No dia 29 de maio publicamos informações divulgadas pelo facebook da Câmara Municipal de Canguçu relatando ações do vereador Arion Braga (PP) acompanhando ação junto a central de classificação de resíduos. A Secretária de Planejamento, Meio Ambiente e Urbanismo, Aline Nunes, entrou em contato com o site - nesta terça-feira (02) - para esclarecer os fatos da postagem, relatando que não é exatamente como informou o vereador.
Na verdade não há mistura de lixo comum e reciclável. As fotos revelam o local onde é feito o transbordo, que foi colocado ali por conta da falta de condições do local anterior. O prédio seria para a coleta, mas como ainda não tem as paredes foi utilizado provisoriamente. O antigo galpão apresentava problemas já em 2014 e a Prefeitura conseguiu autorização da Fpam para utilizar o ponto onde está hoje e a reciclagem ocorre ao lado. Inclusive, é recomendação que tanto o ponto de reciclagem quanto o de triagem fiquem próximos pela logística. Ainda sobre imagens da postagem, onde um container aparece carregado de lixo a secretária revela que aquilo foi um fato atípico porque a empresa que faz a coleta faz a troca dos contêineres diariamente.
Segundo a secretária Aline Nunes a Cooperativa também trabalha, através do convênio, com apoio da Prefeitura. Tanto o convênio com a Cooperativa de Reciclagem quanto um novo pedido de licenciamento da Fepam serão refeitos nos próximo dias para garantir ainda melhores condições.
SEMANA DO MEIO AMBIENTE
A partir de quarta-feira (03) será divulgada a programação da "Semana Municipal do Meio Ambiente", com uma série de atividades realizadas pela secretaria.
CASTRAÇÃO DE ANIMAIS
Durante a conversa a secretária de Planejamento, Meio Ambiente e Urbanismo também revelou que a secretaria contará com o serviço de castração de animais de rua. Foi feita licitação e a empresa vencedora foi a clínica veterinária São Francisco. Serão 30 animais castrados por mês que receberão chips e ficarão cadastrados em um banco de dados da secretaria. Também foi contratada uma veterinária que cuidará de animais feridos, uma demanda grande junto a secretaria. Com os dados a secretaria também pretende realizar feiras de adoção dos animais de rua junto a população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário