A cada dia é noticiado um novo crime contra a mulher. Alvos preferidos de assaltantes, principalmente quando estão dirigindo sozinhas, em pontos de ônibus ou transitando em locais ermos, estão culminando para um aumento do índice de violência contra a mulher.
Com a aproximação do Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, e a atenção voltada para todos os assuntos relacionados a prevenção e segurança, principalmente à mulher, o GRUPO GR – atualmente uma das empresas mais consolidadas no setor de segurança privada e terceirização de serviços, com 23 anos de atuação – através do especialista em segurança Samuel Washington elaborou uma lista dicas de prevenção que as mulheres devem ter para se proteger no seu dia a dia.
Com base de pesquisas e ocorrências, as dicas abaixo fazem parte de um extenso trabalho de prevenção que o GRUPO GR realiza.
Dicas de segurança para as mulheres:
Dentro de casa:
- Procure variar seus horários e fazer rotas diferentes para deslocar-se para o trabalho ou escola, e esteja alerta à presença de suspeitos nas imediações de sua casa ou condomínio, nos momentos de sua chegada ou na hora de sua saída.
- Se alguma chave for perdida, troque o segredo da fechadura correspondente.
- Não guarde objetos e valores altos em casa.
- Providencie iluminação para as áreas externas da casa, mas não deixe luzes acesas durante o dia.
- Faça poda periódica em árvores e arbustos para manter a visão de dentro para fora livre, e para que não sirvam de esconderijo.
- Se o interior de algum dos cômodos da casa ou apartamento pode ser visto da rua, mantenha as cortinas ou persianas fechadas.
- Antes de permitir a entrada de prestadores de serviços, como funcionários de empresas de água, luz e telefonia, solicite a identificação do mesmo.
- Caso tenha alguma dúvida sobre quem pode ser, não permita a entrada e ligue para a empresa para confirmar as informações do funcionário.
- Mesmo estando em casa, mantenha sempre as portas trancadas e tenha grades nas janelas, evitando assim ser surpreendida por meliantes.
Fora de casa, ao ir às compras ou bancos:
- Evite ir às compras sozinha e prefira pagar com cheque ou cartão.
- Ao retirar dinheiro do banco, guarde-o com cuidado em local discreto e não o conte em público.
- Saindo do banco, certifique-se de que não está sendo seguida.
- Evite usar joias, relógios, roupas e outros objetos que possam demonstrar ser de valor.
-Evite carregar grandes quantias em dinheiro; se houver necessidade divida o dinheiro em várias partes da roupa, porém, evite bolsos traseiros para carregar carteira ou dinheiro.
- Ao caminhar, mantenha sua bolsa ou pasta à sua frente.
- Procure manter a bolsa ou pasta sempre firme entre o braço e o corpo, com a mão sobre o fecho e posicionada do lado da calçada.
- Ande na calçada em direção contrária ao fluxo dos carros. Assim, não será pega de surpresa.
No transporte público:
- Não espere o ônibus em paradas desertas ou mal iluminadas.
- No transporte público, evite viajar em ônibus ou vagões vazios.
- Em ônibus com poucos passageiros, sente-se próximo ao motorista ou cobrador.
Trânsito:
- Quando caminhar até seu veículo, tenha as chaves na mão, olhe em volta e dentro do carro antes de se aproximar para abri-lo. Entre, trave as portas e saia logo.
- Em hipótese alguma fique parado no interior do carro, principalmente à noite, na porta de casa.
- Se possível, utilize película escurecedora nos vidros para dificultar a visualização de pessoas e objetos no interior do veículo.
Dirija com os vidros fechados, usando o sistema interno de ventilação e portas travadas.
-Não deixe os seus documentos no porta-luvas.
- Evite também deixar à mostra (ou mesmo sob os bancos) embrulhos, pastas e bolsas. O ideal é colocá-los no porta-malas do carro.
- Ao parar nos semáforos, fique atento ao retrovisor de seu carro e mantenha o veículo engatado em 1ª marcha e distante do carro da frente o suficiente para arrancar, em caso de emergência.
- Evite atividades que tirem sua atenção do ambiente ao seu redor quando estiver parado (ex.: maquiar-se, falar ao celular, ler jornal, etc.).
Nenhum comentário:
Postar um comentário