio, com apoio da Prefeitura. Tanto o convênio com a Cooperativa de Reciclagem quanto um novo pedido de licenciamento da Fepam serão refeitos nos próximo dias para garantir ainda melhores condições.
Fotos: Carine Reis/Prefeitura de Canguçu 




SEMANA DO MEIO AMBIENTE
A partir de quarta-feira (03) será divulgada a programação da "Semana Municipal do Meio Ambiente", com uma série de atividades realizadas pela secretaria.

CASTRAÇÃO DE ANIMAIS
Durante a conversa a secretária de Planejamento, Meio Ambiente e Urbanismo também revelou que a secretaria contará com o serviço de castração de animais de rua. Foi feita licitação e a empresa vencedora foi a clínica veterinária São Francisco. Serão 30 animais castrados por mês que receberão chips e ficarão cadastrados em um banco de dados da secretaria. Também foi contratada uma veterinária que cuidará de animais feridos, uma demanda grande junto a secretaria. Com os dados a secretaria também pretende realizar feiras de adoção dos animais de rua junto a população.

Nenhum comentário: