NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

25 fevereiro 2015

Em coletiva Prefeito anuncia fim da enturmação

Rádios Liberdade e Cultura, além do site Canguçu em Foco e da rádio Kerb Fm presentes na coletiva.
Foto: Augusto Pinz

Como anunciamos na terça-feira (24) a mobilização de pais e alunos das escolas que seriam atingidas pela enturmação promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Esportes surtiu o efeito esperado. O Prefeito Gérson Nunes (PT) convocou a imprensa para anunciar que após debater a situação com os pais e alunos a administração decidiu voltar atrás na decisão de reestruturar algumas escolas. "Nós não queremos criar conflito na comunidade", assegurou o prefeito Gérson Nunes. "Então a gente suspende essa reestruturação e vamos pensar outras alternativas para colocar nosso município dentro da lei de responsabilidade fiscal", garantiu.
Nunes lembrou que o município passa por dificuldades para manter o limite de gastos com a folha de pagamento e que desde 2013 tem tomado medidas, algumas não muito populares, para conter despesas. Corte em Cargos em Comissão, diminuição de uma secretaria e redução nas horas extras são alguns dos pontos. E este era o objetivo desta medida na educação: diminuir gastos com contratos emergenciais e profissionais da sala de aula que seriam melhor distribuídos. Agora, como o ano letivo já estava programado sem estas escolas será preciso buscar novos professores e servidores para estes educandários, por isso os alunos terão o início das aulas somente nos próximos dias.
O site Canguçu em Foco foi o único meio eletrônico presente no encontro, mesmo sem convite para coletiva. Para depois não falarem que não disponibilizamos espaços para administração.
Nos próximos dias será definido o calendário de aulas das instituições que teriam a reformulação.

CÂMARA
Gérson Nunes também fez críticas a atuação da Câmara de Vereadores, que em um momento de cortes de gastos no município pretende criar novos cargos em comissão e com isso passaria a ter, inclusive, mais CCs que a própria Prefeitura.
Gérson também disse que precisa da ajuda do Legislativo na aprovação de matérias importantes como a que reestrutura os CCs da Prefeitura e exingue a Secretaria de Desenvolvimento Economico e Cooperativismo. "Mesmo pouca, é uma economia que será gerada e precisamos da aprovação", comenta. Ele também citou a iniciativa popular que irá entrar na Câmara de Vereadores pedindo aprovação da Fumusa (Fundação Municipal da Saúde) que irá reduzir os gastos de profissionais da área na folha de pagamento do município.

AUMENTO SERVIDORES
O Prefeito também citou que a Câmara já aprovou o aumento dos servidores municipais que ficou em 7.6%. Ele lembrou que o aumento já afetará os gastos com pessoal chegando ao limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal. Gérson lembrou que para manter os números em dia somente realizando cortes ou aumentando a receita. Aliás, o que a Prefeitura faz para aumentar a receita?

Nenhum comentário: